Pular para o conteúdo principal

Feijão orgânico supera produção de plantio convencional

Crédito Carlos Antônio dos Santos
Crédito Carlos Antônio dos Santos
A produção de grãos orgânicos, tais como o feijão, visa alcançar um novo nicho de mercado e atender a demanda de consumidores conscientes que valorizam o uso de boas práticas de produção e sistemas de produção sustentáveis,de baixo impacto ao meio ambiente.
Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a produção orgânica nacional vem crescendo mais de 20% ao ano.
Além dos tradicionais feijões do tipo Carioca ou Preto, cultivados sob manejo orgânico, outra possibilidade em ascensão tem sido a produção e comercialização de feijões especiais, que são portadores de tegumento com cores diferenciadas como branco, amarelo, vermelho, creme e com grãos de maior tamanho e/ou formato distintos.
A produção desses produtos diferenciados, atrelado ao cultivo sob manejo orgânico, pode conquistar maior valor agregado e com grande potencialidade para a exportação. Além disso, outro mercado importante de feijão orgânico é o próprio governo via programas como a aquisição de alimentos da agricultura familiar (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), os quais pagam até 30% a mais por alimentos produzidos em sistema orgânico.
Produtividade
Assim como para os demais cultivos orgânicos, nos sistemas de produção do feijão orgânico o uso de cultivares adaptadas, aliado a um manejo adequado, é a chave para o sucesso. Nesse contexto, devem ser consideradas cultivares com grãos de boa aceitação comercial, boa adaptabilidade, rusticidade e portadoras de resistência ou tolerância às principais doenças que ocorrem na região de cultivo.
Diante disso, nos últimos anos diversos estudos têm sido realizados com o objetivo de avaliar cultivares em sistemas orgânicos. Um exemplo são os estudos realizados na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”- USP/ESALQ, por Araújo (2008), com cultivares do grupo Preto e Carioca, que obtiveram resultados muito bons e uma produtividade média de 3.655,42 kg/ha.
Este resultado, quando comparado com o parâmetro de uma boa produção em um sistema convencional (2.500 a 3.500 kg/ha) é muito positivo, mostrando que a produtividade do feijão no sistema orgânico pode ser igual ou superior à obtida em sistema convencional.
Em outro estudo, que foi desenvolvido em Dourados (MS) por Padovan et al. (2007), foram avaliadas 12 cultivares de feijão. As plantas foram adubadas com uma mistura de composto orgânico, termofosfato magnesiano e cinza de lenha, tendo complementação com biofertilizantes. Os rendimentos obtidos chegaram a alcançar 2.651 kg/ha.

Feijão branco, vermelho e creme são opções de feijões especiais - Crédito Shutterstock
Feijão branco, vermelho e creme são opções de feijões especiais – Crédito Shutterstock
Exigências do feijoeiro orgânico
No Brasil, a produção de grãos orgânicos é regulamentada pela Lei Federal nº 10.831 de 23 de dezembro de 2003, que dispõe sobre a agricultura orgânica, e por Instruções Normativas (IN) como a IN 46/2011 e IN 17/2014, do Ministério da Agricultura.
Com isso, a título de exemplo, são proibidos nesse sistema a utilização de fertilizantes sintéticos, de agrotóxicos e sementes transgênicas. No entanto, existem alternativas que podem ser utilizadas, aliadas a práticas preventivas, que viabilizam o correto manejo da fertilidade do solo e de pragas e doenças nos sistemas orgânicos.
O produtor que deseja ingressar nesse segmento deve estar ciente que a legislação brasileira também estabelece um período de transição das áreas de cultivo convencional para o cultivo orgânico, que no caso do feijão e demais culturas anuais é de 12 meses.

Cuidados
Além da escolha de cultivares adaptadas e resistentes a doenças, é importante destacar que o feijoeiro é uma planta exigente em nutrientes, devido ao seu sistema radicular pouco profundo. Os nutrientes mais requeridos pela cultura são o nitrogênio, potássio, cálcio, magnésio, enxofre e fósforo.
É de extrema importância que sejamrealizadas práticas que levam à diversificação do sistema, como o cultivo intercalado de diferentes cultivares, adubação verde, rotação com outras culturas, especialmente gramíneas como a aveia, milho e braquiária, por exemplo; consórcios; práticas que estimulem inimigos naturais, e a escolha adequada da época de semeadura e adubação equilibrada, isso porque plantas bem nutridas são mais tolerantes a pragas e doenças.
O manejo fitossanitário na produção de feijão orgânico deve ser visto de forma sistêmica e considerando as diferentes interações entre as plantas e o ambiente, além do próprio patógeno.
Deve-se, ainda, atentar para o espaçamento, evitando plantios adensados, usar água de qualidade e isenta de contaminação e o manejo correto da irrigação, evitando excessos, períodos prolongados de molhamento foliar e escoamentos superficiais de água.
O uso de biofungicidas, agentes de controle biológico de fungos, também pode ser feito. Hoje os produtos mais conhecidos são à base do fungo antagonista Trichoderma spp., preconizado para o controle de uma série de patógenos de solo como Pythium spp., Rhizoctoniasolani e Fusarium spp., por exemplo, e com resultados positivos.
A produção da cultura pode aumentar ao longo dos anos em função da melhoria nas condições de solo, por meio do fornecimento de adubos orgânicos, utilização de práticas conservacionistas e melhoria nos processos biológicos do sistema.
Ainda, tem-se observado o lançamento e validação de cultivares adaptadas e com potencial para o sistema orgânico, o que pode agregar na obtenção de bons rendimentos.

Carlos Antônio dos Santos
Engenheiro agrônomo e doutorando em Fitotecnia – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Margarida Goréte Ferreira do Carmo
Engenheira agrônoma, doutora em Fitopatologia e professora – UFRRJ
Caio Soares Diniz
Estudante de Agronomia – UFRRJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a