Pular para o conteúdo principal

Produtores de abacaxi apostam em novo modelo de cultivo


Resultado de imagem para abacaxi
Produtores de abacaxi incentivados por bons resultados de pesquisas desenvolvidas por instituições de pesquisa e extensão têm adotado o sistema de plantio em mulching. Estes agricultores têm colhido frutas pesando 300 gramas a mais, além de reduzir o ciclo da cultura em cerca de dois meses e terem todos os benefícios citados anteriormente.
Além disso, quando se emprega mais de uma tecnologia ao sistema de produção os ganhos são ainda maiores. É o que ocorre quando se faz a adubação com nutrientes de liberação lenta, pois, depois de colocado o mulching e realizado o plantio, os tratos culturais são mínimos até a colheita, lembrando que o ciclo do abacaxi é de pelo menos um ano.
Obstáculos
Crédito Ricardo SuzukiApesar das vantagens, muitos produtores têm dificuldade de aplicação e, principalmente, de retirada do material após a colheita. Contudo, estes entraves podem ser minimizados com o auxílio de máquina específica para colocação destes plásticos e observando a qualidade do material adquirido.
Isto se deveao fato de que algumas empresas não oferecem ao mercado produtos adequados normalizados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e em processo conduzido pelo Cobapla e INP (Instituto Nacional do Plástico).
Hoje o plástico deve ser retirado e, preferencialmente, reciclado. Se ele tiver uma qualidade mínima, com espessura adequada e dentro do tempo de vida útil previsto, então será recolhido sem se fragmentar. Existem pesquisas visando tornar o plástico degradável no solo, sem agredir o meio ambiente e sem deixar resíduos.
Atualmente, existe no mercado uma vasta gama de filmes com diferentes características e, muitas vezes, desenhados com maior complexidade para atender as necessidades específicas de determinadas culturas. Entre os tipos de plástico disponíveis no mercado, o polietileno é o mais utilizado no mundo e também na agricultura, divididos em polietileno de baixa densidade (PEBD), linear baixa densidade (PELBDL) e alta densidade (PEAD).
A comercialização de filmes de qualidade ruim, tanto para cobertura de estufas como de solo, denegriu a técnica e manchou por muito tempo a imagem do uso de plásticos na agricultura.
No caso do mulching, a proliferação de filmes processados com material reciclado, além de não conferir ao agricultor os benefícios esperados, dificultou a disseminação de avanços tecnológicos. O esforço para reverter esse quadro fez com que, a partir de 2008, as produções de filmes agrícolas para cobertura de estufas e de solo seguissem o padrão de certificação estabelecido por normas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Custo
Segundo dados da Emater-MG o investimento inicial é de R$ 2.500 por hectare de abacaxi plantado. Apesar de alto, o percentual de perda cai de 30%, no método convencional, para no máximo 5,0%, com a técnica, e o lucro médio com a tecnologia é de 20%.
,Talita de Santana Matos
Elisamara Caldeira do Nascimento
Doutoras em Agronomia – UFRRJ
Glaucio da Cruz Genuncio
Professor de Fruticultura – UFMT
FONTE REVISTA CAMPOS E NEGÓGIOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a