Pular para o conteúdo principal

Trichoderma se mostra eficiente no controle de sclerotínia em folhosas

 Crédito Pixabay
Crédito Pixabay











Trichoderma é um fungo habitante natural do solo que tem a capacidade de se alimentar ou produzir substâncias que inibem o crescimento de diversos patógenos, microrganismos que causam doenças no solo, como FusariumRhizoctonia e Sclerotinia – este último, especialmente em folhosas, como alface e chicória.
O agente de biocontrole ainda gera nutrientes, não deixa resíduos nos alimentos e pode ser utilizado no tratamento de sementes, evitando que doenças atinjam as plantas nesse estágio.
Sclerotiniasclerotiorum é o fungo causador da doença popularmente conhecida como mofo branco. São relatadas mais de 400 espécies vegetais hospedeiras do fungo, entre as quais estão diversos cultivos importantes. Entre as hortaliças, o mofo branco causa sérios danos em tomate, batata, ervilha, repolho, chicória, couve-flor, cenoura, salsinha, alface e cucurbitáceas em geral.
Sintomas
Os sintomas variam em função da idade em que ocorre e do órgão vegetal afetado, podendo causar desde podridões em pré-emergência e tombamentos em plântulas (damping-off) até podridão de colo e raiz e murcha de folhas, chegando a causar necrose total e generalizada dos tecidos, o que leva a perdas significativas na produção dos cultivos afetados.
Em folhosas, como a alface, o ponto de infecção são as folhas mais próximas à superfície do solo. No início do ataque surgem podridões aquosas nos pecíolos, com posterior murcha e morte da folha.
Ocorre a formação de um denso micélio branco cotonoso que cobre os tecidos mais afetados, com posterior formação de escleródios de até 02cm no tecido degradado e sobre o solo. Os escleródios, estruturas de resistência, permitem a sobrevivência do fungo no solo por até oito anos, correspondendo ao inóculo que dará origem às novas infecções nos cultivos seguintes (inóculo inicial).
Condições favoráveis
Os escleródios podem germinar e desenvolver o micélio que infecta os tecidos vegetais na região do colo e raízes. Em condições favoráveis de alta umidade e molhamento foliar aliado a temperaturas amenas, formam-se os chamados apotécios, estruturas de frutificação do fungo onde são produzidos os esporos.
Semelhantes a pequenos cogumelos, emergem do solo e, com a dispersão dos esporos pelo ar, ocorre disseminação da doença na área de cultivo, com a infecção dos tecidos aéreos do hospedeiro.
Os esporos produzidos em um apotécio podem ser carregados por até 100 metros de distância. A faixa de temperatura considerada ótima para o desenvolvimento da doença é de 15 a 20°C, bem como a presença de resíduos orgânicos ao redor das plantas, que favorecem a colonização pelo fungo.
Prejuízos
As perdas causadas pelo ataque de S. sclerotiorum podem chegar a 100%, dependendo da cultura, da quantidade de inóculo inicial e das condições ambientais. Há relatos de perdas de até 50% em repolho, 70% em alface e 80% em salsinha e coentro.
Em alface, os sintomas evoluem mais rápido que a queima da saia, causada por Rhizoctoniasolani, pois o fungo coloniza toda a região basal da planta e causa necrose total do caule e da base das folhas.
Controle
Uma maneira de se controlar esta doença é por meio do manejo biológico com a utilização de fungos pertencentes ao gênero Trichoderma, que trazem diversos benefícios e favorecem o desenvolvimento da alface.
  Como são naturais do solo, os fungos do gênero Trichoderma podem viver saprofiticacmente e são capazes de degradar materiais diversos, bem como lisar a parede celular de outros fungos como a Sclerotinasclerotium e também produzir antibióticos voláteis e não voláteis.
Opções em Trichoderma
No mercado brasileiro há diversos produtos comerciais à base de Trichoderma, com diferentes espécies que podem ter a eficiência diferenciada, porém, poucos indicam na bula a eficiência para a cultura da alface.  Os produtos comerciais estão apresentados nas seguintes formulações: suspensão concentrada, granulado dispersível, pó molhável, concentrado emulsionável, esporos secos e grãos colonizados.
A dose recomendada é de 150 g/ha do produto comercial logo após o transplantio das mudas. O produto comercial está em torno de R$ 380,00/kg. Porém, o produtor deve procurar o produto comercial que traz a eficiência agronômica do Trichoderma para a cultura de folhosas, como a alface.
O custo-benefício é um ponto importante na utilização do controle biológico e umas das primeiras contas que o produtor rural deve fazer é a economia que fará ao planeta, em função da utilização de produtos biológicos.
Para a cultura da alface, o problema é ainda maior, em função dos produtos químicos terem um residual maior quando comparados aos biológicos.
revistacampoenegocios 
Daniela Tiago da Silva Campos
Doutora em Microbiologia do Solo e professora da UFMT/DFF/Laboratório de Microbiologia do Solo
Giovani de Oliveira Arieira
Doutor em Fitopatologista/Nematologista e professor da UFMT/DFF/Laboratório de Fitopatologia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a