Pular para o conteúdo principal

Showtec 2018 oportuniza conhecimentos sobre sistemas sustentáveis, gestão e inovação no agro


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), estará presente no Showtec 2018. Durante o evento, que acontece em Maracaju, 17 a 19 de janeiro de 2018, produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros participantes poderão conhecer detalhes de pesquisas relacionadas aos sistemas sustentáveis de produção, entre outros temas que serão abordados no estande.
Nesta edição, a Fundação MS firmou uma parceria com a Embrapa na realização da programação técnica do evento. Os painéis e palestras vão acontecer no estande da Embrapa, em um auditório com capacidade para 200 pessoas. Além disso, ao longo do evento pesquisadores e analistas da Embrapa estarão no local, à disposição do público para diálogo tecnológico.
Os painéis ocorrerão diariamente no auditório do estande da Embrapa. Ao todo serão realizados sete painéis envolvendo várias instituições do agronegócio e com temas relacionados à sustentabilidade da produção agropecuária, com ênfase no tema Carbono Zero.
Programação - O primeiro painel acontece na quarta-feira, dia 17, com início às 14h, intitulado “Da Porteira para Dentro: Gestão e Inovação no Agro”.
Já na quinta-feira, dia 18, serão realizados três painéis, pela manhã, a partir das 9hs, acorre a primeira parte do painel “Sistemas de Produção em MS - Desafios e Soluções”; às 11hs, tem início o Painel intitulado “Encontro da Pecuária Sustentável”; no período da tarde, das 14h às 16h, haverá a segunda parte do  painel “Sistemas de Produção em MS - Desafios e Soluções” e ao final da quinta-feira, a partir das 17h, será realizado o “Encontro de Mulheres do Agronegócio: Aprendendo a domar os desafios econômicos na atualidade”.
Já na sexta-feira, dia 19, acontece pela manhã, a partir das 8h, o 4º Ciclo de Seminários Agrícolas do Setor Sucroenergético e a tarde, a partir das 14h, será realizado o Encontro de Jovens da Agropecuária. Confira aqui a programação técnica do Showtec 2018.
Vitrine tecnólgica - No campo, os participantes poderão ver as alternativas de arranjos de cultivo que representam a evolução histórica dos sistemas de produção e que gradativamente vêm melhorando a produtividade das lavouras e pastagens, agregando valor à produção, reduzindo a emissão de carbono e aumentando a competitividade do agronegócio brasileiro. “Será uma oportunidade de verificar in loco que a agricultura desenvolvida por meio de sistemas sustentáveis não é poluente, muito pelo contrário, ela contribui com a melhoria e a estabilidade da produtividade, melhorando o solo e reduzindo os riscos a cada safra”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto.
Showtec 2018 - O evento, considerado a vitrine tecnológica do agronegócio sul-mato-grossense, acontece nos dias 17 a 19 de janeiro de 2018, na Estação Experimentação da Fundação MS, em Maracaju (MS). O Showtec 2018 dá destaque ao tema “Carbono Zero”, que se refere às técnicas e tecnologias aplicáveis a agropecuária moderna, que retira o carbono prejudicial da atmosfera e o fixa no solo como componente melhorador das condições físicas e químicas das terras cultivadas.

Realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras), Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O Showtec conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems), Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sicredi, Agrisus, Embrapa, A Granja e Caixa Econômica Federal.


Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP) 
Embrapa Agropecuária Oeste 
 
Telefone: (67) 3416-6884

Postagens mais visitadas deste blog

Como é formado os solos

O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da Terra e é formado a partir da desagregação das rochas.Ela é composta principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, água, ar e organismos vivos de todas as que interagem lentamente ainda constantemente. A maioria das plantas obtem os seus nutrientes do solo elas são a principal fonte de alimento para os seres humanos, animais e pássaros.Portanto, a maioria dos seres vivos na terra dependem do solo para a sua existência. O solo é um recurso valioso que precisa ser cuidadosamente gerido, uma vez que é facilmente degradado.Se entendermos o  solo e controlá-lo corretamente, vamos evitar a destruição de um dos blocos de construção essenciais de nosso meio ambiente e nossa segurança alimentar. Perfil do solo, mostrando as diferentes camadas ou horizontes. O perfil de soloComo solos desenvolveram ao longo do tempo, as camadas (ou horizontes) formam um perfil do solo. A maioria dos perfis de solo é composto por - solo e subs…

Conheça os 5 melhores aplicativos para uso na área Agronômica 2018

1º PlantNet: Um excelente App para identificação de plantas daninhas. https://play.google.com/store/apps
Pl@ntNet é uma aplicação de colecta, anotaçâo e pesquisa de imagens para auxiliar a identificar plantas.Ela integra um sistema de ajuda para a identificação automática de plantas a partir de fotos comparadas com as imagens de um banco de dados botânicos. Os resultados permitem encontrar o nome botânico de uma planta, se esta for suficientemente ilustrada na base de referência. Tanto o número de espécies processadas como o número de imagens utilizadas evoluem com as contribuições neste projeto.A aplicação não permite a identificação de plantas ornamentais ou de horticultura. Funciona ainda melhor se as imagens submetidas focalizarem um órgão ou uma parte bem determinada da planta. As fotos de folhas de árvores sobre um fundo uniforme fornecem os resultados mais relevantes. 2° Pasto Certo O Pasto Certo é um aplicativo para dispositivos móveis que permite o acesso, de forma rápida e integr…

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D 

O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.
      A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result
2-Aplicativo C7 LDFP

O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita:
a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a:     - Inventário de Florestas Plantadas     - Cálc…