Pular para o conteúdo principal

CRISPR – Nova tecnologia de melhoramento genético


Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock
A ferramenta revolucionária de biotecnologia conhecida por CRISPR/Cas é uma técnica de edição do genoma que tem o potencial de promover a inovação, melhorando a qualidade das plantas e dos grãos de soja. “Essa técnica de engenharia genética nos permite uma precisão cirúrgica em nossas ações, com rapidez inigualável e maior economia de recursos”, comemora o pesquisador Alexandre Nepomuceno.
Nos laboratórios da Embrapa Soja, em Londrina (PR), há oito meses a tecnologia CRISPR/Cas está ajudando os pesquisadores a desenhar algumas construções gênicas para angariar características diferenciadas à soja. A cultura está presente em 33 milhões de hectares no Brasil, que é hoje o segundo produtor mundial do grão.
Soja melhorada
Um dos usos da ferramenta CRISPR/Cas vem sendo conduzido pela pesquisadora Liliane Henning, da Embrapa Soja, que pretende melhorar a qualidade das sementes. De acordo com a pesquisadora, o objetivo dessa pesquisa é desativar genes que favoreçam a melhoria em características associadas à qualidade de grãos e de sementes de soja. No caso dos grãos, o foco é a alteração de rotas metabólicas que reduzam a ação dos fatores antinutricionais na soja.
A soja é uma leguminosa que apresenta alto valor nutricional. Em média, possui 38% de proteínas, 20% de lipídios (óleo), 05% de minerais e 34% de carboidratos. Por causa das suas características, a soja passou a ser amplamente utilizada na alimentação humana e animal.
Apesar de suas características benéficas, os grãos contêm alguns fatores antinutricionais que podem diminuir a disponibilidade de nutrientes e a absorção de aminoácidos. “Utilizando a tecnologia CRISPR/Cas para desligar genes dos fatores antinutricionais, como os inibidores de tripsina, por exemplo, podemos aumentar a digestibilidade da soja”, avalia Liliane Henning.
Qualidade do óleo
Também faz parte das ações de pesquisa previstas pela pesquisadora o aumento dos teores de ácidos oleicos na soja. Nesse caso, a ideia é tentar desligar genes, por exemplo, que alteram a rota metabólica do ácido linolênico e aumentar o teor do ácido oleico, que é reduzido na soja. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade do óleo de soja”, diz.
“Com relação às sementes de soja, nosso objetivo será desligar genes que aceleram o processo de deterioração, tanto na pré-colheita quanto durante o armazenamento”, conta.
Tolerância à seca
Alexandre Nepomuceno, pesquisador da Embrapa Soja - Crédito Pedro Crusiol
Alexandre Nepomuceno, pesquisador da Embrapa Soja – Crédito Pedro Crusiol
O pesquisador Alexandre Nepomuneco, da Embrapa Soja, está trabalhando para desativar genes envolvidos no metabolismo do etileno, hormônio vegetal que interfere nos mecanismos de aumento de tolerância à seca. “O gás etileno está envolvido na maturação da soja e quando interferimos nesse metabolismo, podemos ampliar o tempo que a planta suporta períodos de seca”, conta Nepomuceno.
O pesquisador também está tentando desenvolver uma planta de soja não transgênica e que tenha resistência ao herbicida da classe das imidazolinas. “Nossa ideia é lançar mãoda tecnologia CRISPR/Cas para usar os genes ahas da própria soja e não de outra espécie, o que resultaria em uma planta não transgênica”, explica Nepomuceno.
Disponível no mercado desde 2015, a tecnologia Cultivance, que é resistente ao herbicida da classe das imidazolilonas, possui o gene ahas transferido de plantas de Arabidopsis. “Como a característica foi introduzida no genoma da soja via outra espécie vegetal (Arabidopsis), esta é considerada uma soja transgênica”, diz. “Queremos agora ativar o gene ahas que atualmente fica silenciado no genoma soja e assim acelerar um processo que poderia levar muitos anos para acontecer espontaneamente na natureza”, conta.
Ferrugem da soja
A tecnologia pode ainda ser utilizada na Embrapa em pesquisas, cujo foco seja melhorar a resposta da soja aos seus principais patógenos, como, por exemplo, o fungo causador da ferrugem asiática, a mais severa doença da cultura.
Trabalhos conduzidos nesta linha pela pesquisadora Francismar Correa Marcelino, da Embrapa Soja, identificaram genes relacionados à patogenicidade que são expressos pelo patógeno no momento da infecção e transferidos para a soja, que tem como alvo regiões do DNA da planta. “Identificar tais regiões e posteriormente promover alterações pontuais via CRISPR/Cas que impeçam tal ativação ou desligamento de genes da soja pelo patógeno pode contribuir para o desenvolvimento de novas alternativas de controle da doença”, explica a pesquisadora.

http://www.revistacampoenegocios.com.br/crispr-nova-tecnologia-de-melhoramento-genetico/

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a