Pular para o conteúdo principal

Funções do cálcio no solo e nas plantas

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock



















A principal forma de se fornecer cálcio (Ca) para as plantas é pela calagem, isto é, a aplicação de calcário no solo, que também corrige a acidez do solo.O calcário contém carbonato de Ca e de magnésio (Mg) que, ao reagirem com ácidos orgânicos do solo liberam o íon OH, proporcionando correção da acidez. Portanto, a calagem corrige a acidez do solo e fornece Ca e Mg para as plantas.
A correção da acidez proporciona benefícios fundamentais para o bom desenvolvimento da planta. Ao elevar o pH do solo para mais próximo da neutralidade (em torno de  6,5), a calagem aumenta a disponibilidade de nutrientes para as plantas, especialmente de fósforo, que é um elemento muito importante na produção de grãos.
Além desse aspecto, proporciona a redução dos níveis dos elementos tóxicos: alumínio (Al³+) e manganês (Mn).Considerando que os solos brasileiros são originalmente ácidos, sendo que no Cerrado são geralmente arenosos e com presença de alumínio, e normalmente com baixos teores de fósforo, a calagem se torna fundamental para a produção agrícola.
A calagem e o crescimento das plantas
A redução do alumínio tóxico e a maior disponibilidade de nutrientes possibilitamo melhor desenvolvimento do sistema radicular das plantas.Com raízes mais bem desenvolvidas, as plantas absorvem maiores quantidades de nutrientes minerais (N, P, K, Ca, Mg, S e micronutrientes) e água.
Raízes mais profundas são importantes para aumentar a resistência das plantas à ocorrência de veranicos (falta de chuva no desenvolvimento da planta). O equilíbrio nutricional e o bom crescimento da planta são importantes para o bom suprimento do cálcio, pois são as raízes jovens, em crescimento, que absorvem o cálcio.
Por ser o Ca um componente da parede celular (lamela média), as plantas bem supridas com ele normalmente são mais resistentes ao estresse climático (calor, seca) e mais tolerantes às doenças bacterianas.
O método mais utilizado para cálculo da quantidade de calcário a se aplicar é a saturação de bases do solo, representada pelo seu teor em Ca, Mg e K em proporção com a CTC (capacidade de troca de cátions total) de Ca, Mg, K, Al, K.
O cálculo é feito para elevar a saturação de bases do solo (V%) para 60 ou 70%, dependendo da cultura que será implantada, considerando-se, para isso, a mais exigente, como é o caso do milho.
A eficiência do calcário, que é medida pelo seu PRNT (poder relativo de neutralização total) também é utilizada no cálculo da quantidade a ser aplicada. Quanto melhor o grau de moagem e mais elevados os teores de Ca e Mg, melhor será o calcário.
Não faça confusão
Produtores que não foram bem orientados podem confundir calagem com adubação e realizá-la anualmente. Isso pode alcalinizar o solo e provocar deficiência de manganês, tornando-se um problema difícil de ser corrigido.
Por isso, recomenda-se o cálculo da saturação de base, que normalmente é feito com amostras de até 20cm do solo. As quantidades iguais ou superiores a oito toneladas por hectare devem ser fracionadas em duas ou três aplicações, o que pode ser feito anualmente se o solo ainda não estiver bem corrigido.
Se o solo estiver muito ácido, é muito importante fazer a calagem com pelo menos três meses de antecedência ao plantio, pois o calcário não é solúvel em água. Ele reage com os ácidos orgânicos do solo, e por isso leva tempo e depende da umidade (chuva).
Para os produtores que plantam o ano inteiro, anualmente devem-se fazer as correções. Se não der para parar o plantio para fazer a correção, o produtor deve aplicar duas toneladas anuais para colher os benefícios na safra seguinte. Ele pode não ter muito resultado na safra que faz a calagem, mas na safra seguinte terá.
É muito importante, também, que o calcário seja distribuído da forma mais uniforme possível. Se no momento da aplicação estiver ventando muito, a operação deve ser pausada para evitar que o calcário seja arrastado para uma margem da lavoura apenas.
Plantio direto
Incentivamos que o produtor faça plantio direto, o que já acontece em muitas propriedades. Isso possibilita fazer a calagem na superfície.Então, com o parcelamento de duas toneladas por hectare é possível usar as mesmas doses que são calculadas para 20 cm, e com o tempo o calcário reage na subsuperfície. Isso foi verificado inclusive por um pesquisador da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que faz estudos sobre a aplicação de calcário em superfície.
Fazendo a calagem, haverá mais respostas do fósforo, o que gerará mais produção de matéria seca como cobertura no solo para plantio direto e proporcionará mais matéria orgânica no solo, alémde maior capacidade de reter água e nutrientes. Então, será construída uma fertilidade no solo que originalmente era arenoso, ácido ou com muito alumínio.
Lembrando que o retorno financeiro coma calagem é garantido.O custo do calcário sem o frete é de R$ 32,00/ton, sendo o frete o que encarece a operação.Se o produtor estiver perto de uma jazida, portanto, conseguirá melhor preço.
A calagem e o manejo adequado do solo proporcionam a reconstrução do perfil no Cerrado, bem como a recuperação de áreas degradadas. Se todas as áreas fizessem isso, poderíamos aumentar expressivamente a produção agrícola, sem precisar abrir áreas novas.
revista campos e negócios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a