Pular para o conteúdo principal

Minas Gerais potencializa produção de uvas para sucos e vinhos finos

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock
A plantação de uvas finas para a produção de vinhos em Minas Gerais começou tímida. Hoje, agricultores já estão conseguindo bons rendimentos com o cultivo, que complementa os ganhos das atividades tradicionais. Com a dupla poda foi possível passar a colheita das videiras para o inverno e as variedades syrah e sauvignon blanc se adaptaram bem ao solo mineiro. O potencial do Estado já atraiu até o interesse de japoneses, que firmaram parceria com a Secretaria da Agricultura de Minas Gerais.
O sucesso começa pela escolha correta da variedade de videira de acordo com o destino de produção e região de cultivo, continua com o emprego de material genético sadio, opção correta do local de cultivo usando, de preferência,glebas bem expostas ao sol, com solos profundos e bem drenados, e com topografia que permita as operações de cultivo mecanizado.
Minas Gerais iniciou na produção comercial de vinhos finos recentemente, e os primeiros vinhedos foram instalados em Três Corações a partir do ano de 2001. Atualmente, vários municípios do Sul de Minas Gerais cultivam variedades de uvas europeias para a produção de vinhos finos.
A área aproximada é de 150 hectares, com tendência de forte expansão nos próximos anos. A produtividade média desses vinhedos situa-se entre seis e oito toneladas por hectare/ano.
Variedades
Entre as cultivares de uvas finas produzidas em Minas Gerais estão, principalmente, Syrah para tintos e Sauvignon blanc para brancos. Há, também,vinhedos de Viognier, Petit Verdot, Cabernet sauvignon, Cabernet franc e Merlot.
Ao mesmo tempo, a Epamig desenvolve projetos de pesquisa em parceria com a Casa Geral, em Andradas, introduzindo novas cultivares, como Touriga nacional, Mourvedre, Grenache, entre outras.
A principal característica dos vinhedos de Minas Gerais é o cultivo com a técnica da dupla poda, que permite alterar o ciclo da videira para colheita no inverno, época em que as condições climáticas regionais permitem a colheita de uvas com excelente estado de maturação e sanidade.
As condições de dias ensolarados, com noites frescas em solo seco permitem concentração de açúcares e boa maturação fenólica, garantindo, ao mesmo tempo, uma acidez em equilíbrio que contribui muito para a qualidade final do vinho.
Uvas finas são aquelas obtidas por variedades da espécie Vitisvinifera, tais como Syrah, Sauvignon blanc, Merlot, Cabernet sauvignon, Chardonnay, etc. São uvas originárias do continente europeu, delicadas no cultivo, mas que apresentam características organolépticas desejáveis para produção de vinhos finos de qualidade;
A produção de uvas no inverno permite um expressivo ganho de qualidade, originando vinhos mais encorpados e com melhor valor de mercado. O custo deste vinhedo é mais elevado em relação aos convencionais unicamente em razão de uma segunda poda e dos tratos culturais de manejo em dois ciclos.
Este custo pode alcançar de 40 a 50% acima do custo normal, mas é largamente justificável pela qualidade que se obtémna maturação das uvas e qualidade do produto final.
Trata-se de um novo polo de produção de vinhos finos no Brasil, que encontra grandes possibilidades de evolução e expansão da área cultivada. As fronteiras agrícolas para expansão deste cultivo são imensas, se considerarmos as áreas de vocação dos Estados de MG, SP, RJ, além dos Estados do Centro-Oeste e Nordeste.

FONTE: REVISTA CAMPOS E NEGÓCIOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a