Pular para o conteúdo principal

PESQUISA: Pisoteio do gado e a compactação do solo

ARTIGO TRADUZIDO 
Faz sentido que uma vaca Angus de 1,200 libras colocaria bastante pressão no solo sobre o qual ela anda. Mas um estudo novo mostra que mesmo estes animais pesados ​​não podem fazer muito para compactar solos comuns - se forem pastados responsàvel.
Pastoreio de gado em resíduo de milho
Os pesquisadores descobriram que os resíduos de milho de pastejo poderia realmente melhorar certas propriedades do solo e é preferível ao enfardamento. Crédito da foto Mary Drewnoski.
O estudo é único em seu período de 16 anos. Os pesquisadores queriam saber se pastar o gado no restolho de milho deixado no campo no outono e na primavera afetaria significativamente a qualidade do solo. Foi estabelecido em 1997 por Terry Klopfenstein, professor no departamento da ciência animal na universidade de Nebraska-Lincoln. Humberto Blanco, cientista do solo e professor associado no departamento de Agronomia e Horticultura, liderou a pesquisa do solo para avaliar o impacto a longo prazo.

"Estávamos olhando para os serviços do ecossistema do solo", disse Blanco. Os serviços ecossistêmicos são indicadores de solo saudável. Inclui a compactação do solo e as propriedades estruturais do solo, bem como a estrutura da comunidade microbiana. Os pesquisadores compararam essas propriedades com os rendimentos de milho e soja para avaliar se quaisquer alterações nas propriedades do solo afetaram os resultados da cultura.
"Nós não vimos nenhum efeito negativo de resíduos de pastejo em propriedades do solo, exceto a compactação", disse Blanco. "A compactação aumentou com o pastejo como esperado, mas não foi alta o suficiente para reduzir os rendimentos. O nível de compactação era muito pequeno para afetar negativamente o rendimento de milho ou soja. "
Esta é uma boa notícia, disse Blanco, especialmente porque a equipe realizou um "pior cenário" em sua condição de primavera com gado mais do que o habitual no campo.
Os pesquisadores estocaram o gado em campos de milho após a colheita no outono e na primavera antes do plantio. Estes campos são plantados sem lavra a cada ano, de modo a estrutura do solo não é perturbado. Os pesquisadores descobriram que a compactação do solo era apenas ligeira. A compactação foi ligeira, mesmo com mais gado do que o que os especialistas recomendariam em solo de mola molhada. Outono e inverno pastando, quando o chão estava congelado, não compactar solo.
"A hipótese no início era que provavelmente íamos ver efeitos negativos sobre as propriedades do solo devido ao pastoreio", explicou Blanco. "Mas nossos dados não mostraram isso. Não vimos muitos efeitos negativos. "
Novilhas pastando em resíduo de milho
Novilhas pastar resíduo de milho em uma Universidade de Nebraska-Lincoln site de pesquisa. Os pesquisadores descobriram que o pastoreio de resíduos a longo prazo tem pequenos efeitos na compactação do solo e não leva a perdas de rendimento das culturas. Crédito da foto Mary Drewnoski.
Blanco disse que parece pastar o gado em resíduos de milho no campo poderia ter um impacto ligeiramente positivo na qualidade do solo, como a estrutura da comunidade microbiana do solo. Isso porque o pastoreio deixa mais resíduos no solo do que limpar o campo com máquinas e adiciona adubo rico em nutrientes e micróbios aos campos. Ele disse que estudos futuros deveriam analisar isso mais de perto.

Há uma ressalva. A equipe mediu muito pouca compactação nos campos pastoreados como um todo. Mas a compactação poderia ser mais severa - e potencialmente prejudicial aos rendimentos - em torno de áreas de tráfego pesado, como tanques de água de gado. No entanto, essas áreas são relativamente pequenas.
Blanco disse que os produtores que estão interessados ​​em pastar resíduos de milho durante a entressafra devem consultar com consultores locais ou especialistas em extensão. Esses especialistas devem ser capazes de ajudar os produtores a identificar os horários adequados eo tamanho do rebanho para o pastejo.
"Se um produtor está seguindo as recomendações apropriadas e ele não coloca animais no campo quando o solo está molhado, é improvável que haja impactos negativos", disse Blanco. Blanco e colegas estão atualmente avaliando os impactos de pastagens em solos e culturas em diferentes tipos de solo em Nebraska.
O estudo considerou especificamente um campo irrigado sob uma rotação de plantio direto de soja em Nebraska após 16 anos de pastejo. Os campos tinham solo argiloso, comum no Centro-Oeste. A duração do estudo torna a primeira experiência de longo prazo do seu tipo para medir os efeitos dos resíduos de pastejo de gado em vários aspectos da saúde do solo.
Leia mais em Soil Science Society of America Journal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a