Pular para o conteúdo principal

Embrapa Agropecuária Oeste e Agraer presentes na Dinapec 2017


Proporcionar aos produtores, envolvidos com a bovinocultura de leite, uma oportunidade para conhecer as tecnologias e as práticas de manejo que podem ser adotadas para viabilizar o fortalecimento da atividade e a adequação às novas exigências legislativas e do mercado é o objetivo da Embrapa Agropecuária Oeste e Agraer. Novamente, as instituições estão unindo forças para levar aos participantes da Dinapec 2017, que acontece em Campo Grande de 8 a 10 de março, as melhores soluções em bovinocultura de leite, adequadas a realidade de Mato Grosso do Sul.

Um roteiro de visitas, será realizado, durante o evento, onde serão demonstradas as alternativas de cultivo, manejo, produção e oferta de forragens para o gado leiteiro, adaptáveis a todas as condições de tamanho e raça do rebanho, tipo de solo, capacidade de investimento e localização da propriedade, além de estratégias simples de manejo e condução dos animais para incrementar a produção e a qualidade do leite.

“A atividade leiteira é caracterizada por envolver conhecimentos extremamente diversificados, relacionados ao ambiente, genética, manejo, entre outros. Cada um desses fatores demanda atenção especial para que possa contribuir com o equilíbrio, proporcionando bons índices zootécnicos e econômicos aos produtores, possibilitando a conquista da sustentabilidade na bovinocultura de leite”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Claudio Lazzarotto.

"A bovinocultura de leite é a principal atividade de pequenos produtores que vivem nos mais de 200 assentamentos rurais de MS. Entretanto as médias de produtividade e a qualidade do leite atualmente produzido ainda podem melhorar significativamente. As soluções tecnológicas que serão apresentadas na Dinapec, numa feliz parceria entre a Embrapa Agropecuária Oeste, a Embrapa Gado de Leite e a Agraer visam propiciar a melhoria dos índices zootécnicos da atividades, atribuindo maior sustentabilidade à produção e consequente geração de renda ao produtor”, explica o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus.

"A Dinapec consolida a saudável parceria entre a Embrapa e a Agraer. Todo o planejamento das atividades do evento foi feita de forma integrada, em conjunto com a equipe técnica de ambas as instituições. Estamos trabalhando juntos em prol do fortalecimento da cadeia produtiva do leite no Estado", explica o Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, Auro Akio Otsubo.

Para o Diretor Presidente da Agraer, Enelvo Felini, a participação na Dinapec em parceria com a Embrapa tem um significado especial. “Esse evento é muito importante, pois podemos levar ao campo os resultados das qualificadas pesquisas desenvolvidas pela Embrapa. Contamos com mais de 250 profissionais nos campos de MS e queremos cada vez mais fortalecer essas parceria”, disse ele. Segundo ele, o governado do Estado, Reinaldo Azambuja e o Secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Medes Lamas, apoiam a parceria da Agraer com a Embrapa e orientam para que a parceria se fortaleça ainda mais. “Gosto de participar pessoalmente da Dinapec, pois considero uma oportunidade importante de estar junto com os produtores e com a equipe da Agraer e da Embrapa”, finalizou ele.

Oficinas – A assistente da Gerência de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento da Agraer, Gisele Alves Farias, responsável pela organização das atividades que acontecerão nas oficinas explica que o planejamento das atividades que acontecerão durante a Dinapec foi feito com o objetivo de apresentar alternativas relacionadas ao manejo alimentar de qualidade para os bovinos, além de incentivar a adoção dos sistemas integrados de produção e proporcionar a sensibilização dos produtores sobre a necessidade de profissionalização, uso de novas tecnologias, entre outros. “Esperamos que os produtores que nos visitarem possam compreender que o sucesso da bovinocultura de leite passa pela adoção de um pacote tecnológico (ambiente, genética e manejo), com uma visão equilibrada de todo o sistema produtivo”, salienta.

Uma das oficinas intitulada “Pastagens: alternativas, reforma ou renovação” vai apresentar várias situações em que serão demonstradas, desde a utilização da Brachiaria decumbens (mais rústica), até opções como a adoção do consórcio de milho com braquiárias e panicuns, objetivando produção de grãos ou silagem, e pasto para o inverno.

Uma outra oficina vai apresentar alternativas de alimentação adequada do rebanho, inclusive na seca. Nessa oficina, o produtor vai conhecer variedades de cana-de-açúcar e de capins para corte que fazem parte de uma coleção de alternativas para alimentação do gado durante o ano. Essas opções podem ser oferecidas tanto na forma de forragem conservada (feno e silagem) quanto no cocho. 

Já numa outra oficina sobre Manejo do pastejo rotacionado será demonstrado o momento correto de entrada e saída dos animais do piquete, como uma estratégia para maximizar a rebrota do capim e diminuir o período de descanso da área.

Uma quarta oficina “Muitos serão excluídos da produção de leite. E você?”, pretende demonstrar e debater providências que devem ser tomadas pelos produtores para assegurarem a qualidade e a quantidade de leite exigidas pelo mercado, condições indispensáveis para continuarem na atividade leiteira.

Finalmente, numa outra oficina serão discutidas as formas adequadas de condução e manejo do rebanho, desde o nascimento das bezerras até a fase de lactação, visando o aumento da produtividade e qualidade do leite. Essa oficina é chamada de “Reflexos do manejo do rebanho na produção e qualidade do leite”.

Dinapec - A Dinapec 2017 tem a participação das Unidades da Embrapa - Pecuária Sudeste, Caprinos e Ovinos, Gado de Leite, Agropecuária Oeste e Pantanal, além de instituições como a Associação para o fomento à pesquisa de melhoramento de forrageiras (Unipasto), as Fundações MS e Chapadão, a Agência Estadual de Defesa Sanitária e Vegetal (Iagro/MS) e a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de MS (Agraer).
Serviço:

Dinâmica Agropecuária - Dinapec

Data: 8 e 10 de março de 2017

Local: Embrapa Gado de Corte, Campo Grande/MS (avenida Rádio Maia, 830, zona rural)

Informações: Informações: (67) 3368-2141 e www.embrapa.br/gado-de- corte



Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)

Embrapa Agropecuária Oeste

agropecuaria-oeste.imprensa@embrapa.br

Telefone: (67) 3416-6884

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a