Pular para o conteúdo principal

Artigo: EFEITO DE CALCÁRIO E GESSO NA CTC E SATURAÇÃO DE BASES DE SOLO SOB CULTIVO DE EUCALIPTO

Resultado de imagem para eucalipto

Priscylla Pfleger, Paulo Cezar Cassol, Márcia Aparecida Simonete, Camila Adaime Gabriel, Letícia Moro Universidade do Estado de Santa Catarina, Doutoranda em Ciência do Solo, Lages - SC, cyllapfleger@hotmail.com.

 Palavras-chave: atributos químicos do solo; acidez do solo; Cambissolo. 

O Brasil possui uma vasta área composta por florestas naturais e reflorestamentos. Milhões de hectares são de reflorestamentos com o gênero Eucalyptus. Várias espécies são utilizadas para produção com diversas finalidades. A produção brasileira tem se destacado a nível mundial, principalmente pelo alto rendimento e competitividade de custos de produção (GUIMARÃES et al., 2015). 
No Sul do Brasil, estes plantios se dão em solos ácidos onde o pH está abaixo de 5,5, com baixa capacidade de troca de cátions e baixa saturação por bases, o que compromete o desenvolvimento das culturas pela pouca disponibilidade nutricional e presença do Al3+. Apesar do eucalipto resistir a tais condições restritivas, o que favoreceu para que grande parte dos plantios dessa espécie fosse realizada sem calagem (GUIMARÃES et al., 2015), pouco se sabe sobre seu comportamento após aplicação de produtos de correção e complemento nutricional, e alterações que pode promover no solo sob estas condições. Poucos estudos buscam aprimorar a recomendação atual de adubação e calagem para esses cultivos na região, mesmo com a expansão da eucaliptocultura na região Sul (GUIMARÃES et al., 2015). 
Com isto, o presente trabalho objetivou avaliar atributos químicos do solo (a capacidade de troca de cátions e saturação por bases) sob cultivo de eucalipto em diferentes doses de calcário e gesso agrícola. O experimento foi implantado em casa de vegetação no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) localizado na cidade de Lages no Planalto Serrano e foi conduzido por um período de 3 meses. O solo utilizado foi CAMBISSOLO HÚMICO Alumínico. O mesmo foi destorroado, seco em temperatura ambiente e peneirado em malha de 2 mm. Foram estipuladas quatro doses de calcário (0; 3; 6 e 12 t ha-1) e quatro de gesso agrícola (0; 6,3; 12,6 e 25,2 t ha-1) a serem estudados, de acordo com recomendação para elevação do pH a 5,5. As espécies clonais de eucalipto avaliadas são Eucalyptus benthamii e Eucalyptus dunnii. O delineamento experimental utilizado foi de blocos inteiramente casualizados. O calcário e gesso foram incorporados no solo em esquema fatorial completo num total de 16 tratamentos em três blocos. 
Adubações químicas com solução NPK e micronutrientes (Cu, Zn e Bo) foram realizadas a fim de isolar efeito de deficiência por estes nutrientes. Foram realizadas medições de altura e diâmetro de cada planta imediatamente após o plantio das mudas nos vasos e posteriormente a cada duas semanas. Após o período do experimento foram realizadas coletas de todas as folhas, caules e raízes, e amostras de solo de cada vaso, para análises onde determinou-se a CTC a pH 7 e a saturação de bases através de método descrito por Tedesco et al. (1995). Os dados foram submetidos à análise de variância (ANOVA) com auxílio do software Statistical Analysis System – SAS 9.2. As médias foram comparadas por meio do teste de Tukey a 5 % de significância. Os resultados de CTC a pH 7 e saturação de bases foram submetidos à análise de variância e foram significativos ao nível de 5 % de significância. A capacidade de troca de cátions e saturação de bases responderam positivamente com o aumento da dose aplicada de cada produto. 
A CTC a pH 7 apresentou aumento com valores de 23,05, 23,17, 23,69 e 24,33 cmolc dm-3 nas doses 0, 3, 6 e 12 t ha-1 de calcário, respectivamente, e valores de 15,91, 20,88, 25,11 e 32,35 cmolc dm-3 nas doses 0, 6,3, 12,6 e 25,2 t ha-1 de gesso agrícola, respectivamente. Já a saturação de bases elevou-se de 32,2 % na dose 0 t ha-1 de calcário para 47,2 %, 60,2 % e 77,7 % com as doses 3, 6 e 12 t ha-1, respectivamente. Dentro do fator gesso agrícola os valores foram crescentes desde 35,6 % na dose 0 t ha-1 de gesso para 52,2 %, 60 % e 69,4 % nas doses 6,3, 12,6 e 25,2 t ha-1. Medeiros et al. (2013) em experimento com doses de resíduo alcalino e calcário encontraram resultados positivos de CTC efetiva e saturação de bases com o aumento das doses aplicadas. Abreu Jr. et al. (2001) compararam tratamentos envolvendo presença e ausência de calagem e adubo mineral com presença de composto de lixo urbano em diferentes tipos de solo e encontraram resultados que corroboram com o presente trabalho em relação a aplicação de calcário. Após aplicação de calcário e gesso agrícola, Zandoná et al. (2015) observaram aumento da CTC na camada superficial de um LATOSSOLO VERMELHO. O aumento da CTC é importante para a fertilidade do solo, pois permite reter maior quantidade de cátions como Ca2+, Mg2+ e K+ nos colóides, importantes para o desenvolvimento das plantas. Acima de pH 6,0 do solo, a concentração de íons HCO3- atinge teores significativos que podem arrastar consigo cátions para as camadas mais profundas no perfil do solo. Quando lixiviados, os íons HCO3- entram em novo equilíbrio devido a redução do pH, que ocorre normalmente com o aumento da profundidade. Assim estes íons consomem H+ gerando cargas na CTC do solo podendo o cátion acompanhante permanecer adsorvido (MARTINS et al., 2002). E para Guimarães et al. (2015), a saturação de bases foi um de três dos atributos químicos do solo que mais limitou o crescimento das plantas no experimento, onde o nível crítico médio estimado de saturação por bases para promover 80 % de rendimento relativo das plantas foi de 8 %. 
A calagem e gessagem aumentaram a CTC a pH 7 e saturação por bases com o aumento da dose aplicada em solo sob plantio de eucalipto. As doses de 6 t ha-1 de calcário e 12,6 t ha-1 de gesso agrícola, correspondentes a 50 % do recomendado, elevaram a saturação de bases próximo ao ideal para a cultura (65 %), e as doses cheias (100 %) superaram os 65 % esperados.

Fonte XX REUNIÃO BRASILEIRA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a