Pular para o conteúdo principal

Enfezamentos pálido vermelho em milho

Fotos DuPont Pioneer
Fotos DuPont Pioneer
O complexo de enfezamento pode ocorrer em 100% das plantas de uma lavoura de milho, causando até a perda total da produção, dependendo do ambiente e do nível de resistência do hospedeiro.
A incidência dos enfezamentos tem aumentado muito, principalmente em função da permanência de plantas de milho no campo por quase todo o ano, aliada às condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento da doença, sobrevivência e multiplicação do inseto-vetor.
Sintomas
Os sintomas típicos dos enfezamentos são o avermelhamento ou amarelecimento generalizado das plantas e estrias esbranquiçadas, geralmente associadas a outros, que vão depender muito de algumas características genéticas e ambientais.
Plantas infectadas podem apresentar proliferação de espigas, espigas deformadas, perfilhamento na base ou axilas foliares, encurtamento de internódios, principalmente acima da espiga, grãos pequenos e frouxos, morte precoce, quebra de colmos, má formação de palha nas espigas (palhas curtas, finas e rasgadas), emissão de inúmeras raízes finas e colonização de palhas, bainhas e colmos por fungos oportunistas.
Estes sintomas podem variar dependendo do nível de resistência do genótipo, da idade das plantas ao serem infectadas e das condições ambientais, principalmente temperatura e umidade.

Cigarrinhas (DaubulusMaidis) no cartucho de plantas de milho - Fotos DuPont Pioneer
Cigarrinhas (DaubulusMaidis) no cartucho de plantas de milho – Fotos DuPont Pioneer
Causas e consequências
 Os enfezamentos de milho são causados por espiroplasmas e fitoplasmas (classe mollicutes), que infectam o floema das plantas. O enfezamento pálido ou CornStuntSpiroplasma se caracteriza por estrias cloróticas claras da base para o ápice das folhas e o enfezameto vermelho, ou MaizeBushyStuntPhytoplasma, se caracteriza principalmente pelo avermelhamento das folhas e proliferação de espigas. Porém, os sintomas podem ser confundidos ou acontecerem ao mesmo tempo nas plantas devido à presença simultânea de ambos.
Os mollicutes são transmitidos por um vetor (cigarrinha) denominado Daubulusmaidis. A cigarrinha D. maidis, ao se alimentar da seiva da planta de milho infectada, adquire o fitoplasma ou espiroplasma. Após um período latente de três a quatro semanas (dependendo muito da temperatura ambiente), ela passa a transmitir os mollicutes de forma persistente (pelo resto da vida) a outras plantas.
A coincidência entre o final do ciclo de lavouras infectadas com o início do ciclo de novas lavouras faz com que os insetos vetores migrem para as plantas jovens, disseminando a doença.
Sintomas de enfezamento vermelho - Fotos DuPont Pioneer
Sintomas de enfezamento vermelho – Fotos DuPont Pioneer
Alerta
Como comentado anteriormente, a biologia da Daubulusmaidisé muito afetada pelo ambiente, pincipalmente pela temperatura, sendo que abaixo de 20ºC, aproximadamente, os ovos permanecem viáveis, mas sem desenvolvimento embrionário e, portanto, sem eclosão de ninfas.
 As ninfas passam por cincoinstares e para completar estas fases levam cerca de 20 dias a 26ºC, podendo levar mais tempo em temperaturas mais baixas, como também podem passar por menos instares, em temperaturas mais elevadas, e atingir a fase adulta mais rápido.
A longevidade dos adultos é de cerca de 50 dias. O período de incubação do espiroplasma em Daubulusmaidis varia de 16 a 30 dias, e os sintomas das plantas infectadas aparecem após quatro a sete semanas (Waquilet al. 2003). A população do inseto cresce muito durante o verão, atingindo seu ápice em meados do mês de março, dependendo da presença contínua do hospedeiro no campo e da região.
Planta de milho com sintomas de enfezamento pálido - Fotos DuPont Pioneer
Planta de milho com sintomas de enfezamento pálido – Fotos DuPont Pioneer
Controle
O controle do vetor pode ser realizado por alguns inseticidas em tratamento de sementes ou pulverização, entretanto, se existirem focos de infestação próximos, novas populações estarão migrando para a nova lavoura diariamente, sendo necessário um monitoramento frequente e a realização de repetidas pulverizações, inclusive, se possível, na lavoura mais velha de onde possa estar originando os insetos infectados.
Devido ao difícil controle químico, tanto dos insetos vetores como dos mollicutes, a opção é o uso de um manejo integrado do inseto e da doença. Neste manejo estão inclusas operações em que se deve considerar a multiplicação e o desenvolvimento tanto do inseto vetor como do fitoplasma ou espiroplasma.
As principais medidas para este manejo são: o uso de cultivares resistentes, tratamento de sementes com inseticidas indicados, adequação da época de plantio, evitar plantios consecutivos e eliminar plantas voluntárias no campo que possam servir de hospedeiras, além do controle químico das cigarrinhas (adultos e ninfas) por meio de pulverizações.
Lavoura de milho com sintomas de enfezamentos - Fotos DuPont Pioneer
Lavoura de milho com sintomas de enfezamentos – Fotos DuPont Pioneer
Lavoura de milho com sintomas de enfezamentos - Fotos DuPont Pioneer
Lavoura de milho com sintomas de enfezamentos – Fotos DuPont Pioneer
Dependendo da finalidade da lavoura, é possível a utilização de armadilhas para ajudar a diminuir a população do inseto. É muito importante a combinação de diferentes híbridos para minimizar possíveis prejuízos causados pela doença e evitar a adaptação dos insetos e do patógeno a um genótipo específico.
Dúvidas sobre os enfezamentos e medidas de controle? Compartilhe conosco a sua experiência e os seus questionamentos sobre o assunto.
Desenvolvimento de fungos em espigas de plantas com enfezamento - Fotos DuPont Pioneer
Desenvolvimento de fungos em espigas de plantas com enfezamento – Fotos DuPont Pioneer

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a