Pular para o conteúdo principal

Aprenda como Fazer Adubo Orgânico: Composto Orgânico, Bokashi e Adubo Líquido

Como Fazer Bokashi

O Adubo Orgânico é o “suplemento” que fornece os nutrientes fundamentais para o seu crescimento, sendo  produzido a base de produtos orgânicos e com a utilização mínima ou de nenhum produto químico, reguardando o solo dos prejuízos causados por esse produtos, pois leva em conta a sua utilização para futuras produções, prejudicando ao mínimo a sua qualidade e produtividade.
Para que o alimento orgânico seja saudável, é fundamental que o produtor se preocupe com um de seus principais meios de intoxicação: a adubação.
Com o aumento da população e a consequente necessidade de se produzir em alta escala, deu-se inicio ao uso de adubos e fertilizantes sintéticos, que são alterados quimicamente para auxiliar o crescimento da planta, sem, necessariamente, se importar com as consequentes alterações químicas no alimento final e, muito menos  nas consequências ecológicas causadas pela utilização desses adubos químicos.
Logo, para produzir um alimento orgânico de qualidade, livre de qualquer intervenção ou alteração química, é indispensável utilização de adubos orgânicos em sua produção. A adubação orgânica é um processo que vem sendo adaptado desde o início da agricultura, buscando oferecer à planta aquilo que lhe falta, sem prejudicar seu crescimento ou danificar o solo em que essa se encontra.
Para fins didáticos, vou dividir os adubos orgânicos em dois tipos: os “adubos simples” e os “adubos complexos”. Separei aqui as informações mais relevantes sobre os principais adubos orgânicos simples: entre eles estão o esterco, usado em grande parte das plantações, o estrume, o húmus de minhoca, o carvão, a farinha de ossos, a torta de mamona, o pó de rocha e a compostagem comum (fria e quente), entre outros. Também irei explicar o que é, para que serve e como fazer alguns “adubos complexos”, como o Composto Orgânico; o Bokashi, adubo de origem japonesa que vem ganhando espaço no Brasil tanto em sua forma anaeróbica quanto aeróbica; e o Adubo Líquido.


Composto Orgânico 

O composto orgânico é uma forma de compostagem que pode ser realizada em pequenas propriedades, funcionando como uma alternativa aos produtores que buscam eliminar o adubo sintético de suas plantações.
Geralmente, é feito com dois tipos de capim, cama de aves e Termofosfato. Seu processo de montagem é simples e durante a formação do adubo não é necessária uma atenção diária do produtor, o que torna o Composto Orgânico mais atrativo devido à sua praticidade.
Após o processo de compostagem, o adubo pode ser utilizado como um corretor de propriedades do solo, uma vez que regula o pH, aumenta a resistência relação às chuvas e erosões, estabiliza o fluxo hídrico de acordo com a necessidade da planta, além de auxiliar na absorção de nutrientes essenciais como o Fósforo e o Cálcio.

Bokashi 

O Composto de Farelo, também conhecido como Bokashi é um pó feito com farelo de arroz com certificação orgânica. O Bokashi é baseado em uma antiga prática de agricultura japonesa, onde os agricultores usam o solo rico em micróbios para dissolver resíduos da colheita, criando uma espécie de húmus com nutrientes suficientes para fertilizar as plantações futuras.
Geralmente, a decomposição ou apodrecimento é o resultado de micróbios anaeróbicos (aqueles que requerem pouco ou nenhum oxigênio). Esses micróbios dominam os materiais, liberando gases com mau odor no processo, eliminando assim o cheiro ruim da compostagem. O método mais comum de produção do Bokashi (Composto de Farelo Aeróbico) utiliza, em grande quantidade, micróbios que necessitam de oxigênio. Se mal administrada, mesmo o Bokashi aeróbico pode produzir muitos odores e atrair pragas.
O Bokashi aeróbico utiliza o oxigênio em seu processo de formação. Seus nutrientes auxiliam na fertilização de mudas e deve ser usado principalmente no processo de plantação: nas covas, nos sulcos e em canteiros. Também pode ser usado como principio ativo (pois é um fornecedor de microrganismos) na produção de outros adubos orgânicos.
Já o Bokashi anaeróbico é produzido sem oxigênio. É rico em nutrientes e sua principal função é adubar coberturas. Além disso, é um ótimo condicionador de solo e é ideal para a preparação de mudas. Pode ser utilizado em sua forma liquida com um pulverizador quando coado.
O Bokashi é mais conveniente do que a compostagem tradicional e é inócuo, pode ser produzido, inclusive, dentro de sua casa, podendo ser guardado em um recipiente fechado. Alguns dos materiais utilizados no processo de formação do Bokashi são de difícil acesso no Brasil, sendo assim, existem versões alternativas onde tais materiais são substituídos por suas versões mais acessíveis.
Uma das vantagens do Bokashi é que ele fornece os nutrientes de maneira gradual, fazendo com que a planta absorva lentamente e de maneira contínua, diferente de adubos químicos em que a planta recebe uma “dose única” do produto.

Adubo Líquido

O adubo líquido, também conhecido como Biofertilizante é uma forma líquida de adubo orgânico que pode ser utilizada por pulverização foliar ou até mesmo associada à irrigação. Sua produção necessita de materiais de fácil acesso como terra da mata, esterco e farelo de arroz e seu tempo de maturação é menor que de outros adubos orgânicos.
Utilizado principalmente no tratamento de sementes, o adubo líquido também complementa a fertilização orgânica do solo, podendo ser utilizado como agente de fermentação de outros adubos orgânicos.
Rico em nutrientes, ele auxilia no combate de pragas e previne o desenvolvimento de doenças. Pode ser feito em ambiente doméstico e quando devidamente conservado, possui a validade de até 30 dias.

Quais são os Adubos Simples?

Antes de mais nada, é necessário compreender o motivo de se colocar adubos em uma plantação. O uso de adubos se deve à falta de três principais elementos no solo: Nitrogênio, Fósforo e Potássio (NPK), que proporcionam, respectivamente, um bom crescimento da parte verde, como o caule e as folhas, boas flores e frutos e auxiliam na circulação de seiva no interior da planta. Grande parte dos agricultores se vêm obrigados, após muitos anos usando agrotóxicos, a utilizar o adubo orgânico, pois o uso de defensivos químicos convencionais empobrece o solo e para continuar utilizando o solo, é necessário recompor bioquimicamente todo o terreno.

Esterco 

O esterco animal é uma das alternativas para o agricultor que cultiva alimentos orgânicos. Ele auxilia na retenção de líquido e fornece grandes quantidades de nutrientes para as plantas. Embora pareça um produto anti-higiênico, o esterco como produto final é completamente diferente de dejetos animais. Não possui cheiro e se assemelha a um composto quebradiço. Possui um alto potencial de fertilização quando associado a outros tipos de adubos orgânicos.
Esterco de Galinha ou Cama de Frango
Um tipo de esterco animal é o de galinha, este tipo de esterco é muitas vezes vendido em forma de pellet (pequenos granulados) e por isso são mais fáceis e mais limpos tanto para o manuseio quanto para a aplicação. O adubo de esterco de galinha é rico em Nitrogênio, mas possui certa carência em quase todos os outros nutrientes. No entanto, é muito útil quando associado a outros fertilizantes. Em plantações de algodão, por exemplo, o esterco de galinha, associado ao material com que são produzidos os ninhos, pode fornecer um aumento de cerca de 12% na produção.

Estrume 

O estrume é uma mistura de bosta de cavalo, porco ou vaca, incluindo sua urina e também o material utilizado como cama pelo animal. O estrume de vaca é mais úmido, mais frio e possui uma quantidade menor de nutrientes quando comparado ao estrume de cavalo. No entanto, se decompõe lentamente no solo, o que o torna mais adequados para solos arenosos. O estrume de porco é de fermentação lenta fazendo com que sua duração no solo seja mais longa.
Os adubos orgânicos, na maioria das vezes, devem ser usados após seu amadurecimento, pois se for aplicado fresco pode prejudicar as plantas, “queimando” caules e raízes. Oito semanas é o tempo ideal para deixá-lo amadurecer. Após recolhido, tenha a certeza de que ele permanecerá coberto para evitar que a água da chuva limpe os nutrientes.
Na seca, é importante manter sempre as hortas com estrume, isso garante que as plantas estejam fortificadas para a próxima estação. Além disso, culturas de raízes necessitam de um solo adubado na estação anterior.
Se você tiver dificuldade para encontrar essas adubos em sua fazenda ou mesmo em sua cada, não se preocupe, pois a maioria pode ser comprado em lojas de produtos orgânicos, até mesmo online.

Húmus de minhoca

O húmus é produzido através da decomposição de matéria orgânica por minhocas. Esse processo faz com que aumente a quantidade de macro e micronutrientes, principalmente para a relação de NPK, essenciais para uma boa adubação. Além disso, aumenta o CTC e a matéria orgânica do solo. Fornece macro e micronutrientes;

Carvão 

Rico em Magnésio, Boro, Silício, Manganês, Potássio e outros elementos, o Carvão é essencial para a revitalização do solo. Além de repor os minerais e nutrientes ausentes, consegue através de sua estrutura porosa aumentar a retenção de água. O uso de Carvão pode aumentar em até 15% a produtividade da plantação.

Farinha de Ossos

Diferente dos outros adubos, proporciona uma absorção mais lenta devido a sua solubilidade. Seu efeito no solo é duradouro e não é facilmente eliminado com chuvas. A farinha de ossos é rica em Fósforo e Cálcio, favorecendo o crescimento da planta, assim como sua floração e frutificação. Também é muito utilizada na confecção dos “adubos complexos”.

Torta de Mamona 

Quando utilizada sozinha, pode funcionar como fonte de Nitrogênio. A torta de mamona condiciona as propriedades do solo e controla os fitonematoides, parasitas que causam danos principalmente nas raízes das plantas.
Assim como a farinha de ossos, a torta de mamona também é muito utilizada na confecção dos “adubos complexos”.

Pó de Rocha

Terrenos próximos aos vulcões tendem a serem ricos em minerais e propícios para o plantio. O pó de rocha busca extrair tais minerais da natureza para serem utilizados em locais que possuem um déficit de nutrientes. Possuindo mais de 60 elementos em sua composição, o pó de rocha é utilizado para corrigir o fósforo do solo e fornece cálcio e micronutrientes, como Silício, Boro e outros.

Compostagem 

A compostagem é popularmente considerada uma mistura de solo, turfa e areia, que é utilizada em plantas de jardim. Porém, existe outro tipo de compostagem, que consiste na utilização de resíduos vegetais, formando um material de cor castanho-escuro similar ao húmus.
A compostagem, além de ser prática, tem outros benefícios para a sua produção. As transformações bioquímicas transformam o lixo orgânico em um adubo rico em nutrientes, minerais e microrganismos necessários para um equilíbrio natural do solo. É considerado um dos melhores adubos e é economicamente viável, já que sua preparação não exige produtos caros e pode ser realizada na sua própria casa.
Uma das principais vantagens da compostagem é a redução do lixo orgânico, sendo reaproveitado muitos nutrientes que costumavam ser desperdiçados e que, em sua maioria, trazem mau cheiro ao lixo doméstico. Além disso, os nutrientes presentes em cada compostagem serão sempre diferentes, variando de acordo com o que foi utilizado em sua preparação. Dessa forma, pode-se produzir o adubo de acordo com a necessidade de sua planta.
O processo de compostagem pode variar de acordo com a necessidade do produtor. Entre as diversas maneiras de compostagem, temos o Mulche, também conhecido como compostagem orgânica fria, feita através de cobertura seca e resíduos de vegetais fibrosos. Tal compostagem estimula principalmente o desenvolvimento das raízes, auxiliando a infiltração de água no solo e reduzindo sua erosão. Outra opção é a compostagem orgânica quente, que pode ser produzida com ou sem a adição de outro adubo, sua principal função é evitar o desenvolvimento de sementes de ervas daninhas.

Outros Adubos Orgânicos

São inúmeras as opções de adubos orgânicos disponíveis no mercado, a escolha varia de acordo com a necessidade do solo e com o tipo de plantação projetada. Alguns adubos fornecem uma quantidade menor de NPK, mas compensam com elementos específicos que não são encontrados em adubos comuns.
O Extrato Pirolenhoso, também conhecido como ‘vinagre de madeira’ funciona como um inseticida, evitando a aproximação de pragas e insetos. Também auxilia no enraizamento, estimulando o crescimento da planta. Outro inseticida natural é a Calda Sulfocálica, que protege a planta de insetos, fungos e ácaros.

Adubo Orgânico vs Certificação

Para que o produtor consiga vender seus produtos para terceiros, e não somente direto ao consumidor (através de feiras livres), é necessário uma certificação (selo orgânico). Caso esteja interessado em obter essa certificação, o produtor pode contratar um serviço de consultoria que conheça o processo, realizando os exames necessários e os testes periódicos que visam garantir que a produção atenda constantemente os requisitos estabelecidos.

Produção de Adubos Orgânicos

Em geral, o uso de adubos orgânicos nas plantações traz uma série de benefícios como, por exemplo, a utilização de praticamente todo o tipo de resíduo orgânico gerado, eliminando o lixo produzido, não existindo qualquer tipo de composto químico artificial envolvido. Isso faz com que todos os nutrientes administrados sejam livres de propriedades maléficas à plantação e à saúde do consumidor.
O uso de adubos orgânicos melhora as condições do solo tanto em curto, quanto em longo prazo, mas para utilizar o adubo correto, é necessário que o produtor analise o solo e estude quais são suas deficiências. Em seguida, deve-se procurar o adubo orgânico que satisfará as necessidades.
É fundamental que a utilização dos adubos orgânicos seja feita em conjunto de forma sistêmica, levando em conta a cultura a ser produzida.

Para aprender comigo como produzir e utilizar corretamente os principais adubos orgânicos, seja em casa ou em sua propriedade rural, cadastre-se e recebe agora mesmo o Mini-Curso Como Fazer Adubo Orgânico.
Os adubos orgânicos possuem os benefícios de qualquer adubo químico, porém são muito mais saudáveis para quem os manuseia e para as plantações. Os resíduos levados pela chuva não possuem produtos químicos, evitando a contaminação de rios e nascentes. Ao produzir ou até mesmo comprar adubos orgânicos você estará contribuindo diretamente para uma agricultura sustentável.
A utilização adequada do adubo orgânico é fundamental para o crescimento da produção e para a agricultura orgânica. Cada adubo possui sua recomendação específica, logo, é necessário manter-se informado. Independente do tipo de adubo é recomendado a utilização de luvas tanto para o manejo quanto para a aplicação.  Fique sempre atento à forma como utilizar os adubos.
Grandes mudanças são feitas de maneira gradual, se você busca uma vida mais saudável diga adeus aos adubos químicos e comece a aproveitar as vantagens que só os adubos orgânicos podem lhe proporcionar.

Comparando os Adubos Orgânicos

ADUBO ORGÂNICOFUNÇÃO
EstercoAjuda o solo a reter líquidos e fornece grandes quantidades de nutrientes;
Esterco de GalinhaRico em Nitrogênio, aumenta a produtividade da plantação;
EstrumeAumenta a retenção de líquidos e melhora a estabilidade do solo;
CompostagemReaproveita o lixo orgânico e fornece nutrientes para plantações;
Composto OrgânicoMelhora e preserva a qualidade do solo e facilita a absorção de nutrientes pela planta;
Adubo LíquidoAuxilia no combate de pragas e previne o desenvolvimento de doenças;
Bokashi AeróbicoFertilizante de mudas, deve ser usado principalmente no processo de plantação;
Bokashi AnaeróbicoCondiciona o solo e é ideal para a preparação de mudas;
Húmus de MinhocaAumenta o CTC e a matéria orgânica do solo. Fornece macro e micronutrientes;
CarvãoPossui diversos elementos essenciais como Potássio e Silício em sua composição para assim revitalizar o solo;
Farinha de OssosRica em Fósforo e Cálcio, favorece o crescimento, a floração e frutificação da planta;
Torta de MamonaUsado na preparação dos adubos orgânicos, com fornecimento de nitrogênio, também condiciona as propriedades do solo e controla parasitas;
Pó de RochaCorrige o fósforo do solo e fornece cálcio e micronutrientes, como Silício, Boro e outros.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a