Pular para o conteúdo principal

OS 5 MITOS SOBRE O CALCÁRIO AGRÍCOLA



1. A única função do Calcário é corrigir a acidez do solo. Mito!
Corrigir a acidez do solo é uma das principais funções do calcário, mas não a única! Tão importante quanto aumentar o pH é o fato de fornecer cálcio e magnésio, dois macronutrientes fundamentais para a estruturação física do solo, para a promoção da atividade microbiana, para o desenvolvimento das plantas e para a eficiência das adubações. Sem contar que essa é a forma mais barata de fornecer esses nutrientes às plantas.

2. PRNT maior é melhor e reage mais rápido. Mito!
O PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total) é um indicador que define o quanto do calcário reage em três meses quando incorporado ao solo e sob disponibilidade hídrica adequada. Assim, se o PRNT for de 80%, pode-se inferir que, de maneira geral, 80% do calcário reagirão no solo em até três meses e os outros 20% reagirão posteriormente. Portanto, quanto maior o PRNT, maior o efeito no curto prazo e menor o efeito residual. Para culturas anuais isso pode parecer interessante, mas para culturas perenes nem tanto. Então, optar por PRNT maior ou menor é uma questão de estratégia. Como os cálculos de recomendação de calagem levam em consideração esse índice, todos os calcários são capazes de corrigir o solo em até três meses, o que muda é a quantidade necessária. Portanto, PRNT não é indicador de qualidade e sim de reatividade!

3. O Gesso substitui o Calcário. Mito!


O gesso não é corretivo de acidez do solo, pois é composto por sulfato de cálcio, que não tem Poder de Neutralização (PN). O principal papel do gesso é complexar o alumínio tóxico, principalmente aquele localizado em profundidades que o calcário tem dificuldade de atingir, por ser de baixa solubilidade. O gesso pode, ainda, servir como fonte de cálcio e enxofre.

4. Calcário é tudo igual, compre o mais barato. Mito!


Existem diversos tipos de calcário. Dependendo da localização da jazida, eles podem conter diferentes teores e proporções de cálcio e magnésio, podem ser de origem sedimentar ou metamórfica, ou ainda de origem marinha, como é o caso do calcário de concha. Além da origem e composição química, os calcários podem, após a moagem e beneficiamento da rocha, apresentar-se com diversas composições granulométricas. Todos esses fatores têm grande influência sobre a reação do calcário no solo. Assim, a escolha do calcário jamais deve ser feita apenas pelo preço ou valor do frete, mas sim pela necessidade dos solos e das culturas em relação a cálcio, magnésio, pH, reatividade e efeito residual.

5. Como faço Plantio Direto, posso aplicar o Calcário superficialmente mesmo, baseado na análise do 00-20 cm ou do 00-10 cm, que ele desce. Mito!

O calcário é um corretivo de baixa solubilidade. Portanto, a velocidade de reação depende de seu contato com as partículas do solo. Aplicá-lo em superfície, sem incorporá-lo, reduz ainda mais sua reatividade e dificulta a correção do perfil. Não que seu efeito não atinja camadas abaixo de 10 cm, mas isso acontece de forma demorada e em pequena escala, ou seja, até neutraliza um pouco da acidez e aporta um pouco de cálcio e magnésio, mas, na grande maioria das vezes, não chega a corrigir de fato o perfil. Com isso, em áreas de Plantio Direto, é comum que a fertilidade da camada de 10-20 cm seja bastante inferior a de 00-10 cm e esteja bastante aquém da ideal. Portanto, é fundamental que se monitore a fertilidade do perfil de forma estratificada e anualmente. Só assim é que se consegue planejar e executar a calagem mais corretamente, para que, com um manejo adequado, ela surta os efeitos desejados e as plantas respondam com desempenho.

Fonte:Laborsolo

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a