Pular para o conteúdo principal

Máquinas mantêm tendência de alta

Tratores e colheitadeiras puxaram altas recentes
O setor de máquinas agrícolas e rodoviárias continua apontado para cima e em setembro registrou 4,8 mil unidades vendidas, alta de 6,1% sobre agosto e de 22,2% sobre setembro do ano passado. As vendas crescem mês a mês desde janeiro. A sequência foi interrompida por julho, mas retomada em agosto e confirmada em setembro. Os números foram divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

-Veja aqui os dados da Anfavea
-Leia também: Confira os resultados da indústria até setembro


No acumulado do ano, porém, ainda ocorre queda acentuada, de 17,4%. Tratores de rodas (+9,6%) e colheitadeiras (+9,2%) motivaram a alta de setembro. “O momento do setor é interessante, apesar da quebra de safra. Nossa preocupação é que recursos de programas como o Moderfrota estão se exaurindo. Temos conversado com o governo para que não haja descontinuidade”, afirma o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

O executivo recorda que o momento ainda é ruim para as máquinas de construção “por causa da queda nos investimentos em obras de infraestrutura”. A venda de retroescavadeiras em todo o ano somou 1.036 unidades (44,2% a menos que em iguais meses de 2015) e a de tratores de esteiras, somente 221 unidades (recuo de 31,4%).

As exportações totais do setor vêm reagindo. Em setembro somaram 976 unidades, com alta de 6,9% sobre agosto e de 13,1% em relação a setembro do ano passado. No acumulado do ano foram pouco mais de 7 mil unidades, com recuo de 8,6% ante os mesmos meses de 2015: “Em valores, porém, essa queda é de apenas 3,2%, indicando tendência de volta aos números de 2015”, diz Megale.

A produção de máquinas em setembro registrou 5.080 unidades, volume 13,6% menor que o de agosto. “O desacordo entre produção e venda ocorre por uma questão sazonal”, diz Megale. No acumulado do ano o País fabricou 35,7 mil máquinas, 21,7% a menos que nos mesmos nove meses de 2015. A Anfavea projeta 46,2 mil máquinas fabricadas até o fim do ano e queda de 16,4% ante 2015.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a