Pular para o conteúdo principal

E como produzir o repolho crespo?

As opções em repolho crespo atendem os mais diversos nichos de mercado - Crédito Bejo SementesTaxonomicamente, existem duas espécies de repolho – o repolho liso, denominado deBrassicaoleracea L. var.capitata L., de maior expressão comercial no Brasil, e o repolho crespoBrassicaoleracea L. var. sabauda Martens.
O mercado consumidor, no caso do repolho crespo, é restrito a restaurantes e estabelecimentos que trabalham com a denominada culináriagourmet. Isto se deve ao fato de o repolho crespo ser tratado como exótico, dadas as características morfológicas de suas folhas. Tais características propiciam um aspecto sofisticado aos pratos preparados com este ingrediente.

Por onde começar
O cultivo do repolho crespo não apresenta nenhum segredo. O manejo adotado para sua produção é o mesmo utilizado para o repolho liso. Desta forma, inicia-se com o planejamento do produtor rural, tomando a decisão de qual mercado e época pretende-se comercializar o produto.
O próximo passo é providenciar as mudas que irão para o campo, sendo que nesta fase o produtor pode optar por fazer suas mudas ou buscar junto ao comércio local uma empresa idônea para aquisição delas.
As mudas podem ser produzidas em canteiros ou recipientes, com gasto em torno de 100 g de sementes para hectare da cultura. A semeadura em recipientes é a mais recomendada, por ser um método prático e assegurar maior uniformidade e melhor seleção das mudas.
Podem ser utilizadas bandejas de poliestireno (isopor) ou polipropileno (plástico), com substratos comerciais à base de vermiculita fertilizada, sendo recomendado para produtores que possuam estrutura coberta com plástico (estufa) e irrigação.O sistema permite um melhor aproveitamento do espaço e facilita o transporte das mudas até o local do transplantio.
As irrigações das mudas na sementeira devem ser realizadas duas vezes ao dia durante os primeiros 15 dias após a semeadura, e uma vez ao dia após este período e até o transplantio.
Aos 10 dias, após a germinação, recomenda-se aplicar 5 g/10 litros de água de molibdato de sódio e aos 10 e 20 dias, aplicar 20 g/10 litros de água de bórax. Deve-se fazer o controle de pulgões, traça ou broca-da-couve e manter a sementeira no limpo, eliminando-se manualmente as plantas daninhas.
O repolho crespo é comercializado em restaurantes de culinária gourmet - Crédito Ana Maria Diniz
O repolho crespo é comercializado em restaurantes de culinária gourmet – Crédito Ana Maria Diniz
As mudas
As mudas estarão aptas ao transplante no campo quando apresentarem de quatro a seis folhas definitivas, ou 10 a 15 cm de altura, no prazo de 25 a 30 dias após a semeadura.
 Enquanto as mudas estão sendo formadas, o produtor parte para a escolha da área, realizando a amostragem de solo para determinação das adubações e correção do solo, devendo optar por áreas bem ensolaradas, com boa disponibilidade de água e que não tenham sido cultivadas antes com outras brássicas, como couve, couve-flor e o próprio repolho.
O solo ideal deve ter textura média, ser solto, profundo e rico em matéria orgânica.
Preparo do solo
O preparo do solo pode ser feito realizando-se uma aração profunda (20 a 30 cm), aproveitando a ocasião para incorporação do calcário, caso seja recomendado, duas gradagens cruzadas para eliminar os torrões e uniformizar o terreno.
Após a gradagem, preparam-se as covas com 20 cm de profundidade, ou sulcos com 10 cm de profundidade, atentando-se para que as linhas de covas e os sulcos fiquem perpendiculares ao sentido da declividade do terreno.
O repolho crespo possuí folhas crespas e crocantes - Crédito Ana Maria Diniz
O repolho crespo possuí folhas crespas e crocantes – Crédito Ana Maria Diniz
Detalhes que fazem a diferença
Entre os muitos fatores que influenciam a produtividade e a qualidade do repolho está a densidade populacional, que interage com o ambiente de cultivo, os tratos culturais e as cultivares.
Na instalação da cultura, o espaçamento recomendado varia de 70 a 80 cm entre linhas e de 30 a 50 cm entre plantas, em fileiras simples. Contudo, quando se objetiva a colheita de repolhos menores é recomendado utilizar fileiras duplas, com 80 cm entre fileiras duplas, 30 cm entre as duas fileiras da dupla e 30 cm entre plantas, com disposição em triângulo, pois espaçamentos mais largos ocasionam a produção de repolhos maiores.
A cultura do repolho adapta-se à faixa de pH do solo entre 5,5 a 6,8, devendo a calagem elevar a saturação por bases a 70% e o pH a 6,5. O repolho necessita de altas doses de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), sendo a adubação recomendada conforme o resultado da análise de solo. Recomenda-se o uso de adubação orgânica com a aplicação de 20 a 50 t/ha de esterco de curral ou 10 a 20 t/ha de cama de aviário, aplicados diretamente nas covas de plantio.
Devido à suscetibilidade da cultura à deficiência de boro, recomenda-se pulverizar as folhas três vezes durante o ciclo, utilizando 10 g de ácido bórico em 10 litros de água, acrescentando-se espalhante adesivo.Além disso, aos 15 dias após o transplante das mudas pulveriza-se as plantas com 5 g de molibdato de sódio (ou de amônio) por 10 litros de água (acrescentar espalhante adesivo).
FONTE REVISTA CAMPOS E NEGÓCIOS

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a