Pular para o conteúdo principal

Prioridades orçamentárias da UEMS serão votadas em reunião nesta quarta-feira com Couni, e estudantes podem ter redução de Bolsas e Investimentos de Infraestrutura



Nota Informativa

Prezados Técnicos Administrativos e Discentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Nesta terça-feira (30) durante reunião dos conselheiros que compõem a Câmara de Administração da Instituição foram discutidas as prioridades orçamentárias que estão sendo votadas (31) durante sessão nesta manhã do Conselho Universitário da UEMS (Couni).

Dentre os vários pontos discutidos, destaca-se a iniciativa de conselheiro Câmara - e membro da Diretoria da Aduems (Associação dos Docentes da UEMS), prof. Dr. Alberny Alves, que lançou mão de sua fala para propor cortes em infraestrutura que afetarão todas as Unidades da UEMS.

As metas de cortes de investimento em infraestrutura defendidas pelo conselheiro supracitado foram sugeridas com o objetivo de que a Instituição angarie margem financeiro-orçamentária para implantação do nível V da carreira dos docentes da UEMS - que já se consolida como um dos maiores salários do país, sendo a remuneração inicial de:

R$ 8.201,11 para professor doutor 40h
R$ 12.301,67 para professor doutor com DE/TI (Dedicação Exclusiva/Tempo Integral)

* A maioria dos docentes efetivos ingressa diretamente no sistema de DE/TI. P.S. nestas referências ainda não estão calculadas vantagens pessoais como quinquênios e possíveis acúmulos de funções gratificadas, que elevam substancialmente estes valores.

Em contrapartida, o salário-base inicial dos técnicos administrativos, por exemplo, na carreira de Nível Superior, amargam a 2º pior referência salarial do Brasil. Assim, os Conselheiros da Câmara de Administração, composto por uma maioria (70%) de docentes aprovaram o referente nível V para entrar no orçamento e desaprovaram a inserção dos 35% de reajuste destinado aos Técnicos Administrativos.

A condição estipulada é de que este montante garantido poderá ser pago em folha suplementar, concedida pelo Governo futuramente - e sem garantia alguma.

Os discentes estão articulados e irão comparecer em peso neste COUNI, pois NÃO ADMITEM CORTES EM INFRAESTRUTURA para que o dinheiro seja direcionado a salários dos docentes em detrimento de condições precárias de infraestrutura presente em muitas Unidades da UEMS.

Cabe ressaltar que não somente eles serão prejudicados com o parecer emitido pela Câmara de Administração hoje. TODOS OS TÉCNICOS DA UEMS serão igualmente afetados.

Os discentes também irão propor na reunião do Couni de amanhã, o debate sobre a PARIDADE DE VOTO NAS ELEIÇÕES para a reitoria – proposta de campanha da atual gestão e que até o momento não teve um posicionamento institucional mais efetivo. E nessa questão, igualmente os Técnicos Administrativos estão unidos com os acadêmicos/as da Universidade!

Assim, é importante que todos os Técnicos e Discentes de DOURADOS (e de outras Unidades - que puderem vir) estarem presentes, uniformizados ou não. Mas TODOS E TODAS DEVEM REVELAR SUA INSATISFAÇÃO POIS ATINGIMOS O LIMITE DA BOA CONVIVÊNCIA COM A OUTRA CATEGORIA QUE COMPÕE O QUADRO DE SERVIDORES EFETIVOS DA UEMS.


Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...