Pular para o conteúdo principal

Pesquisa da UEMS analisa veneno de formigas com potencial farmacológico

Propriedades antibacterianas da Ectatomma brunneum são foco da pesquisa
A natureza contém uma grande diversidade de moléculas bioativas e é, portanto, uma fonte de inspiração para os químicos, bioquímicos e a indústria farmacêutica à procura de moléculas com potencial benefício terapêutico ou atividade inseticida. Dentre os produtos naturais, os venenos são uma fonte promissora para a descoberta de moléculas originais, uma vez que oferecem um formidável conjunto de propriedades biológicas.
Diversas atividades biológicas já foram comprovadas nos venenos de abelhas, vespas e formigas - os chamados himenópteros -, podendo apresentar propriedades antibacterianas, anticonvulsivantes, atividade anti-inflamatória, anticarcinogênica, entre outras.
“Ainda que o veneno de himenópteros sociais venha sendo estudado desde o final do século XIX, o conhecimento da composição da peçonha de muitas espécies é ainda muito limitado”, afirma Claudia Andrea Lima Cardoso, professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e coordenadora da pesquisa de doutorado “Composição química e atividades biológicas do veneno de Ectatomma brunneum SMITH (1858) (Formicidae: Ectatominae)”.
A falta de conhecimento acerca destes compostos inviabiliza o conhecimento a respeito dos mecanismos de ação, alergenicidade e propriedades farmacológicas. “Esta falta de dados ocorre principalmente devido à quantidade limitada de veneno que pode ser obtido a partir de uma única formiga e a natureza laboriosa de dissecções e extração do veneno”, comenta Cardoso.
O objetivo da tese é caracterizar a composição e explorar o potencial biológico do veneno da formiga Ectatomma brunneum  Smith 1858, uma espécie de ampla ocorrência, endêmica da região Neotropical.
“Os resultados parciais do projeto evidenciam a presença de proteínas, peptídeos, aminoácidos livres e compostos de baixa massa molecular no veneno, com cinco destas proteínas apresentando potencial inibitório quanto ao crescimento de duas cepas de bactérias testadas, sendo realizados neste conjunto de moléculas estudos mais aprofundados de caracterização e identificação”, explica Cardoso. Também estão em andamento ensaios de potencial de toxicidade e mutagenicidade do veneno da espécie, além de outras atividades biológicas.
Foi possível a realização de um estudo complexo de caracterização de compostos do veneno em geral e de compostos com atividade biológica. Para isso, os pesquisadores estabeleceram parceria com o grupo de pesquisa do prof. Dr. José Eduardo Serrão, da Universidade Federal de Viçosa, que enriqueceu os dados obtidos para o projeto, somando o uso de técnicas mais apuradas para a caracterização dos compostos do veneno.
“O projeto trata-se do primeiro passo, mas não menos importante ou menos complexo, para o aprofundamento em estudos mais direcionados a uma possível molécula com potencial farmacológico, trabalho que pode levar uma década ou mais para ser realizado”, finaliza a pesquisadora.
Grupo de pesquisa
O grupo de pesquisa “Análise de amostras de origem vegetal e animal, medicamentos e contaminantes” estuda o tema como parte das ações do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). “No País temos poucos grupos trabalhando com a composição química de vespas e insetos em geral”, afirma a professora que é coordenadora do grupo.
Estudos são desenvolvidos no Programa de Doutorado em Recursos Naturais

Vários projetos são desenvolvidos pelo grupo. Um exemplo é a “Avaliação da composição química e da atividade antimicrobiana em vespas (Hymenoptera: Polistinae)”, que tem como objetivo determinar a composição química do veneno de vespas e analisar sua atividade antimicrobiana e também avaliar a composição do ninho e da cutícula destes insetos durante seu desenvolvimento.
“Com esta pesquisa científica pretendemos contribuir para o estudo químico e biológico de vespas avaliando principalmente aspectos ambientais e de desenvolvimento do indivíduo”, explica Cardoso.
Alunos da graduação participam da iniciação científica em dois projetos: “Caracterização dos compostos polares do veneno de Ectatomma brunneum” e “Caracterização da composição cuticular e do veneno da vespa eussocial Polistes erythrocephalus (Hymenoptera: Vespidae)”.
Texto produzido por Bianca Iglesias Motta (Fundect) com informações da pequisadora
 FONTE:SITE UEMS


Anexos:

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a