Pular para o conteúdo principal

Liberado defensivo biológico para controle de nematoides

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Já está disponível para os produtores rurais um defensivo elaborado a partir de um fungo para o controle de nematoides. Essa é a primeira liberação de um bionematicida à base do fungo Pochonia chlamydosporia, e será comercializado no País para uso em soja, milho, algodão, olerícolas e fruteiras.

Os prejuízos causados pelos nematoides são variáveis em função das culturas e espécies de nematoides em questão, podendo provocar desde baixa produtividade até a morte das plantas. Contudo, culturas de expressão para a agricultura brasileira, como a soja, café e cana-de-açúcar são muito prejudicadas, principalmente por serem cultivadas na mesma área, por vários anos consecutivos.

Os nematoides são parasitas obrigatórios, ou seja, precisam de célula viva para se alimentar. Portanto, em uma situação em que eles inviabilizam um cultivo, há relação direta com a ausência de biota benéfica do solo, destruída pelo monocultivo.

Diferentes microrganismos benéficos são dependentes de diferentes substratos (compostos liberados pelas raízes e da decomposição de todas as partes vegetais) provenientes de variadas plantas. A monocultura retira essa biodiversidade vegetal, provocando o desaparecimento de vários desses inimigos naturais dos nematoides. Reinserir esses agentes biológicos benéficos será de grande ajuda no manejo da praga.

Não existe nenhuma cultura que não tenha ao menos uma espécie de nematoide associada e causando danos. Entretanto, existem produtos utilizados em tratamento de sementes, em sulco de plantio ou sob a copa das plantas para o controle da praga. Os produtos podem conter moléculas químicas sintéticas ou orgânicas (extratos) ou agentes microbiológicos.

Controle químico x biológico

As vantagens do controle químico estão relacionadas a situações inóspitas ao agente biológico. Via de regra, ambos funcionam bem, porém, o controle biológico costuma conter princípio ativo que trará menores prejuízos relativos à toxicidade.

Esta característica diminui restrições de uso, geralmente limitado pela capacidade de sobrevivência do microrganismo. O lançamento do bionematicida poderá proporcionar controle sem levar resíduos tóxicos para o alimento, ainda que seja uma cultura como a alface, em que todas as partes aéreas poderão ser consumidas 30 dias após a aplicação do produto.

Seu diferencial está no controle eficiente de algumas espécies de nematoides com um agente natural dos nossos solos.

Manejo

Devem-se considerar as condições ambientais no momento da aplicação, evitando-se a utilização em áreas de sequeiro, durante períodos de estiagem, além da escolha das horas mais frescas do dia e com menor insolação.

Em relação ao custo-benefício, o potencial de controle e os menores problemas toxicológicos deverão ser os principais pontos positivos, e deverão ser considerados frente às limitações operacionais. Os clamidósporos produzidos por esse fungo são estruturas de resistência e ajudarão a manter a eficiência, mesmo sob condições ambientais não tão boas para a aplicação.

Contudo, tanto o armazenamento à sombra quanto o respeito às orientações de horários e condições de aplicação serão essenciais para o sucesso de controle.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a