Pular para o conteúdo principal

Solução usa inteligência artificial na análise de tratamento de sementes

Lançado pela Tbit, SC 300 automatiza processo e traz resultados objetivos sobre insumos tratados com agroquímicos
 Crédito TBIT
Crédito TBIT
Responsável por quase um quarto do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, o setor do agronegócio não pode se dar ao luxo de correr riscos desnecessários. Por isso a preferência por sementes tratadas com agroquímicos que reduzem o desperdício durante a semeadura.
Para aferir a qualidade desses insumos, a Tbit (www.tbit.com.br), empresa de tecnologia do ramo, lançou no final de 2015 o SC 300, solução que inova ao automatizar o processo de análise visual, além de estabelecer padrões objetivos de aferição.
O tratamento industrial de sementes é feito com uma série de produtos que as protegem contra pragas, fungos, animais, etc. – sem isso, até metade delas podem não se desenvolver satisfatoriamente depois de plantadas.
Tradicionalmente, a verificação da eficácia da aplicação desses produtos é feita à mão. Já com o SC 300 é possível escanear as sementes para análise no GroundEye, software criado pela Tbit em 2012 com tecnologia brasileira.
“Com isso você troca um parecer subjetivo, passível de erros, por milhões de variáveis, como o cansaço, por uma avaliação feita por inteligência artificial que segue parâmetros claros preestabelecidos”, afirma o agrônomo João Paulo Pedroso, gerente comercial da empresa.
A olho nu, explica Pedroso, o tratamento industrial se parece com uma pintura na semente (o milho, por exemplo, passa de laranja para vermelho). “O software verifica a cor e a textura dessa “pintura”, além da homogeneidade do lote como um todo”, diz.
O SC 300 ainda acelera a vistoria das sementes entre 40 e 200%, dependendo do caso. Além disso, oferece uma redução de custos ao dispensar uma equipe exclusiva para a tarefa. “Mas a principal vantagem do SC é garantir aos fornecedores de sementes que seu produto é de ótima qualidade, o que é essencial para se destacar num mercado competitivo como o agronegócio no Brasil”, comenta o especialista.
Por enquanto disponível para milho e soja, a solução despertou o interesse dos gigantes do setor: hoje, a fila de espera para alugar a máquina chega a quase um mês. “Como é um mercado sazonal, muitos produtores preferem alugar. No caso da compra, o retorno do investimento vem em menos de um ano”, calcula Pedroso. A Tbit projeta um aumento de faturamento de 200% este ano, metade disso graças ao SC 300.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Le...