Pular para o conteúdo principal

Airbus construirá satélite para medir biomassa florestal

Biomassa em análise

O grupo europeu Airbus anunciou nesta terça-feira a assinatura de um contrato para a construção para a Agência Espacial Europeia (ESA) do satélite Biomass, que realizará uma missão para avaliar a biomassa florestal através de medições de quantidade de carbono terrestre armazenado e suas oscilações.
O projeto Biomass, que deve ser colocado em prática em 2021, se integra à missão Earth Explorer da ESA, e sua exploração em órbita está programada para se prolongar por cinco anos, afirmou em comunicado a Airbus Defence and Space, a filial de defesa e espaço do gigante europeu.
O satélite levará o primeiro radar de abertura em banda P para uso espacial, graças ao qual poderá fornecer mapas “excepcionalmente precisos da biomassa florestal tropical, temperada e boreal” que não poderiam ser obtidos com as técnicas disponíveis desde a Terra, destacou o fabricante.
Além disso, o mecanismo recopilará igualmente informação sobre as florestas do planeta para determinar a distribuição de sua biomassa ao nível do solo e as mudanças que ocorrem ano por ano (é previsto que seja testemunha de oito ciclos de crescimento).
O radar de abertura sintética em banda P permitirá captar imagens para estimar a quantidade de biomassa sob qualquer condição climática.
Ele servirá para medir os aquíferos em zonas desérticas, a busca de fontes de água em zonas, para observar a dinâmica da camada de gelo, a geologia subterrânea e a topografia florestal.
Graças a sua capacidade de atravessar a coberta florestal até o solo, seus sensores possibilitarão o estabelecimento de mapas da altura do terreno, e isso melhorará os atuais modelos de elevação digital em zonas de floresta denso.
O satélite estará equipado com uma antena desdobrável de 12 metros de extensão, com refletores que já foram utilizados em quatro satélites de telecomunicações concebidos pela Airbus, “com excelente rendimento a frequências muito mais elevadas que a banda P.
O radar será fabricado na planta que o grupo tem em Friedrichshafen (Alemanha), sobre a base do legado histórico da Airbus Defence and Space nesse tipo de instrumentos.
Os dados do Biomass serão utilizados para REDD, uma iniciativa das Nações Unidas sobre a mudança climática cujo objetivo é reduzir as emissões causadas pelo desmatamento por um acompanhamento sistemático de florestas em áreas vulneráveis, mas sem intervenção no terreno.
Com Ag.EFE

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Le...