Pular para o conteúdo principal

Genética + manejo = alta produtividade de milho

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock
A semente é o principal insumo de uma lavoura e a escolha correta do híbrido a ser plantado deve merecer toda a atenção do produtor que deseja obter altas produtividades. Aspectos como adequação à região a ser plantada e a finalidade de uso, potencial produtivo, resistência às doenças e pragas, adequação ao sistema de produção e às condições climáticas deverão ser observadas na escolha do material genético.
Outro aspecto importante a ser observado é a adequação das necessidades térmicas do genótipo, à época de semeadura e à região a ser plantada. Se este fator não for observado poderá ocorrer uma redução na fase vegetativa da cultura do milho e na desuniformidade de florescimento, o que causará falhas de granação e afetará seu desempenho e, consequentemente, seu potencial produtivo.
Na safra de 2013/14 estão sendo oferecidas 467 cultivares de milho, sendo 253 cultivares transgênicas e 214 convencionais. Destas 467 opções de mercado, 317 são materiais genéticos diferentes, sendo 56,15% predomínio de híbridos simples, 18,61% híbridos triplos e 13,56% híbridos duplos.
As cultivares transgênicas que existem atualmente no mercado são resultantes de cinco eventos transgênicos para o controle da lagarta: o evento TC1507 da marca Herculex I; o evento MON 810 da marca YieldGard; o evento  MON 89034 da marca YieldGard VT PRO; o evento Bt11 da marca AgrisureTL; o evento MIR162 marca TL VIP; e dois eventos transgênicos que conferem resistência ao herbicida glifosato aplicado em pós-emergência – o NK603 da marca RoundupReady e o GA21 – TG.
Além destes, existe a tecnologia Liberty Link, de tolerância a herbicidas, formulada com glufosinato de amônio presente nos milhos Herculex I.
Há inúmeras opções de híbridos a serem plantados para as mais diferentes regiões, sendo que para uma escolha adequada é preciso observar os aspectos já citados, além de escolher apenas um material transgênico ou convencional.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a