A chuva que caiu em grande quantidade entre os meses de janeiro e fevereiro de 2016 sobre municípios do norte do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e centro-oeste de São Paulo permitiu o bom enchimento de grãos de café em praticamente todas as propriedades rurais.
Café, cujos pés estão fartos, bastante carregados e com grãos graúdos agora ao final do mês de abril, onde a maioria dos produtores ainda não iniciaram a colheita.
Assim como o café, o milho plantado mais cedo e que também sofreu os impactos de um mês de abril totalmente seco e muito quente, entra na fase final de maturação em cidades agrícolas, principalmente do Vale do Paranapanema, entre os estados do Paraná e São Paulo.
Abril, que também pendeu para o lado negativo para quem plantou melancia, com destaque para o centro do Paraná e oeste de São Paulo, cujas plantas sentiram os reflexos do tempo seco.
Todas estas culturas e outras menos resistentes ao frio mais intenso estão sob ameaça da forte massa de ar frio polar que chega ao Brasil nesta terça-feira (26) derrubando as temperaturas do Acre ao Rio Grande do Sul.
Produtores rurais, que cultivam, principalmente, hortaliças a céu aberto, ou seja, sem estufas, estão correndo contra o tempo, uma vez que há previsão de geada, de acordo com os órgãos oficiais de meteorologia, principalmente na Região Sul e com maior destaque para o estado de Santa Catarina e a metade sul do Paraná, mas também no sul de Mato Grosso do Sul.
Nesta segunda-feira (25), produtores das regiões de Laranjeiras do Sul, no centro-sul paranaense e Sete Quedas, no sul de Mato Grosso do Sul, iniciaram medidas para minimizar os possíveis efeitos da geada, caso a previsão se confirme, principalmente na quinta-feira (28) e sexta-feira (29) espalhando pneus e serragem sobre as plantações para que a fumaça minimize os efeitos do congelamento, uma vez que a irrigação de grandes áreas está mais difícil.
Modelos numéricos, como o norte-americano GFS e o brasileiro ETA sinalizam tal possibilidade até o final de semana para geada em vários municípios e temperaturas abaixo de 4°C.
(Crédito das imagens: Reprodução/Google – Arquivo/Fábio Matavelli/Diário dos Campos – Reprodução/WXBrasil)
(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)
Curta os canais do portal De Olho No Tempo Meteorologia
Facebook: https://www.facebook.com/deolhonotempometeorologia
Twitter: https://twitter.com/deolhonotempo
Participe de nossos grupos do WhatsApp e envie imagens do tempo de sua cidade para (18) 99681-1555.
Facebook: https://www.facebook.com/deolhonotempometeorologia
Twitter: https://twitter.com/deolhonotempo
Participe de nossos grupos do WhatsApp e envie imagens do tempo de sua cidade para (18) 99681-1555.
“O tempo não para. Nós também não”.
© 2000 – 2016. Todos direitos reservados ao portal De Olho No Tempo Meteorologia. Todo o material deste site pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído desde que mantida a fonte De Olho No Tempo Meteorologia