Pular para o conteúdo principal

Uso do silício no cultivo de mudas de eucalipto


Crédito Shutterstock
O sucesso de uma implantação florestal de eucalipto é dependente diretamente da qualidade das mudas utilizadas, sendo de suma importância mudas resistentes às condições adversas no campo, com desenvolvimento inicial satisfatório e que produzam árvores com rendimento e características desejáveis para os devidos fins.
De acordo com as estruturas apresentadas, os viveiros são altamente suscetíveis à ação de organismos fitopatogênicos. A alta condição de umidade relativa do ar, temperatura, tecido vegetal tenro, proximidade das mudas, são fatores que beneficiam o desenvolvimento de algumas pragas e doenças nestes locais.
O silício
Um micronutriente que está sendo estudado como ferramenta benéfica para produção de mudas de eucalipto é o silício (Si). Este pode atuar na formação de barreira física de modo a reduzir a penetração de fungos e afetar os sintomas entre o hospedeiro e o patógeno, promovendo a ativação mais rápida dos mecanismos de defesa formados na planta.
Dessa forma, alguns dos benefícios que vêm sendo mostrados em pesquisas realizadas estão intimamente ligados à resistência das mudas ao ataque de organismos patogênicos, estruturação das mudas, maior resistência à herbivoria de insetos fitófagos, sendo observada também uma redução na toxidez de ferro, manganês, alumínio e sódio, redução da taxa de transpiração, maior tolerância à salinidade, redução dos efeitos de estresse hídrico e maior proteção contra efeitos de temperaturas extremas.
Porém, um dos grandes desafios ligados à utilização do silício é a dificuldade de translocação do mesmo dentro da planta.
O silício induz a resistência das mudas ao ataque de organismos patogênicos - Crédito Viveiro de Mudas Santa Isabel Ercy
O silício induz a resistência das mudas ao ataque de organismos patogênicos – Crédito Viveiro de Mudas Santa Isabel Ercy
Males prevenidos
Os benefícios do silício sobre o crescimento das plantas podem ser de caráter físico e fisiológico. Os benefícios físicos estão relacionados à deposição de silício juntamente à cutícula das folhas, reduzindo assim a perda de água, amenizando os efeitos de estresses de ordem biótica e abiótica, e constituindo uma barreira física, tornando a planta mais resistente ao ataque de fitopatógenos, inclusive sugadores, pelo aumento na dificuldade de penetração do estilete.
O Si depositado nos tecidos da epiderme também têm influência no crescimento das hifas dos fungos, dificultando, assim, a penetração do tubo germinativo do fungo. Quanto aos benefícios fisiológicos, apesar de existirem poucos trabalhos científicos, alguns pesquisadores relatam que mudas adubadas com silício apresentam maior atividade fotossintética e resistência ao ataque de fitopatógenos e pragas, pelo fato de o Si induzir uma série de reações metabólicas nas plantas e formar compostos como fitoalexinas e ligninas.
Atuação
Pesquisas apontam que o silício possui papel importante nas relações planta-ambiente, pois proporciona às plantas condições para suportar adversidades climáticas, edáficas e biológicas.
O silício também pode atuar no processo de ativação de genes envolvidos na produção de compostos secundários do metabolismo, como os polifenois e enzimas relacionadas com os mecanismos de defesa das plantas. Deste modo, o aumento de silício nos tecidos vegetais faz com que a resistência da planta ao ataque de fungos patogênicos aumente devido à produção suplementar de toxinas que podem agir como substâncias inibidoras do patógeno.
Dosagem recomendada para as mudas
O silício já é utilizado como fertilizante em diversos países, sendo o silicato de cálcio e magnésio, um subproduto da indústria siderúrgica e da produção de fósforo elementar, o mais utilizado.
No Brasil, existem diversas marcas comerciais de produtos contendo silício, sendo que esse elemento foi incluído na Legislação para Produção e Comercialização de Fertilizantes e Corretivos como micronutriente benéfico para as plantas, podendo ser comercializado isoladamente ou na mistura com outros nutrientes.
Benefícios
As vantagens da utilização de silicatos na produção de mudas florestais não se restringem somente ao fornecimento de Si para as plantas, pois tais materiais são capazes de promover a elevação dos teores de cálcio e de magnésio trocáveis, aumentam a disponibilidade de fósforo e reduzem a toxidez de ferro, manganês e alumínio e ainda fornecem micronutrientes e possuem propriedades corretoras da acidez de solos, por possuírem em sua composição constituintes neutralizantes

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a