Pular para o conteúdo principal

As grandes noções básicas de pH do solo



Os agricultores freqüentemente perguntam "O que é que o pH do solo realmente significa?" E "Qual o efeito que têm pH sobre a disponibilidade de nutrientes no solo?" Ambos são excelentes perguntas! Os efeitos do pH são complexos e variam com diferentes nutrientes. No entanto, algumas generalizações são úteis para manter em mente quando entender pH do solo e da tomada de decisões de gestão de nutrientes.

O que é o pH do solo?

O pH do solo vem de um termo francês que significa o "poder do hidrogênio." É uma medida de íons de hidrogênio (H +) e ião hidroxilo concentração (OH-) no solo. Refere-se à acidez (pH baixo) ou alcalinidade (pH elevado) do solo e é medido em unidades de pH.
A escala de pH vai de zero a 14. Um pH de sete é neutro. À medida que a quantidade de iões H + nos aumentos de solo, o pH do solo diminui, e o solo torna-se mais ácido. À medida que a quantidade de iões OH- aumenta no solo, o pH do solo aumenta, e o solo torna-se mais alcalino. A partir de pH sete a zero, o solo é cada vez mais ácido, e a partir de sete de pH a 14, o solo é cada vez mais alcalino ou básico.
Usando uma definição rigorosa, pH é o logaritmo negativo da actividade de iões de H + na solução. Isso significa que os valores de pH são relatados em uma escala log negativo. Assim, uma alteração de uma unidade de valor de pH do solo significa uma mudança de 10 vezes na actividade real ou concentração de H + e H + a actividade aumenta à medida que diminui o nível de pH.
Para colocar isto em perspectiva, um seis pH do solo tem 10 vezes mais íons H + do que um pH do solo de sete e cinco pH do solo tem 100 vezes mais íons H + do que um pH do solo sete.
laboratórios de testes solo geralmente determinar o pH do solo na proporção de 2: 1 de água destilada mistura-a-solo ou numa solução diluída de cloreto de cálcio, e os resultados são expressos como o pH. O teste de pH utilizando cloreto de cálcio é considerado por alguns como mais precisa, uma vez que reflete o que as experiências da raiz da planta no solo. Em um relatório de teste de solo, pH é frequentemente relatados com um modificador descritivo (consulte a tabela). O pH do solo pode facilmente variar em meia unidade ao longo de um período de crescimento, dependendo das condições ambientais.
A acidez do solo vem de H + no solo, mas também de alumínio (Al3 +) íons na solução do solo e realizada em colóides do solo.Solo Al3 + é importante em solos ácidos, porque um pH abaixo de seis, Al3 + reage com a água (H2O) para formar compostos de hidróxido de alumínio que libertam iões de H + na solução do solo. Vários processos podem contribuir para o desenvolvimento de solos ácidos, incluindo chuva, uso de fertilizantes e desgaste natural dos minerais do solo. 

Azoto

As plantas retiram N na amónio (NH4 +) ou na forma de nitrato (N03-). A maioria das culturas anuais tendem a ocupar a maior parte N como nitrato. A uma gama de seis a oito pH do solo, a conversão microbiana de NH4 + para N03- (processo de nitrificação) é rápida. Em solos ácidas (pH inferior a seis), a actividade microbiana é reduzida, o processo de nitrificação é mais lento e as plantas com a capacidade de tomar-se NH4 + como a canola, pode ter uma ligeira vantagem.
O pH do solo pode desempenhar um papel na N perdas por volatilização. De amónio na solução do solo existe em equilíbrio com o gás amoníaco (NH3). O equilíbrio é fortemente dependente do pH. A diferença entre NH3 e NH4 + é um ião H +. Por exemplo, se NH4 + foram aplicadas a um solo com um pH de sete, a condição de equilíbrio seria de 99 por cento de NH4 + e um por cento de NH3. A pH oito, cerca de 10 por cento existiria como gás NH3. Isto significa que um fertilizante como ureia (46-0-0) é geralmente sujeita a perdas por volatilização ligeiramente superior a um pH mais elevado do solo. Mas isso não significa que as perdas no pH sete será um por cento ou menos. O equilíbrio é dinâmico. Quando uma molécula de NH3 escapa do solo, uma molécula de NH4 + NH3 converte para manter o equilíbrio.
O efeito do pH é apenas uma parte da história cheia de volatilização. Outros fatores, como a umidade do solo, temperatura, textura e capacidade de troca catiônica também pode afetar a volatilização. O ponto importante a lembrar é que, sob condições de baixa umidade do solo ou de má incorporação de uréia, de volatilização pode ser considerável, mesmo em valores de pH tão baixos quanto 5,5.
raízes das plantas leguminosas vivem em associação com bactérias Rhizobium, os quais, por sua vez fornecem N para o crescimento das culturas. O pH do solo é um fator extremamente importante na fixação de N por leguminosas. A sobrevivência ea atividade de bactérias Rhizobium diminui à medida que a acidez do solo aumenta. Esta é a preocupação quando a tentativa para crescer alfafa em solos com um pH inferior a seis. É uma preocupação séria para leguminosas, quando o pH do solo é inferior a 5,5.

Fósforo

fosfato de solo (PO 4) é bastante dependente do pH. As plantas retiram PO4 solúvel na solução do solo, mas esta piscina PO4 solúvel tende a ser extremamente baixa, muitas vezes menos do que um lb./ac.
A solubilidade limitada de P no solo refere-se à sua tendência para formar uma vasta gama de compostos P estáveis ​​em solo.Em condições de solo alcalino, fertilizantes P, tais como fosfato de mono-amónio (11-55-0) geralmente formam minerais mais estáveis ​​(menos solúveis) através de reacções com cálcio (Ca).Alguns agrônomos irá recomendar taxas mais elevadas de fertilizantes P para as culturas que crescem em ligeiras a moderadamente alcalino solos.
No entanto, ao contrário da crença popular, a P nestes compostos Ca-P irá ainda contribuir para o solo solúvel PO4 a aumentar a produção P. Como as plantas remover PO4 na solução do solo, mais compostos Ca-P irá dissolver, e os níveis de solução do solo P são repostos para aumentar a produção. Alberta ensaios de pesquisa de campo têm mostrado claramente que mais de 90 por cento do fertilizante P amarrado após a aplicação ainda estará disponível para as culturas nos anos subsequentes. Portanto, eu normalmente não recomendo taxas mais elevadas de fertilizantes P só porque o pH do solo é ligeiramente a moderadamente alcalino.
O destino de fertilizantes P adicionados em solos ácidos é diferente. Quando fertilizante fosfato reage com o alumínio (Al) e ferro (Fe), que são mais solúveis em solos ácidos, a formação de compostos Fe-Al-P P e vai ocorrer. A P tie-se com Al ou Fe é muito mais permanente do que com os compostos Ca-P. Estou muito mais preocupado com P tie-up em solos ácidos do que os solos alcalinos.

Potássio

Geralmente, potássio do solo (K) não é relativamente afectada pelo pH do solo. Alguns agrônomos ficam preocupados quando o pH do solo é aumentada pela adição de calcário e sentir disponibilidade de K do solo é reduzida e que os fertilizantes K adicional é necessária a adição de calcário. No entanto, este não é o caso. Calagem aumenta a disponibilidade de K, através do deslocamento de K trocável por Ca na cal.

Enxofre

enxofre sulfato (S042-), a planta formulário disponível de S, é relativamente pouco afetado pelo pH do solo.

micronutrientes

A disponibilidade dos micronutrientes de metal de manganês (Mn), ferro (Fe), cobre (Cu), e zinco (Zn) tendem a ser muito ligeiramente diminuído com o aumento do pH do solo até pH oito, mas para a maioria dos solos e culturas esta diminuição não é uma preocupação, até o pH do solo é maior do que oito. Boro (B) a disponibilidade é reduzida quando o pH aumenta solo superiores a 7,5, mas é realmente apenas uma preocupação se o teste do solo B é muito baixa (inferior a 0,4) e as culturas sensíveis ao boro como a alfafa ou de canola são cultivadas. Os mecanismos responsáveis ​​pela redução da disponibilidade de nutrientes diferentes para cada nutriente, mas pode incluir a formação de compostos de baixa solubilidade, maior a retenção por colóides do solo (argilas e matéria orgânica) e a conversão de formas solúveis de iões de que as plantas não podem absorver.
Molibdénio (Mo) comporta-se de frente para os outros micronutrientes. disponibilidade da planta é mais baixa em condições ácidas.

Estar ciente

O pH do solo pode desempenhar um papel em nutrientes do solo ea disponibilidade de fertilizantes. você deve se preocupar em sua fazenda? Seja mais consciente do que preocupado. Mantenha o fator de pH em mente ao planejar programas de gestão de nutrientes.
Nos últimos 20 anos, a diminuição do pH do solo parece estar ocorrendo mais visivelmente no continuamente cortadas, terra dirigir-semeado de terra sistema de plantio convencional. Um solo com um pH ótimo agora pode muito gradualmente se tornam mais ácidos ao longo dos próximos 20 anos, dependendo do uso de fertilizantes e manejo da terra. O que é mais importante é manter registros históricos de pH do solo dos seus campos. Solos tendem a acidificar muito gradualmente ao longo do tempo, quando são usadas taxas mais elevadas de N e S fertilizantes à base.
Matéria traduzida. Fonte original clique aqui

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a