Campo Grande (MS) – O GEMAP (Grupo de Estudos de Manejo em Áreas Protegidas) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Aquidauana reuniu no último dia 04, parceiros do GEoPark Bodoquena Pantanal e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), representado pelo Gerência de Unidades de Conservação (GUC), para a apresentação e discussão dos Projetos Demonstrativos de Manejo (PDM’s) nas Unidades de Conservação (UC’s) de Mato Grosso do Sul. O diretor cientifico do GeoPark e GEMAP, professor a UEMS Afranio Soriano coordenou os trabalhos e deu boas vindas aos participantes.
Em seguida, o biólogo Antonio Lázaro falou sobre o projeto “Escola vai ao Parque e Parque vai Escola”, que visa proporcionar aos estudantes de escolas públicas do estado um contato direto com as unidades de conservação, através de palestras temáticas e visitas, contemplando trilhas interpretativas, atividades de pesquisa (coleta de água, botânica, observação da fauna e indícios da presença dos animais na região através de pegadas).
Já o engenheiro florestal João Raimundo apresentou a Avaliação Diagnóstica do “status” de conservação da biodiversidade nas UC’s do MS, com a estratégica para o monitoramento, controle e erradicação das espécies exóticas e proposições inovadoras para a recuperação de áreas degradadas em UC’s.
A consultora Ambiental e professora da UEMS, Dra. Sara Abes apresentou a avaliação ambiental estratégica para a tomada de decisão em questões fundiárias de áreas protegidas em MS e proposta de implantação da bolsa de compensação de reserva legal em UC’s entre outros instrumentos.
E por fim, o biólogo Anderson Palmeira falou sobre o Plano de Uso Ecoturistico e a construção de parcerias locais e parcerias público- privadas (PPP’s) em UC’s de MS, em que apresentou uma proposta de trabalho e de mobilização social para o desenvolvimento do ecoturismo nas UC’s de MS, como estratégia de implantação das mesmas por meio e parcerias Público-Privadas, envolvimento das comunidades, entre outras estratégias (análise de oportunidades, planos de negócio, etc).
Atualmente, a equipe do GEMAP conta com 24 membros entre pesquisadores, estagiários e bolsistas e suas ações acontecem em parcerias com os órgãos governamentais, privados e organizações não governamentais (ONG’s). A próxima reunião será no início de março, ocasião em que serão apresentados todos os cronogramas de execução e alinhamento das estratégias apresentadas com os parceiros do IMASUL.