Pular para o conteúdo principal

Reunião do GEMAP reúne núcleos, Geopar e Imasul


Campo Grande (MS) – O GEMAP (Grupo de Estudos de Manejo em Áreas Protegidas) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) de Aquidauana reuniu no último dia 04, parceiros do GEoPark Bodoquena Pantanal e Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), representado pelo Gerência de Unidades de Conservação (GUC), para a apresentação e discussão dos Projetos Demonstrativos de Manejo (PDM’s) nas Unidades de Conservação (UC’s) de Mato Grosso do Sul. O diretor cientifico do GeoPark e GEMAP, professor a UEMS  Afranio Soriano coordenou os trabalhos e deu boas vindas aos participantes.
Em seguida, o biólogo Antonio Lázaro falou sobre o projeto “Escola vai ao Parque e Parque vai Escola”, que visa proporcionar aos estudantes de escolas públicas do estado um contato direto com as unidades de conservação, através de palestras temáticas e visitas, contemplando trilhas interpretativas, atividades de pesquisa (coleta de água, botânica, observação da fauna e indícios da presença dos animais na região através de pegadas).
Já o engenheiro florestal João Raimundo apresentou a Avaliação Diagnóstica do “status” de conservação da biodiversidade nas UC’s do MS, com a estratégica para o monitoramento, controle e erradicação das espécies exóticas e proposições inovadoras para a recuperação de áreas degradadas em UC’s.
A consultora Ambiental e professora da UEMS, Dra. Sara Abes apresentou a avaliação ambiental estratégica para a tomada de decisão em questões fundiárias de áreas protegidas em MS e proposta de implantação da bolsa de compensação de reserva legal em UC’s entre outros instrumentos.
E por fim, o biólogo Anderson Palmeira falou sobre o Plano de Uso Ecoturistico e a construção de parcerias locais e parcerias público- privadas (PPP’s) em UC’s de MS, em que apresentou uma proposta de trabalho e de mobilização social para o desenvolvimento do ecoturismo nas UC’s de MS, como estratégia de implantação das mesmas por meio e parcerias Público-Privadas, envolvimento das comunidades, entre outras estratégias (análise de oportunidades, planos de negócio, etc).
Atualmente, a equipe do GEMAP conta com 24 membros entre pesquisadores, estagiários e bolsistas e suas ações acontecem em parcerias com os órgãos governamentais, privados e organizações não governamentais (ONG’s). A próxima reunião será no início de março, ocasião em que serão apresentados todos os cronogramas de execução e alinhamento das estratégias apresentadas com os parceiros do IMASUL.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Le...