Pular para o conteúdo principal

Nematoides causam prejuízos de R$ 35 bilhões/ano ao agronegócio


Andressa C. Z. Machado
Pesquisadora/Nematologista do IAPAR

 Créditos Santino Aleandro da Silva
Créditos Santino Aleandro da Silva















Nos últimos anos, os fitonematoides tornaram-se motivo de grande preocupação para a agricultura brasileira, seja pela sua ampla distribuição geográfica, pois ocorrem em praticamente todas as regiões de importância agrícola no País, mas, principalmente, pela grande capacidade de causar perdas de produtividade em culturas como soja, algodão, feijão, café, entre outras.
Em algumas regiões do Brasil, como no Centro-Oeste, já foram relatadas perdas de até 80% da produtividade de soja em função do ataque de uma única espécie de nematoide, P. brachyurus, um dos principais problemas da cultura na atualidade.
Atualmente, as principais espécies que ocorrem no país, causando expressivas perdas econômicas, são os nematoides das galhas, Meloidogynejavanica (soja e milho) e M. incognita(soja e milho), o nematoide das lesões, Pratylenchusbrachyurus (soja, algodão e milho), o nematoide de cisto da soja, Heteroderaglycines (soja) e o nematoide reniforme,Rotylenchulusreniformis (soja e algodão).
Todos eles causam expressiva queda de produção nas culturas principais em que ocorrem.Segundo pesquisas recentes da Embrapa e da Aprosoja, os danos provocados por nematoides podem chegar a alarmantes R$ 35 bilhões por ano.
Olho aberto
Esse parasita ainda é desconhecido por muitos produtores e não tem recebido a importância devida. Isso se deve, principalmente, à dificuldade no reconhecimento dessas espécies a campo, que é feita pela observação do sistema radicular, que pode ou não apresentar sintomas típicos da presença desses organismos.
Os nematoides de galhas, como o próprio nome diz, são aqueles formadores de galhas no sistema radicular, sintoma bastante típico das meloidoginoses nas culturas em que ocorre. Por outro lado, P. brachyurus causa extensivas lesões necróticas nas raízes; entretanto, este tipo de sintoma não é característico do nematoide, podendo ser ocasionado por vários outros patógenos da cultura, dificultando o diagnóstico da espécie.
Assim como para P. brachyurus, raízes de plantas atacadas pelo nematoide reniforme e pelo nematoide de cisto não exibem, habitualmente, um sintoma típico que possa caracterizá-lo sob observação ainda no campo. Em todos os casos, entretanto, a melhor forma de identificar o problema seria a amostragem da área suspeita e envio das amostras a laboratório especializado para identificação e quantificação da(s) espécie(s) presente(s) na área.
Cistos do nematoide de cisto da soja, Heteroderaglycines, aderidos em raiz de soja - Créditos SantinoAleandro da Silva
Cistos do nematoide de cisto da soja, Heteroderaglycines, aderidos em raiz de soja – Créditos SantinoAleandro da Silva
Influências externas
As condições que favorecem tais espécies de nematoides são temperaturas mais elevadas, acima de 25 ºC, umidade adequada e presença de plantas hospedeiras na área. Devido a essas características, uma das regiões brasileiras que mais apresentam problemas com nematoides é o Cerrado, uma vez que as temperaturas são sempre elevadas, a maioria das grandes áreas produtoras são irrigadas e existe alimento para o patógeno o ano todo, já que o monocultivo de culturas suscetíveis é o sistema mais adotado na região.
O controle dos nematoides em culturas de grande extensão geralmente é bastante difícil, por ser oneroso e de eficiência variável. O mais importante é prevenir o estabelecimento desses patógenos em locais onde ainda não ocorram, pois sua erradicação é praticamente impossível.
As principais formas de evitar a disseminação de nematoides são:
ðUso de mudas de viveiristas certificados, produzidas em substrato isento de nematoides, no caso de lavouras perenes;
ð Cuidados com maquinário agrícola, pois a terra aderida a implementos e rodados pode disseminar grandes quantidades de nematoides;
ðEvitar erosão, mantendo o solo sempre coberto, pois solo infestado pode ser levado de uma área com nematoide para outra ainda isenta;
ð Evitar enxurradas dentro da lavoura;
ð Utilizar sementes certificadas, limpas, de preferência peletizadas (no caso de braquiárias), para evitar que torrões e partes de plantas que são transportados junto com as sementes possam introduzir o nematoide; entre outras.
Infelizmente, grandes extensões no Brasil já estão infestadas por nematoides, sendo necessária a adoção de medidas para diminuir sua população e permitir o cultivo com menores perdas para o produtor.
Opções de manejo
Como principais opções para o manejo de nematoides tem-se o uso de cultivares resistentes, a rotação de culturas com plantas não hospedeiras do nematoide e a utilização de nematicidas, seja no sulco de plantio, seja via tratamento de sementes.
O uso de cultivares resistentes seria o método ideal de manejo.Entretanto, poucas opções estão disponíveis no mercado, com níveis elevados de resistência e alta produtividade.
A utilização de nematicidas é uma prática de eficiência variável, uma vez que o adequado controle exercido pelo produto químico é dependente de uma série de fatores, como a granulometria do solo, nível de umidade na lavoura, época de aplicação, entre outros.
O tratamento de sementes, pela facilidade de aplicação, surge como opção de manejo desses patógenos em culturas como soja, milho e algodoeiro.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a