Pular para o conteúdo principal

Últimos destaques do agronegócio

Carne SP
A Sociedade Rural Brasileira e o governo paulista anunciam em 28 de Janeiro o lançamento do projeto “Semana da Carne”. O projeto compreenderá uma programação de eventos voltados aos integrantes do segmento produtivo e também consumidores, entre 13 e 19 e junho, em várias localidades na capital paulista. (Assessoria)
Milho
Em Mato Grosso, o atraso na colheita da soja nesta temporada e, mais recentemente, a chuvarada, têm prejudicado o ritmo do plantio de milho segunda safra. O cereal deve ocupar 3,38 milhões de hectares em 2015/2016 no Estado, um aumento de 2,2% em relação à safra passada. (Scot Consultoria)
Milho I
As atuais cotações domésticas do milho, em termos reais, são as maiores desde meados de 2013 ou do primeiro trimestre de 2014, a depender da região. De acordo com  análise do Cepea, a saca de 60 quilos no interior de São Paulo valorizou-se e média 18% apenas na parcial de janeiro. O Indicador Esalq/BM&FBovespa, referente à região de Campinas, fechou na quarta-feira, 20, a R$ 43,31/saca. (Estadão Conteúdo)
Frango
Pressionadas pela demanda enfraquecida, as cotações da carne de frango seguem em queda em todas as regiões pesquisadas pelo Cepea. Com isso, o produto volta a ganhar competitividade frente à bovina (principal substituta), que registra recuos menos intensos.  (Cepea)
Inflação
A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) em 2016 teve variação de 0,92% em janeiro, divulgou dia (22) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O grupo alimentação e bebidas foi o que apresentou a maior inflação no primeiro indicador deste ano, ao variar 1,67%.  (Agência Brasil)
Lácteos
As importações de lácteos pelo Brasil em 2015 teve um acréscimo de 25,7% no volume, comparado com o ano anterior, totalizando 134,28 mil toneladas importadas, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e comércio Exterior (MDIC). Porém, os gastos foram 8,3% menores, totalizando US$ 402,13 milhões. (Scot Consultoria)
Rentabilidade
Depois de dois anos positivos, a rentabilidade nas indústrias produtoras de carne de frango e suíno caiu em janeiro. As margens já são negativas para a carne suína e praticamente nulas no caso do frango. O vilão da história é o preço do milho. (Valor Econômico)
Censo agropecuário
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nesta quinta-feira, dia 21, edital para contratação de 1.409 profissionais temporários que vão trabalhar no Censo Agropecuário 2016. O edital foi publicado no Diário Oficial da União. (IBGE)
BRF
Funcionários da unidade da BRF de Lucas de Rio Verde, em Mato Grosso, decidiram em assembleia aceitar a proposta de acordo coletivo para 2016 da empresa. Com a decisão, os funcionários terão um reajuste salarial de 5%, entre outros benefícios, segundo o sindicato. (Estadão Conteúdo)
Fonte: Portal DBO

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...