Pular para o conteúdo principal

Syngenta não descarta unir-se à Monsanto


Grande player do setor de sementes, a empresa suíça enfrenta pressão de investidores que apóiam sua venda

A Syngenta está discutindo possíveis acordos com "diversas empresas" e não descarta uma combinação com a rival Monsanto. John Ramsay, CEO interino da Syngenta desde outubro, afirmou, em entrevista, que a companhia está "interessada em qualquer oportunidade de criação de valor na indústria".
Ramsay disse que a Monsanto não voltou a abordar a Syngenta, mas o fato de a companhia suíça considerar um acordo marca uma mudança na postura da empresa em poucos meses. Em agosto, a Monsanto retirou sua proposta de US$ 46 bilhões pela Syngenta, que resistiu por meses às investidas da companhia norte-americana.
Desde então, a Syngenta, maior empresa de pesticidas em receita e uma grande player do setor de sementes, vem enfrentando pressão de acionistas que defendiam a aquisição.
Hoje, um grupo, conhecido como Alliance of Critical Syngenta Shareholders, afirmou que a confiança no conselho de administração da companhia se deteriorou. O grupo publicou uma pesquisa apontando que quase 100% dos investidores consultados, que representam cerca de 10% do total de acionistas da Syngenta, apoiam uma mudança no conselho na próxima reunião anual.
Conforme a pesquisa, 80% dos investidores querem um leilão formal para vender a companhia, após o conselho ter recusado a proposta de aquisição feita pela Monsanto. "Considerando a falta de apoio do conselho e a estratégia da empresa, os acionistas acreditam que grandes mudanças são necessárias", afirmou.
Na semana passada, a fusão entre DuPont e Dow Chemical, ambas fornecedoras de produtos agrícolas, efetivamente excluiu duas potenciais parceiras da Syngenta. Além disso, deve aumentar a competição no mercado de sementes e pesticidas, avaliado em US$ 100 bilhões.
"Estamos preparados para discutir opções com toda a indústria, incluindo a Monsanto, mas precisamos nos concentrar na habilidade de criar valor e acreditar que conseguiremos fazer isso", disse Ramsay. Sobre a Monsanto não ter se aproximado da Syngenta para novas negociações, o CEO interino disse que "se houver interesse em discutir, estamos preparados".
Segundo fontes, a China National Chemical Corp., ou ChemChina, teria interesse em adquirir a Syngenta. John Ramsay não comentou o assunto, mas afirmou que um acordo com a ChemChina enfrentaria poucos riscos regulatórios. Ramsay disse ainda que vai se candidatar à vaga permanente de CEO.
Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...