E se sua fruta favorita fosse extinta? É o que pode acontecer com as bananas, elas podem simplesmente desaparecer em breve. Acontece que um patógeno fungicida está se espalhando pelo mundo, e já pode estar afetando 80% das bananas mundiais. Um estudo realizado na Holanda, mostra que a doença começou no Pamaná – de lá ela tem grandes possibilidades de já ter chegado na Ásia, África, Oriente Médio e Austrália.
Esse mesmo fungo levou quase a extinção total das bananas do tipo Gros Michel, em 1960. Seus efeitos foram descobertos em 1876, quando uma doença foi relatada em plantações australianas de bananas. Em 1890, a mesma doença apareceu nas bananas da Costa Rica e Panamá, e 20 anos mais tarde, foi atribuída ao fungo Fusarium oxysporum f cubense.
Esse fungo é incrivelmente eficiente em infectar plantações de bananas, e quando isso acontece, é devastador. Ele é transmitido através do solo e da água, podem permanecer adormecidos por até 30 anos, e é praticamente impossível de dectá-lo sem testes rigorosos. Uma vez que ele se instala na planta, ele viaja até pelo sistema radicular e viaja até os vasos do xilema – principais transportadores de água de uma planta. A partir daí, o fungo faz a planta murchar, transformando sua cor em um amarelo-marrom horrível, devido à falta de água. [ScienceAlert]
Veja mais aqui http://climatologiageografica.com.br/as-bananas-correm-risco-de-serem-extintas/#ixzz3t7tpz1Hi
Comentários
Postar um comentário
Os comentários não emite nenhuma opinião do blog, sendo de total responsabilidade do usuário.