Pular para o conteúdo principal

Showtec 2016 destaca novas tecnologias para o Agronegócio


Divulgação/ Famasul
Showtec 2016 destaca novas tecnologias para agricultura e pecuária
O lançamento do evento aconteceu nesta terça-feira (17)
O Showtec 2016 acontece de 20 a 22 de janeiro do próximo ano, em Maracaju, na sede da Fundação MS.  O lançamento do evento aconteceu nesta terça-feira (17), com a apresentação dos principais destaques da futura edição, que traz o tema “Tecnologia é o nosso negócio”.

Por meio dos cerca de 130 expositores, o evento espera aproximar o público das novidades tecnológicas existentes no mercado, visando maior produtividade, com foco na sustentabilidade.

De acordo com o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, a contribuição do agronegócio para a economia brasileira é feita graças a evolução do setor, por meio das constantes pesquisas realizadas. “Vamos demonstrar isso durante a feira. Nossa missão é transferir conhecimento, por de parceiras com diversas instituições de pesquisa, desenvolvendo novas opções, para que o produtor leve ao campo aquilo que serve para determinada situação, de acordo com as condições de solo, clima e em respeito ao meio ambiente”, observa.

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito, ressalta a parceria entre as duas instituições. “Representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Fundação MS, para que o produtor tenha a disposição novas tecnologias e que isso seja inserido no processo produtivo, auxiliando no aumento da produtividade”, avalia, destacando, ainda, a importância do conhecimento como processo de transformação.

Destaques 
O lançamento da tecnologia Cultivance, gerada pela Embrapa em parceria com a Basf, será um dos destaques. O sistema combina cultivares de soja geneticamente modificadas, competitivas e adaptadas a regiões diferentes, possibilitando o auxilio no manejo de plantas daninhas de difícil controle. Conforme a Embrapa Soja, trata-se de uma nova ferramenta para auxiliar os agricultores a obter rentabilidade maior em sua atividade agrícola, de forma sustentável.

Outro assunto de relevância será a demonstração de tecnologias do Programa Mais inovação por meio de uma unidade demonstrativa montada pela Fundação MS e Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).


Entre os destaques, também estão o Seminário dedicado ao setor sucro-energético, coordenado pela Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), e o lançamento da pós-graduação em Integração Lavoura Pecuária Floresta, parceria da Fundação MS com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).
Divulgação
Showtec 2016 destaca novas tecnologias para o Agronegócio
Novas tecnologias para agricultura e pecuária são destaques do Showtec 2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...