Pular para o conteúdo principal

É hora de plantar soja

Produtores estão optando por um tipo de plantio mais econômico (Foto: Reprodução/TV TEM)Produtores estão optando por um tipo de plantio mais econômico (Foto: Reprodução/TV TEM)
No noroeste do Estado, esse é o momento ideal para o plantio da soja. Choveu pouco e a terra está pronta para receber as sementes. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um crescimento de 6% na produção de soja no país. Serão 101 milhões de toneladas.

O mercado está otimista. Em José Bonifácio (SP), a propriedade de Fabiano José Missiaga tem 300 hectares, que serão dedicados exclusivamente à soja.
A soja é uma commodity, ou seja, é um produto agrícola negociado em dólar na bolsa de mercadorias. O valor do produto é regulado pelo mercado externo e, com a alta do dólar, passa a ter um valor inicial maior. Só que os insumos, como adubos e defensivos agrícolas, também ficam mais caros. O aumento foi em torno de 35%, diz o agricultor Sérgio Donizete Pavani.
Por esse motivo, muito produtores estão optando por um tipo de plantio mais econômico: o plantio direto. Nesse sistema, primeiro é plantada a cana-de-açúcar, que depois de colhida deixa palhas espalhadas pelo campo. Essas palhas não são retiradas. São elas que conservam a temperatura, a umidade e o meio biológico do solo, o que ajuda no plantio da soja, esclarece o engenheiro agrônomo Rodrigo Duarte de Bello.
A soja ainda está sendo plantada, mas muito agricultores já venderam o que vai ser colhido. Isso é o "mercado futuro". A perspectiva é boa, conta Sérgio.


Os Estados Unidos lideram a produção mundial de soja, com mais de 108 milhões de toneladas por ano. O Brasil vem em segundo lugar no ranking, com cerca de 95 milhões de toneladas. O Estado de São Paulo é responsável por 49% da área total de produção do país.
FONTE G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...