Pular para o conteúdo principal

Produtores rurais transformam sítios em pequenas empresas


 

Produtores passaram a eliminar a figura do atravessador e cuidar dos próprios negócios (Foto: Reprodução/TV TEM)Produtores passaram a eliminar a figura do atravessador e cuidar dos próprios negócios (Foto: Reprodução/TV TEM)
O Nosso Campo foi até o produtor Irineu José Bessi, de Pederneiras (SP). Ele explica que esta é a terceira geração da família que produz cana-de-açúcar no Brasil. Entretanto, vender apenas para as usinas não estava dando o lucro esperado. Foi então que ele teve uma ideia: fabricar cachaça. Ele montou um alambique há 24 anos e, assim, se tornou um empresário rural. Hoje, ele fabrica mais de 40 mil litros de cachaça por ano. 
Para começar o negócio, Irineu estudou toda a história e o processo de fabricação da cachaça. Além disso, trocou um trator para comprar alguns equipamentos. Ele usa até peças de uma Maria Fumaça inglesa de 1870, para a vaporização do líquido.
Já em Agudos (SP) foi possível encontrar mais uma produtora rural, também com sangue empreendedor nas veias! Maria Helena Napoleone é proprietária de uma fazenda que foi grande produtora de café, no século XIX. A propriedade está toda preservada, por isso, ela decidiu abrir as portas, ou melhor, as porteiras, para o turismo rural. Ela recebe a visita de grupos, escolas e pessoas interessadas em saber mais sobre o ciclo do café.
O "Nosso Campo" conversou com Marcelo Rondon, consultor do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - e ele confirmou que é uma tendência que os produtores rurais passaram a eliminar a figura do atravessador e cuidar dos próprios negócios.

Na região de Bauru, 60% das pequenas propriedades rurais estão formalizadas. Uma delas é o sítio de Valdemir Martins, que planta hortaliças. Ele já aumentou a quantidade de clientes e espera melhorar ainda mais a produção.

Se você ficou interessado em expandir os negócios na sua propriedade, pode buscar mais informações no Sebrae.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a