Pular para o conteúdo principal

O papel dos drones na análise da lavoura

Pesquisador americano apresentou as vantagens da tecnologia no Congresso Brasileiro de Sementes

Uma das principais novidades tecnológicas da agricultura contemporânea é a utilização de drones no sistema de produção de sementes. O tema foi abordado no segundo dia (15) do 19º Congresso Brasileiro de Sementes pelo professor e pesquisador americano Kevin Price. A palestra foi coordenada pelo professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Silmar Teichert Peske.
De acordo com Price, o uso dos drones possibilita uma visão muito maior e mais abrangente da cultura. “Os drones nos dão a possibilidade fazer muito mais trabalho em muito menos tempo”, reiterou Peske. Segundo ele, é possível cobrir de 200 a 400 hectares de uma lavoura em apenas um dia de trabalho.
O coordenador da palestra explicou que essa tecnologia pode realizar o monitoramento das plantas por meio da quantidade de clorofila ou do formato. O que permite identificar prematuramente certas doenças ou observar os estágios de maturação das plantas de forma rápida e eficaz em toda a lavoura. A diferença de coloração – causada por doenças ou diferentes estágios de maturação – pode ser detectada pelas imagens captadas pelo drone, que têm alta resolução, permitindo análises meticulosas.
Segundo Price, o custo deste tipo de tecnologia varia. “Depende se o produtor adquire todo o equipamento e contrata pessoal – incluindo profissionais habilitados que operem o drone e analisem as imagens – ou se ele terceiriza todo esse serviço. Já a aeronave pode custar de mil a 50 mil dólares e o software de 3.500 a dez mil”, estimou.
O investimento, de acordo com Peske, vale a pena. “Para a área de melhoramento, este é um dos principais avanços. Essa tecnologia permite que apenas um profissional analise milhares de parcelas em um ou dois dias”, afirmou.
No entanto, para fazer o uso da tecnologia é preciso seguir algumas regras. O professor da UFPel, Silmar Teichert Peske, explica que, nos EUA, para não representarem risco aos aviões, é exigido que os Drones voem a, no máximo, 130 metros. Ele explica também que a velocidade atingida pelos dispositivos gira em torno de 50 a 60 quilômetros por hora.
Fonte: Ascom/Congresso de Sementes

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a