Foto: Jornal “O Pantaneiro”
O professor, Marcus Vinícius Morais de Oliveira, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul em Aquidauana foi homenageado pela Câmara Municipal da cidade pelo trabalho com os bovinos Pantaneiros, pois recentemente a raça foi incluída como Patrimônio Cultural e Genético de Aquidauana - Lei nº 2.391/2015.
O reconhecimento aconteceu na noite desta sexta-feira, 14 de agosto, durante a tradicional Sessão Solene de Outorga de Títulos de Cidadania e Emérito Legislativo, como parte integrante dos festejos comemorativos aos 123 anos de fundação de Aquidauana.
Durante a solenidade, familiares e amigos lotaram o plenário da Câmara municipal. Além dos vereadores, algumas autoridades como o Deputado Estadual Felipe Orro e seu pai, Dr. Roberto Orro, marcaram presença.
Bovino Pantaneiro
O boi pantaneiro é uma espécie em extinção, mesmo sendo mais resistente e adaptado as regiões pantaneiras de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Por isso, pesquisadores da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) da unidade de Aquidauana desenvolvem trabalhos para o aumento do número da espécie e também da competitividade no mercado.
O professor da UEMS, Marcus Vinícius de Oliveira, explica que por conta da ameaça de extinção - já que há 100 anos havia mais de 3 milhões de cabeças de gado dessa raça registrados no Pantanal e hoje são apenas 500 no MS e MT- em 2009, foi iniciado o Núcleo de Bovinos Pantaneiros de Aquidauana (Nubopan). No início eram 15 fêmeas e hoje há 75 animais, com isso já é possível fazer as primeiras investigações científicas para poder saber qual é a real produção de leite destas vacas e o potencial para ganho de peso.
Fonte site UEMS