Pular para o conteúdo principal

Confira alguns destaques do agronegócio desta semana


VBP
Mato Grosso se consolida cada vez mais como um dos principais polos brasileiros de produção agropecuária. Pelo segundo ano consecutivo, o estado lidera o ranking do valor bruto da produção agropecuária (VBP), ultrapassando São Paulo. As lavouras e a pecuária de MT geraram 62,37 bilhões em 2015, contra R$ 61,21 bilhões das de SP. (Mapa)

Greve
Os fiscais federais agropecuários de todo Brasil entraram em greve nesta quinta-feira (17.09).  Desde o início da manhã, foram paralisadas as atividades em todos os locais e serviços como frigoríficos, portos, aeroportos e superintendência regionais, por exemplo. (Agrolink)

Estrangeiros
O presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura, deputado federal Newton Cardoso Jr (PMDB/MG) comemorou na noite desta quarta-feira, 16, a aprovação do requerimento de urgência para votação do Projeto de Lei 4059/2012 que permite sociedades brasileiras controladas por estrangeiros arrendar e comprar áreas rurais. (Painel Florestal)

Vazio sanitário
No próximo domingo, dia 20, começa o vazio sanitário para o cultivo de algodão e de feijão em Minas Gerais. Para o algodão, o período em que as lavouras não devem ter plantas vivas vale para todo o Estado e terá prazo mínimo de 60 dias. Já para o feijão, a medida será aplicada apenas em 18 municípios da região noroeste de Minas Gerais. (Estadão Conteúdo)

Café
As exportações de café voltaram a crescer em agosto, mas o total embarcado nesta safra (julho e agosto) ainda é inferior ao do mesmo bimestre do ano passado, segundo dados do CeCafé (Conselho de Exportadores de Café do Brasil). Essa diminuição se deve a um certo atraso na colheita de arábica em muitas regiões brasileiras, por conta do clima desfavorável e à maturação mais tardia. No entanto, a receita em Reais com as vendas externas de café verde na parcial desta safra já supera em quase 20% a de igual período de 2014, puxada pela forte valorização do dólar. (Cepea)

Vigilância
A elaboração do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária na Faixa de Fronteira foi o tema da reunião entre a Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e as Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) nesta quarta-feira (16), na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. (Mapa)

Amapá
A recente expansão das áreas de produção de grãos no Cerrado do Amapá, principalmente com cultivos de milho e soja, posiciona o Estado como uma das últimas fronteiras agrícolas do país. Projeções para daqui a 15 anos apontam que a área pode atingir o potencial máximo, com 300 mil hectares, tendo a soja como carro chefe. Nos últimos três anos, a área plantada de soja aumentou de 2 mil para quase 12 mil hectares. (Embrapa)

Ampa
A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) está completando 18 anos nesta sexta-feira, mas a data deverá ser celebrada em um mês, quando será inaugurado o Centro de Treinamento e Difusão Tecnológica em Sorriso – o primeiro dos cinco em construção nas principais regiões algodoeiras de Mato Grosso. (Assessoria)

Fonte: Portal DBO

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a