Pular para o conteúdo principal

Comissão de Agricultura discute uso da água na produção rural

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará debate sobre o PLS 228/2015, que modifica a Política Nacional de Irrigação (Lei 12.787/2013) para incluir regras visando ao uso eficiente da água para fins agrícolas.
Entre outras medidas, o projeto, de autoria do senador Wilder Morais (DEM-GO), prevê a aferição do consumo de água em cada propriedade rural. Como a medida impõe deveres aos produtores, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) sugeriu que o tema seja discutido com especialistas.
Ele propõe que sejam convidados para o debate, que ainda não tem data marcada, representantes dos ministérios da Agricultura, da Integração Nacional, da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Quilombolas

Na mesma reunião, presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), foi aprovado requerimento do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) para realização de audiência pública sobre o processo de reconhecimento de comunidade quilombola no povoado Brejão, no município de Brejo Grande (SE), a cargo da Superintendência do Incra de Sergipe.
O parlamentar diz ter havido fraude no cadastro de moradores, classificados inveridicamente como quilombolas. No requerimento, ele sugere que sejam convidados para a audiência pública os moradores do povoado Rosivan Machado da Silva, José Fausto Santos e Manfredo Goes Martins.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...