Pular para o conteúdo principal

Engenheiros agrônomos lutam contra o PL 1016


Apresentamos as duas petições publicas sobre a PL1016.


Tramita, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 1.016/2015, que prevê a vedação da atuação dos engenheiros agrônomos e dos médicos veterinários na área de produção animal. De autoria da deputada federal Júlia Marinho (PSC-PA), o PL retira as atribuições destes profissionais e vai na contramão da formação acadêmica, que contempla atividades vinculadas à produção animal. "A limitação da atuação irá ocasionar problemas graves para a agropecuária e a sociedade brasileira. Defendemos que as atividades sejam exercidas tanto pelos zootecnistas, como por engenheiros agrônomos e médicos veterinários, como acontece hoje", afirmou Jorge Dotti Cesa, diretor do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC). Em tramitação na Câmara, o PL já recebeu voto favorável pela aprovação da matéria, de acordo com parecer da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) e relatora da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural .
Com o objetivo de ampliar a pressão no Congresso Nacional, o Seagro-SC acionou a assessoria parlamentar da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). "Não é a primeira vez que essa proposta é apresentada no Congresso e, por isso, temos que intensificar a pressão entre os parlamentares e no diálogo com a sociedade", destacou Dotti. Foi criado a petição pública contra esta PL 1.016/2015 no link 
No YouTube, Dotti fala sobre o PL 1016. Assista AQUI

Confira o texto do movimento dos zootecnistas


Este texto, que diz respeito a todo cidadão e é dedicado aos esforços dos Zootecnistas, busca chamar a atenção para uma imoralidade que vem se perpetuando já há 47 anos. Trata-se da atribuição do exercício profissional pleno do Zootecnista (profissão regulamentada pela Lei 5.550 de 1968) a outras categorias que não dominam completamente todos os requisitos exigidos para atuar na área. 

O que faz o Zootecnista? Ele está presente em cada refeição sua! Trabalha para oferecer carne, leite, ovos e derivados com a melhor qualidade possível, formula a ração do seu pet, promove o bem-estar na criação de animais domésticos e selvagens e participa ativamente no desenvolvimento de tecnologias aplicáveis ao agronegócio pecuário, promovendo crescimento para a econômica nacional. 

O Zootecnista estuda 5 anos e cerca de 4.000 horas em disciplinas que lhe atribuem competências específicas para sua atividade profissional. Será ético e responsável socialmente dar as mesmas prerrogativas profissionais a outros grupamentos que estudam não mais do que 15% da carga horária em Zootecnia nos seus cursos de graduação? 

Apoie o Projeto de Lei 1016/2015 e contribua para que a população tenha a seu serviço um profissional realmente capacitado nesta área. 
Lutamos somente pelo o que é justo : Zootecnista é o graduado em Zootecnia


Deixe seu comentário 

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...