Pular para o conteúdo principal

Engenheiros agrônomos lutam contra o PL 1016


Apresentamos as duas petições publicas sobre a PL1016.


Tramita, no Congresso Nacional, o Projeto de Lei 1.016/2015, que prevê a vedação da atuação dos engenheiros agrônomos e dos médicos veterinários na área de produção animal. De autoria da deputada federal Júlia Marinho (PSC-PA), o PL retira as atribuições destes profissionais e vai na contramão da formação acadêmica, que contempla atividades vinculadas à produção animal. "A limitação da atuação irá ocasionar problemas graves para a agropecuária e a sociedade brasileira. Defendemos que as atividades sejam exercidas tanto pelos zootecnistas, como por engenheiros agrônomos e médicos veterinários, como acontece hoje", afirmou Jorge Dotti Cesa, diretor do Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC). Em tramitação na Câmara, o PL já recebeu voto favorável pela aprovação da matéria, de acordo com parecer da deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA) e relatora da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural .
Com o objetivo de ampliar a pressão no Congresso Nacional, o Seagro-SC acionou a assessoria parlamentar da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). "Não é a primeira vez que essa proposta é apresentada no Congresso e, por isso, temos que intensificar a pressão entre os parlamentares e no diálogo com a sociedade", destacou Dotti. Foi criado a petição pública contra esta PL 1.016/2015 no link 
No YouTube, Dotti fala sobre o PL 1016. Assista AQUI

Confira o texto do movimento dos zootecnistas


Este texto, que diz respeito a todo cidadão e é dedicado aos esforços dos Zootecnistas, busca chamar a atenção para uma imoralidade que vem se perpetuando já há 47 anos. Trata-se da atribuição do exercício profissional pleno do Zootecnista (profissão regulamentada pela Lei 5.550 de 1968) a outras categorias que não dominam completamente todos os requisitos exigidos para atuar na área. 

O que faz o Zootecnista? Ele está presente em cada refeição sua! Trabalha para oferecer carne, leite, ovos e derivados com a melhor qualidade possível, formula a ração do seu pet, promove o bem-estar na criação de animais domésticos e selvagens e participa ativamente no desenvolvimento de tecnologias aplicáveis ao agronegócio pecuário, promovendo crescimento para a econômica nacional. 

O Zootecnista estuda 5 anos e cerca de 4.000 horas em disciplinas que lhe atribuem competências específicas para sua atividade profissional. Será ético e responsável socialmente dar as mesmas prerrogativas profissionais a outros grupamentos que estudam não mais do que 15% da carga horária em Zootecnia nos seus cursos de graduação? 

Apoie o Projeto de Lei 1016/2015 e contribua para que a população tenha a seu serviço um profissional realmente capacitado nesta área. 
Lutamos somente pelo o que é justo : Zootecnista é o graduado em Zootecnia


Deixe seu comentário 

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...