Pular para o conteúdo principal

Mercado climático está no radar das commodities, aponta FCStone

INTL FCStone
 Os preços das commodities agrícolas deverão ser fortemente influenciados pelas condições de temperatura, e principalmente de chuvas, nos principais países produtores. Para a analista de soja da INTL FCStone, Natalia Orlovicin, o clima dos próximos meses será decisivo na manutenção da produtividade do grão em um patamar relativamente alto.

A previsão é de que a ocorrência do El Niño seja favorável ao desenvolvimento da safra da oleaginosa, trazendo chuvas adequadas e temperaturas mais amenas durante julho e agosto nos Estados Unidos. “Essa incerteza, porém, ainda pode trazer maior suporte e volatilidade aos preços, como ocorre nesta época”, avalia Natalia.

No território norte-americano, as chuvas recentes têm gerado uma umidade excessiva do solo em parte do cinturão, com alguns pontos de alagamento, podendo resultar em aumento da incidência de doenças. “O USDA vem reduzindo as condições da safra dos EUA a cada semana e os preços na CBOT reagiram, encontrando suporte nas questões climáticas”, explica a analista da consultoria, Ana Luiza Lodi.

No caso do algodão, boa parte da área foi semeada fora do período ideal, dado o grande volume das precipitações. Segundo a consultoria, o papel do clima no desenvolvimento da safra e na tomada de decisão quanto a área a ser colhida ou abandonada será o principal fator a influenciar o balanço de oferta e demanda da pluma nos próximos meses.

Já no Brasil, o foco climático também está na ocorrência das chuvas, que pode atrapalhar a moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul (principalmente a partir de setembro) e no ATR médio, que vem apresentando queda devido principalmente à floração dos canaviais.

Outro fator que deverá ser protagonista nos próximos meses é a evolução do dólar. De acordo com a analista de câmbio da INTL FCStone, Lígia Heise, os produtores brasileiros deverão continuar enfrentando preços mais caros na aquisição de insumos importados, como os fertilizantes, em função do patamar mais elevado da taxa de câmbio.

Postagens mais visitadas deste blog

Como é formado os solos

O solo é a fina camada de material que cobre a superfície da Terra e é formado a partir da desagregação das rochas.Ela é composta principalmente de partículas minerais, materiais orgânicos, água, ar e organismos vivos de todas as que interagem lentamente ainda constantemente. A maioria das plantas obtem os seus nutrientes do solo elas são a principal fonte de alimento para os seres humanos, animais e pássaros.Portanto, a maioria dos seres vivos na terra dependem do solo para a sua existência. O solo é um recurso valioso que precisa ser cuidadosamente gerido, uma vez que é facilmente degradado.Se entendermos o  solo e controlá-lo corretamente, vamos evitar a destruição de um dos blocos de construção essenciais de nosso meio ambiente e nossa segurança alimentar. Perfil do solo, mostrando as diferentes camadas ou horizontes. O perfil de soloComo solos desenvolveram ao longo do tempo, as camadas (ou horizontes) formam um perfil do solo. A maioria dos perfis de solo é composto por - solo e subs…

Conheça os 5 melhores aplicativos para uso na área Agronômica 2018

1º PlantNet: Um excelente App para identificação de plantas daninhas. https://play.google.com/store/apps
Pl@ntNet é uma aplicação de colecta, anotaçâo e pesquisa de imagens para auxiliar a identificar plantas.Ela integra um sistema de ajuda para a identificação automática de plantas a partir de fotos comparadas com as imagens de um banco de dados botânicos. Os resultados permitem encontrar o nome botânico de uma planta, se esta for suficientemente ilustrada na base de referência. Tanto o número de espécies processadas como o número de imagens utilizadas evoluem com as contribuições neste projeto.A aplicação não permite a identificação de plantas ornamentais ou de horticultura. Funciona ainda melhor se as imagens submetidas focalizarem um órgão ou uma parte bem determinada da planta. As fotos de folhas de árvores sobre um fundo uniforme fornecem os resultados mais relevantes. 2° Pasto Certo O Pasto Certo é um aplicativo para dispositivos móveis que permite o acesso, de forma rápida e integr…

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D 

O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.
      A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result
2-Aplicativo C7 LDFP

O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita:
a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a:     - Inventário de Florestas Plantadas     - Cálc…