Pular para o conteúdo principal

UEMS e Pnaest patrocinam viagens acadêmicas

Acadêmicos em viagem para a 9ª Bienal da UNE, ocorrida em fevereiro
Viajar e conhecer outros lugares e culturas, participar de importantes eventos nacionais, interagir com estudantes de diferentes localidades, desenvolver novas percepções sobre a realidade e crescer enquanto sujeito crítico. No universo acadêmico, essas experiências são extremamente positivas na formação dos jovens estudantes.
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com o apoio do Programa Nacional de Assistência Estudantil para as Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais (Pnaest) tem consolidado ações e garantido o patrocínio de transporte e logística aos acadêmicos da Universidade.
De acordo com o professor Edmilson Souza, responsável pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proec), “a UEMS vive um período muito positivo, pois a parceria com o Pnaest tem garantido repasses anuais oportunizando viagens, entre outras ações, em todas as unidades universitárias. O apoio financeiro é essencial para a execução de projetos que demandam o deslocamento dos discentes”, relata.
Os repasses do Governo Federal somam cerca de 2 milhões de reais, anualmente. Desde 2011, a quantia tem viabilizado a realização de muitos projetos. Somente no primeiro semestre deste ano, um total de 15 projetos com média de 40 alunos por viagem. “As demandas são encaminhadas pelos estudantes e por professores, e tratam de apoio para participação em eventos estudantis, congressos, semanas acadêmicas, hospedagem de estudantes, eventos pedagógicos”, informa o pró-reitor.
Todas as unidades universitárias estão aptas a receber patrocínios, desde que atendam os requisitos no preenchimento dos projetos. Os maiores beneficiados são os estudantes. “Temos estreitado o relacionamento junto ao Movimento Estudantil da UEMS, pois é em função deles que nossa Universidade existe. As viagens realizadas abrem janelas e possibilidades muito além das paredes de sala de aula para nossos alunos”, destaca o pró-reitor.
Relatos de estudantes atendidos
Com recursos próprios, a UEMS financiou o deslocamento de estudantes a vários eventos, destacando a 9ª Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes) que aconteceu no Rio de Janeiro, no mês de fevereiro. Com incentivo financeiro do Pnaest, a Universidade garantiu o deslocamento de 82 estudantes ao 54ª Congresso Nacional da entidade (Conune), realizado de 3 a 7 de junho, em Goiânia.
Para Thainara Felix e Igor Pereira, ambos estudantes do curso de Administração da Unidade de Ponta Porã, o patrocínio das viagens colabora com a formação dos estudantes. “O Movimento Estudantil tem reivindicado muitas pautas junto a Proec, e pelo bom relacionamento que mantém com a pró-reitoria, tem obtido conquistas”, relata Thainara. Ela participou, junto com outros estudantes, do Conune-2015 graças a este apoio. “Não seria possível irmos ao evento sem apoio com transporte. Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para minha formação acadêmica, política e cultural”, garante a jovem.
“Fazer com que os estudantes compreendam que a vida acadêmica não acontece apenas dentro da sala de aula. É necessária a vivência de novas e construtivas experiências fora da Universidade”, afirma o outro estudante da região de fronteira. Igor reconhece que os recursos para deslocamento dos alunos da UEMS são fundamentais no processo de aprendizado.
Luciano Fernandes, do curso de Química da UEMS de Dourados e um dos coordenadores do DCE/UEMS confirma que “participar do Conune foi muito construtivo, pois se trata de um importante espaço de debates, ao mesmo tempo em que conhecemos realidades diferentes, com problemas semelhantes”. Para o estudante, a experiência foi válida despertando a força e importância da conscientização estudantil.
A última viagem financiada pelo Pnaest foi o transporte de 27 alunos da Atlética de Direito da UEMS/Dourados convidados a visitar a Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Paraná. A viagem deste último fim de semana (6 e 7) está relacionada à possibilidade de futura participação dos acadêmicos nos Jogos Jurídicos em 2016. “Recebemos apoio e incentivo da Proec e estamos satisfeitos. Foi fator diferencial para o pessoal da Atlética de Direito”, afirma Eduardo Henrique, presidente da Atlética de Direito da Unidade de Dourados.
Todas as experiência somente foram possíveis devido à dedicação que a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários tem direcionado a seus estudantes e, principalmente, aos repasses do Pnaest. Mais informações sobre o processo de encaminhamento de projetos para solicitar deslocamentos de alunos em viagens acadêmicas podem ser obtidas no setor responsável da Proec, pelo telefone (67) 3902-2561.
FONTE SITE UEMS
Anexos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a