Pular para o conteúdo principal

Cinco dicas para fazer um bom resumo antes das provas

O resumo é uma técnica que ajuda na compreensão e interpretação de textos durante o seu aprendizado. Ele é um apanhado de informações essenciais de um determinado conteúdo e pode ser o seu melhor amigo antes de realizar provas e simulados.
Apesar de ser adotado por inúmeros estudantes, o resumo não funciona adequadamente se o aluno apenas copiar os tópicos mais importantes da disciplina. Na realidade, o aluno precisa prestar atenção nesse conteúdo para tentar compreendê-lo.
A partir do momento em que o estudante tiver segurança com o assunto, o resumo pode se tornar um grande aliado. Para que isso aconteça, vale a pena ter cuidado na seleção das informações e na transposição delas. Ou seja, você precisa usar as suas próprias palavras para explicar o assunto.
Pensando na importância dessa ferramenta para seus estudos, o Estuda Vest selecionou algumas dicas que podem auxiliar na sua rotina de preparo de resumos. Confira abaixo:
Depois de ler o texto, faça algumas perguntas:
O que foi dito? Como esse assunto foi explicado? Qual o problema central levantado pelo autor? Essas perguntas podem lhe ajudar a encontrar os principais detalhes da matéria que você estiver estudando. Por isso, use um pouco mais de tempo de estudo para confirmar se todos esses pontos foram questionados e respondidos por você.
Caso seja o resumo de um texto, marque as informações:
Selecionar os dados mais relevantes dos parágrafos do texto, com base nas perguntas feitas acima, pode ajudar visualização e entendimento dessas informações. Use marca textos coloridos, canetas ou o próprio lápis para deixar essas marcações nítidas no seu estudo.
Caso seja o resumo de um livro, marque suas informações também:
Da mesma forma que o item anterior, selecione as informações mais importantes de cada capítulo com base nas perguntas do primeiro item.
Depois da seleção, interprete e explique com suas próprias palavras o que você entendeu:
Esse é o ponto crucial no preparo de um resumo. Não tente enganar a si mesmo. Seja honesto consigo mesmo e com o seu potencial. Reveja as suas marcações no texto, ou nos capítulos, e tente explica-las com o seu jeito. Tenha paciência. Nem tudo sai perfeitamente na primeira tentativa. O que importa é que você ganhe experiência tentando explicar de forma simples e clara o que já visto até agora.
Faça alguns mapas sobre o tema, desenhe, seja criativo!
Não perca seu ritmo! Depois de todas essas fases, tente esquematizar as suas ideias principais em mapas mentais ou até mesmo em desenhos. Na hora de relembrar a matéria que você aprendeu, é preciso ser criativo. Abuse nas cores, nos formatos e nas palavras-chave. Eles serão cruciais durante a rotina de estudos. 
FONTE estudavest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...