Pular para o conteúdo principal

Cinco dicas para fazer um bom resumo antes das provas

O resumo é uma técnica que ajuda na compreensão e interpretação de textos durante o seu aprendizado. Ele é um apanhado de informações essenciais de um determinado conteúdo e pode ser o seu melhor amigo antes de realizar provas e simulados.
Apesar de ser adotado por inúmeros estudantes, o resumo não funciona adequadamente se o aluno apenas copiar os tópicos mais importantes da disciplina. Na realidade, o aluno precisa prestar atenção nesse conteúdo para tentar compreendê-lo.
A partir do momento em que o estudante tiver segurança com o assunto, o resumo pode se tornar um grande aliado. Para que isso aconteça, vale a pena ter cuidado na seleção das informações e na transposição delas. Ou seja, você precisa usar as suas próprias palavras para explicar o assunto.
Pensando na importância dessa ferramenta para seus estudos, o Estuda Vest selecionou algumas dicas que podem auxiliar na sua rotina de preparo de resumos. Confira abaixo:
Depois de ler o texto, faça algumas perguntas:
O que foi dito? Como esse assunto foi explicado? Qual o problema central levantado pelo autor? Essas perguntas podem lhe ajudar a encontrar os principais detalhes da matéria que você estiver estudando. Por isso, use um pouco mais de tempo de estudo para confirmar se todos esses pontos foram questionados e respondidos por você.
Caso seja o resumo de um texto, marque as informações:
Selecionar os dados mais relevantes dos parágrafos do texto, com base nas perguntas feitas acima, pode ajudar visualização e entendimento dessas informações. Use marca textos coloridos, canetas ou o próprio lápis para deixar essas marcações nítidas no seu estudo.
Caso seja o resumo de um livro, marque suas informações também:
Da mesma forma que o item anterior, selecione as informações mais importantes de cada capítulo com base nas perguntas do primeiro item.
Depois da seleção, interprete e explique com suas próprias palavras o que você entendeu:
Esse é o ponto crucial no preparo de um resumo. Não tente enganar a si mesmo. Seja honesto consigo mesmo e com o seu potencial. Reveja as suas marcações no texto, ou nos capítulos, e tente explica-las com o seu jeito. Tenha paciência. Nem tudo sai perfeitamente na primeira tentativa. O que importa é que você ganhe experiência tentando explicar de forma simples e clara o que já visto até agora.
Faça alguns mapas sobre o tema, desenhe, seja criativo!
Não perca seu ritmo! Depois de todas essas fases, tente esquematizar as suas ideias principais em mapas mentais ou até mesmo em desenhos. Na hora de relembrar a matéria que você aprendeu, é preciso ser criativo. Abuse nas cores, nos formatos e nas palavras-chave. Eles serão cruciais durante a rotina de estudos. 
FONTE estudavest

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Le...