Pular para o conteúdo principal

Aprovado relatório da MP que dispensa o emplacamento de tratores

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio de suas delegacias ou mediante convênio, ficará responsável pelo registro de tratores e maquinas agrícolas fabricados a partir de 1º de janeiro de 2016. É o que prevê relatório do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) à Medida Provisória (MP) 673/2015, que dispensa de licenciamento e de emplacamento o maquinário usado em atividade rural, aprovado nesta quarta-feira (17) na comissão mista encarregada de emitir parecer sobre a matéria.
O projeto de lei de conversão resultante da medida provisória também isenta os tratores do pagamento de seguro obrigatório. A cobertura dos danos causados por aparelho desse tipo dependerá da contratação de seguro facultativo junto ao mercado privado. A matéria ainda poderá ser alterada quando de sua votação nos Plenários da Câmara e do Senado. Aleluia aceitou 13 das 82 emendas apresentadas ao relatório, ampliando assim o grau de abrangência da proposta, que também prevê equiparação da carga horária de trabalho dos tratoristas à dos caminhoneiros (até 12 horas diárias).
O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) apresentou voto contrário ao relatório, por entender, a exemplo de outros membros da comissão, que o registro deveria ficar a cargo dos fabricantes dos tratores, que repassariam os dados aos órgãos oficiais competentes, sem o envolvimento de outros entes federativos. Colatto também frisou que o relatório de Aleluia amplia o escopo da medida provisória, ao incorporar outros temas à proposta, que tratava exclusivamente do emplacamento dos tratores.
A equiparação dos tratoristas aos motoristas profissionais também foi criticada na comissão mista. Porém, o autor da emenda, senador Blairo Maggi (PR-MT) negou que a medida leve mais burocracia para o interior das fazendas. Segundo ele, ao trabalhar duas horas a mais na mesma propriedade, além das oito horas habituais, o tratorista expõe-se a muito menos estresse, ao contrário do motorista de caminhão, que se encontra exposto a inumeráveis riscos nas estradas.
Para evitar a cobrança futura de IPVA e taxas aplicadas aos demais veículos, Aleluia procurou garantir que o registro dos tratores fique a cargo do Ministério da Agricultura, e não dos Detrans, como estabelece a MP 673/2015. Essa era uma das maiores preocupações do relator, ex-secretário de Transportes de Salvador, e que em todas as reuniões da comissão cobrou sugestões de seus pares, como forma de não acarretar mais despesas ao setor rural e aos agricultores familiares.
Aleluia observa que as máquinas agrícolas passam quase toda a sua vida útil dentro dos limites das propriedades rurais, realizando trabalhos no campo. Em geral, o seu trânsito em via pública restringe-se a pequenos deslocamentos, quando há necessidade de execução de tarefa em outra propriedade rural próxima. Assim, é inconcebível dar a esses equipamentos o mesmo tratamento dispensado aos veículos de passageiros ou de carga, afirma o relator.

Alterações

Alem de estabelecer critério para o registro de tratores, o relatório de Aleluia, alterou outros dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503/1997), o que não constava do texto original da MP 673/2015.
O projeto substitui o órgão municipal de trânsito pelo Detran, de âmbito estadual, como responsável pelo registro de ciclomotores. E dispensa os populares “jericos”, veículos artesanais usados por agricultores, do certificado de segurança necessário para registro e licenciamento, previsto no código.
Também estende aos operadores de veículos automotores destinados a puxar ou a arrastar maquinaria de qualquer natureza ou a executar trabalhos de construção ou pavimentação e aos operadores de tratores, colheitadeiras, autopropelidos e demais aparelhos executantes de trabalhos agrícolas as mesmas regras definidas para o trabalho dos motoristas profissionais, com relação à jornada de trabalho, repouso, intervalo para refeição, hora extraordinária, entre outras normas aplicáveis àquela categoria profissional.
O projeto também revoga dispositivo do CTB segundo o qual, antes do registro e licenciamento, o veículo de carga novo deverá transitar embarcado do pátio da fábrica ou do posto alfandegário ao município de destino. Essa obrigatoriedade, de acordo com o relator, impõe um ônus inconcebível aos transportadores autônomos e às pequenas empresas de transporte de carga, quando da aquisição de caminhões novos.
— Se o caminhão for adquirido pelo proprietário, e vai ser emplacado em Belém (PA), se for rodando, com diárias, pedágio e imposto, sai por R$ 6.400. Se embarcado, custa R$ 24.124 — explicou o relator.
O projeto ainda estabelece infração gravíssima, multa e apreensão do veículo de quem transitar em faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente. As mesmas penalidades serão aplicadas a quem efetuar o transporte clandestino de passageiros. Já o motorista que promover a cobrança de tarifa com o veículo em movimento estará sujeito à infração média e multa.
Ainda de acordo com o projeto, o condutor que exerce atividade remunerada no veículo, portador de habilitação na categoria C, D ou E, será convocado pelo órgão executivo de trânsito estadual a participar de curso preventivo de reciclagem sempre que, no período de um ano, atingir 14 pontos, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Por fim, o projeto também altera dispositivo da Lei 13.001/2014, que dispõe sobre a liquidação de créditos concedidos aos assentados da reforma agrária, para estabelecer que a renegociação deverá ser requerida pelo mutuário e formalizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) até 31 de dezembro de 2015.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a