Pular para o conteúdo principal

Cerrado - Um bioma em extinção

       

   A degradação do bioma, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação agropecuária, transformou o cerrado em um grande emissor de CO2 na atmosfera, com níveis já equivalentes aos da Amazônia, além da perda de biodiversidade e serviços ecológicos desse importante bioma.
       O Cerrado brasileiro já perdeu quase metade de sua cobertura florestal original, revelam dados preliminares de um estudo inédito do Ibama e do Ministério do Meio Ambiente. Uma área de quase um milhão de quilômetros quadrados foi devastada pelo avanço de plantação de soja, da pecuária e da exploração de madeira para produção de carvão para siderúrgicas, informa Catarina Alencastro.
      Degradar o Cerrado traz consequências negativas para os próprios agricultores. “Não é do interesse deles aumentar o desmatamento”, afirma o diretor do ministério. O aumento, afirma, põe em risco a água. Quando as chuvas diminuem, a vegetação nativa reduz a perda de água, o que não acontece com as culturas agrícolas. Todas as culturas atuais perdem pelo menos o dobro de água que a vegetação nativa. Isso altera o balanço hídrico, o lençol freático tende a reduzir e corremos risco de perda da perenidade dos rios”, afirma Dias.
         As consequências disso extrapolam os limites do bioma. “O Cerrado é a grande caixa d’água do Brasil”. Além das nascentes de boa parte das bacias hidrográficas do país encontrarem-se ali, o bioma é constituído por planaltos, o que o torna essencial na produção de energia nas hidrelétricas. “A hidrelétrica precisa de água e precisa de queda d’água, e 50% de todo o potencial de geração de energia está no Cerrado”.

       Além do risco de prejudicar as bacias hidrográficas e as hidrelétricas, o diretor tem outro argumento para desencorajar o desmatamento por parte dos agricultores. “O Cerrado emite hoje tanto CO2 quanto a Amazônia. Daqui para frente vamos ter dificuldades para exportar os produtos cultivados ali por uma exigência dos compradores que não querem produtos causadores de emissões. Podemos ter uma proibição da compra da soja brasileira, por exemplo.”

Curiosidade sobre o Cerrado
  • Possui clima tropical sazonal, com duas estações bem definidas – uma seca e outra chuvosa
  • Detém 5% da biodiversidade do planeta
  • É a savana mais rica do mundo
  • É a maior região de savana tropical da América do Sul
  • É o segundo bioma brasileiro em extensão
  • Ocupa 24% do território brasileiro
  • Compõe 100% da área do Distrito Federal e 97% de Goiás
  • Abriga 11 tipos distintos de vegetação
  • São 12.356 espécies de plantas herbáceas, arbóreas, arbustivas e cipós
  • A flora vascular nativa compõe um catálogo com 11.627 espécies
  • A fauna é extremamente rica, somando 320 mil espécies de animais na região
  • Cerca de 90 mil espécies de insetos povoam o bioma
  • Possui 181 áreas protegidas
  • Das 12 regiões hidrográficas brasileiras, metade tem nascente no bioma
  • Responde por mais de 70% da vazão gerada nas bacias hidrográficas do Araguaia/Tocantins, do São Francisco e do Paraná/Paraguai
  • Há 12 mil anos o cerrado recebeu seus primeiros habitantes
  • Foi colonizado pelos portugueses no século XVI

Ameaças ao Cerrado

  • É um dos biomas brasileiros mais ameaçados
  • Já perdeu quase metade de sua cobertura vegetal original
  • Todo ano são desmatados mais de 14 mil km2 de área
  • Queimadas e incêndios florestais têm relação direta com o desmatamento
  • 132 espécies da flora estão ameaçadas de extinção
  • A degradação da vegetação remanescente ameaça a qualidade dos recursos hídricos
  • Dados recentes mostram que já foram desmatados um total de 975,7 mil km2, quase metade da área total do bioma
  • Mato Grosso é o estado que mais desmatou, somando quase 359 mil km2
  • O município campeão em desmatamento é Formosa do Rio Preto, na Bahia, com 16.186 km2

A dinâmica do Cerrado e sua importância



Saiba mais sobre a importância do Bioma Cerrado o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área de 2.036.448 km2, cerca de 22% do território nacional e sobre os vários tipos de vegetação que ele contem clicando na imagem abaixo ou no link a seguir: Vegetação típica do Cerrado .
.


Demarcada em verde escuro a região do Cerrado
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso também arar transversalmente à declividade, para não facilitar a erosão. Modernamente usam-se arados reversíveis por a

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a