Pular para o conteúdo principal

Calouro: veja como aproveitar ao máximo o seu primeiro ano de graduação

Calouro: veja como aproveitar ao máximo o seu primeiro ano de graduação
(Crédito: Shutterstock.com)
Nunca se esqueça que os resultados que você obtiver na universidade serão importantes pelo resto da sua vida

O primeiro ano da faculdade é a oportunidade dedar os primeiros passos para uma carreira de sucesso. É possível conhecer pessoas novas, aprofundar seus estudos e aproveitar o conhecimento e contatos profissionais dos professores. Além disso, veja outras formas de ter um ótimo primeiro ano como universitário:




1 – Faça perguntas

As aulas na universidade costumam seguir um ritmo mais acelerado do que nas escolas ou cursinhos. Por isso, é normal que você se sinta perdido nos primeiros meses. Sempre que existirem dúvidas, peça ajuda para o professor ou um colega de sala.


2 – Atividades

A universidade, ao contrário da escola, oferece diversas atividades de integração entre os alunos e participação acadêmica. Faça parte da Atlética, do Centro Acadêmico e outras organizações. Além de ser divertidos, essas organizações são ótimas para treinar a sua capacidade de lidar com problemas e responsabilidades, habilidade importante para qualquer profissional.


3 – Projetos

Logo que entrar na universidade, pesquise sobre os projetos de pesquisa que estão em andamento na instituição. Procure pelo laboratório de pesquisadores e se engaje em suas atividades. Essa iniciativa pode ajudá-lo a aprender mais sobre a área que você estuda e até mesmo iniciá-lo na carreira acadêmica.


4 – Faça amigos

Mesmo que você seja antissocial, aproveite a sua fase como calouro para conhecer pessoas e criar amizades. Além de ser bom para a sua vida social, ter amigos na universidade é o primeiro passo paratrabalhar o seu networking. Afinal, nunca se sabe quem poderá conhecer uma ótima oportunidade de estágio, por exemplo.


5 – Ouça os outros

Aproveite os conselhos dos veteranos sobre como eles lidaram com matérias e provas difíceis. Eles já passaram a mesma coisa que você e, por isso, podem realmente ajudá-lo com os seus problemas.


6 – Estude

Nunca se esqueça que os resultados que você obtiver na universidade serão importantes pelo resto da sua vida, já que eles influenciarão diretamente a sua carreira. Não deixe estudar e aproveitar a sua graduação para ler livros, fazer pesquisas e se aprofundar no assunto.


7 – Pondere

Antes de tomar grandes decisões, é essencial que você pondere sobre a questão. Antes de aceitar um estágio, veja se ele realmente será útil para a sua formação universitária, por exemplo. Evite agir por impulso e você não se arrependerá de nenhuma das suas decisões.




Autor: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...