Pular para o conteúdo principal

Conheça os 13 festivais (quase) agropecuários mais curiosos do mundo

Em todo o planeta, inusitados festivais envolvendo animais, frutas e legumes têm animado gerações ao longo dos anos. Guerras de tomates, touradas e até esculturas de rabanetes são motivos de atração para moradores e turistas se deliciarem com eventos tradicionais – e às vezes meio estúpidos, é verdade.
Confira a nossa lista de festivais (quase) agropecuários mais curiosos do mundo!
Festival de São Firmino, Espanha
eventos_agropecuária_agricultura_tourada (Foto: Thinkstock)
Considerada uma das mais impressionantes festas de todo o planeta, o Festival de São Firmino é tradicional há séculos na Espanha. O evento acontece todo ano entre os dias 6 e 14 de julho na pequena cidade de Pamplona. A festa é uma homenagem a São Firmino, santo da cidade e padroeiro de Navarra.
Uma das atividades mais famosas do evento é o “encierro”, a conhecida corrida de touros. Ao longo de 849 metros, pessoas competem uma grande corrida com os animais pelas ruas de Pamplona. Mais de 15 pessoas já morreram por causa das encierros desde a criação da festa.
Tomatina, Espanha
eventos_agropecuária_agricultura_tomatina_tomate_espanha (Foto: Divulgação)
Também na Espanha, a Tomatina é outra que sempre aparece na lista de festas mais conhecidas do mundo. Realizada na cidade de Buñol, em Valência, ela acontece anualmente na última quarta-feira de agosto. Na festa, tomates maduros são dados para munir a população na “guerra de comida” mais vermelha de todas. Ninguém sabe ao certo, mas os espanhóis acreditam que a primeira edição do evento aconteceu depois que um caminhão que carregava tomates tombou na rua.
Corso Zundert Parade, Holanda
eventos_agropecuária_agricultura_holanda (Foto: Reprodução/GloboRural)
Todo ano, milhares de pessoas prestigiam a Corso Zundert Parade para ver de perto os vinte carros alegóricos cobertos de dálias coloridas. No desfile, tudo é feito por voluntários de aldeias da região, que também cultivam todas as flores. A festa surgiu em 1936 para comemorar o aniversário da ex-rainha Wilhelmina.
Festival Wildfoods, Nova Zelândia
eventos_agropecuária_agricultura_wildfoods (Foto: Divulgação)
O Festival Hokitika Wildfoods reúne uma multidão de cerca de 20 mil pessoas todos os anos no mês de março para assistir – e até participar – dessa estranha “prova”. Nela, sabores peculiares são prestigiados pelos participantes: grilos, lesmas, olhos de carneiro e salsichas feitas com pênis de touro são algumas das atrações.
Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas, Finlândia
eventos_agropecuária_agricultura_carregar_mulheres (Foto: Divulgação)
Por mais estranho que pareça, todos os anos na Finlândia, homens carregam suas esposas em um percurso cheio de obstáculos por um único motivo: ganharem cerveja. O bizarro evento teve início no século XIX, quando homens locais tinham o – criminoso – hábito de roubar as mulheres das aldeias vizinhas.
Queijos rolando, Inglaterra
eventos_agropecuária_agricultura_queijos_rolando_inglaterra (Foto: Reprodução/BBC)
Todos os anos, no interior da Inglaterra, em Coopers Hill, um grupo de competidores literalmente desce a ladeira em uma animada perseguição por um pedaço redondo de queijo. Apenas imperdível.
UFC dos camelos, Turquia
eventos_agropecuária_agricultura_camelos (Foto: Reprodução/WN)
Na Turquia, um estranho festival reúne uma luta de camelos. O evento, na maioria das vezes, vê seu perdedor correndo para a multidão. Com um pouco de pânico básico, a festa acontece no terceiro domingo de janeiro.
Buffet para macacos, Tailândia
eventos_agropecuária_agricultura_macacos (Foto: Reprodução/YahooTravel)
Em Lopburi, na Tailândia, todo 25 de novembro é um dia muito importante. Nesta data, mais de 600 macacos são “convidados” a uma festa feita para agradecer a presença dos animais. Para isso, os habitantes realizam um banquete com mais de duas toneladas de salsicha grelhada, frutas frescas, sorvete e muito mais. Além dos símios, o festival atrai muitos turistas todos os anos.
Esculturas de Rabanetes, México
eventos_agropecuária_agricultura_rabanetes (Foto: Divulgação)
Desde 1897, os mexicanos comemoram um costume muito antigo: usar “esculturas” de rabanetes para atrair clientes nos mercados. Com um festival anual, os melhores escultores são premiados em dinheiro. O evento acontece dia 23 de dezembro.
Festival do porco, França
eventos_agropecuária_agricultura_porcos (Foto: Divulgação)
Nesse totalmente segmentado festival, que acontece no segundo domingo de agosto, a França encontra uma modo muito peculiar de homenagear os porcos.  Na festa, as pessoas comem salsicha, imitam porcos e assistem a corridas de leitões.
Festival Räbechilbi Turnip, Suíça
eventos_agropecuária_agricultura_nabos (Foto: Divulgação)
A cidade de Richterswil recebe mais de 20 toneladas de nabos esculpidos e 50 mil velas neste festival suíço. O evento possui desfiles iluminados, música e entretenimento. Para checar, basta aparecer por lá no dia 10 de novembro.
Festival do Testículo, Montana
eventos_agropecuária_agricultura_testículos_touros (Foto: Divulgação)
Em um pesado, intenso e típico festival americano, 6.500 pessoas se reúnem para a festa “adulta”, em Montana. O foco principal gira em torno de comer testículos de touro, mas os visitantes também participam de luta livre no óleo, competições de camisetas molhadas e muita nudez em público. Os ingressos custam de 15 a 40 dólares e o evento acontece entre os dias 1 e 5 de agosto.
Festival Ivrea Orange, ou “Larantina”, Itália
eventos_agropecuária_agricultura_larantina (Foto: Reprodução/TheGuardian)
Na cidade italiana de Ivrea, ocorre um evento muito parecido com a Tomatina espanhola. Lá, os moradores encenam uma batalha antiga – e a diferença para a espanhola são os trajes medievais – armados apenas com laranjas. O festival acontece no dia 18 de fevereiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a