Pular para o conteúdo principal

O que você precisa saber sobre a vida

Quem pelo menos uma vez não pensou em deixar de estudar para aquela prova dificílima, ou disse para si próprio que estudaria no dia seguinte (geralmente domingo, dia antes da prova), só para não perder aquela super festa da faculdade, onde todos seus amigos e amigas estariam, e também aquela(e) paquera, que há tempos você esperava por uma oportunidade para se aproximar.
Durante meus 4 anos de graduação em uma faculdade conceituada de São Paulo, e ao mesmo tempo das mais badaladas da cidade, a ESPM, famosa por suas festas (muito top diga-se de passagem), passei muitas vezes por esse dilema, festa, estudar, prova, trabalho…

Agora, já formado em administração com especialização em marketing, e atualmente cursando minha segunda faculdade, engenharia civil, consigo ver as situações de uma forma diferente de quando era um mero calouro empolgado por ter entrado na faculdade. Enxergo muitas vezes as pessoas na faculdade, igual a mim no passado, me vejo neles em algumas situações. A diferença é que, agora felizmente consigo visualizar as responsabilidades e tenho meus objetivos bem definidos, mas todo esse processo fez e faz parte do constante amadurecimento de todos nós, hoje dou muito mais valor ao que me comprometi a fazer.
estudar-blog-da-engenharia
Experiências a parte, tenho certeza que a maioria dos alunos, sejam de engenharia ou qualquer outro curso, já tiveram sua vida e desempenho acadêmico afetados pela oportunidade de uma festa ou cervejada, principalmente no início do curso, e que lhe rendeu uma nota baixa naquela prova, justamente daquela matéria, daquele professor, e que, depois da tão esperada festa, você talvez tenha se arrependido de não ter aberto mão para estudar, o que acabou contribuindo com parcela de culpa para aquela famosa DP (reza a lenda que não exista aluno de engenharia que nunca tenha pego uma. Eu ainda não peguei e tenho como meta pessoal me formar sem nenhuma no currículo!)
As festas, ao meu ver fazem parte da vida universitária, vale a pena ir em pelo menos uma durante essa fase, mas que seja de forma consciente, para que não interfira no seu rendimento, até porque todos sabemos que nosso curso é pesado e às vezes chega a ser maçante. Quem diz que não precisa de uma distração, além de dormir, me desculpe, mas está mentindo. Nosso corpo, nossa mente, para voltar a funcionar e assimilar matérias, fórmulas (que não são poucas), depois longas horas de estudo, precisa de descanso, distração… Diversão.

Um conselho que posso dar, agora já com outra visão, é que os jargões populares “viva intensamente”, “curta a vida que é só uma”, “aproveite a melhor fase da sua vida”, são frases de pessoas acomodadas e imaturas, que não tem objetivos de vida, e acham que tem. De que vale aproveitar agora tudo o que pode, e no futuro não ter condição de sustentar a si próprio? É preciso ter auto controle e saber ponderar as coisas agora enquanto jovens, não se contentar em ser simplesmente mais um engenheiro, o mercado brasileiro necessita sim de 60 mil profissionais por ano, mas profissionais qualificados, que realmente tenham embasamento técnico e experiência para prática da profissão, que honrem as responsabilidades que a eles são atribuídas, para que no futuro, ai sim possa usufruir de todo o esforço de agora e colher os frutos das noites mal dormidas (estudante de engenharia dorme?) e todas as coisas boas que nossa (futura) profissão nos proporciona.
festas-universitarias-blog-da-engenharia
Uma coisa que aprendi por passar na pele, é que não devemos optar pelo caminho mais fácil, pelos atalhos para chegar onde achamos que iremos chegar um dia, mas sim, ter coragem de seguir, persistir e enfrentar as dificuldades do caminho mais longo e difícil, pois sim, é esse o caminho para o sucesso e realização, que com toda a certeza, será o mais gratificante no futuro…
Se você tem um sonho, um objetivo, vá e lute por ele, muitas pessoas estarão prontas para te dizer que você é louco de fazer isso ou aquilo, prontas para te “desincentivar”, desanimar. Eu mesmo, desisti três vezes da minha decisão de cursar a segunda graduação, por pensar somente nas dificuldades, provas, TCC, tudo de novo, e só na quarta vez comecei a pensar diferente, que se eu ficasse pensando dessa forma nunca estaria preparado para enfrentar as dificuldades e desafios da vida. Fui na sexta-feira, no último horário da última chamada fazer matrícula e as aulas começavam na segunda…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a