De muitas maneiras, a nossa situação se aproximando "água de pico" poderia ter muito mais do que um efeito imediato em nossas vidas do que a do pico do petróleo, porque, mesmo se conseguirmos reduzir o nosso próprio uso da água, todos os alimentos que comemos depende os produtores recebendo água suficiente, nos momentos certos, para crescer suas colheitas.
Para fazer melhor uso dos nossos recursos limitados de água doce, os produtores precisam ter não só um método eficiente de distribuir a água para as plantas, mas também um plano de rega eficiente, para que as plantas estão sendo regadas com as quantidades certas, no momento certo.
Um projeto, chamado WaterBee, pode ser um sinal das coisas por vir na irrigação "inteligente", que incorpora sensores em rede que podem ser monitorados centralmente e administrados, deixando os gestores de água e agricultores otimizar o uso da água, desde o seu smartphone.
"WaterBee consiste de uma série de sensores que medem o teor de água do solo (ou potencial), parâmetros ambientais que influenciam a evapotranspiração, e indicadores de desenvolvimento da cultura, ou estado fisiológico. Os dados recolhidos por estes sensores são enviados através de um baixo custo, baixo consumo de energia ZigBee rede de sensores sem fio. Estes sensores são efectivamente distribuídos ao longo da área de cultivo, uma vez que diferentes áreas do campo (ou campos) têm diferentes necessidades de água.Os sensores monitoram esses parâmetros e enviar leituras através de uma rede de malha Zigbee para um gateway GPRS que envia todos os dados para um serviço web central que usa um aplicativo de software inteligente para analisar automaticamente os dados e agir sobre ele por ativar seletivamente os nós de irrigação apenas em dados das áreas exigidos.Tal é alimentado em um pacote de software inteligente que utiliza agentes inteligentes, a fim de agir de acordo com as informações que estão recebendo dos sensores. As saídas e as recomendações de irrigação são apresentados ao usuário em um Smartphone App ou Web Browser "-. Waterbee
De acordo com WaterBee, usando o sistema dá aos produtores mais controle sobre sua irrigação, fornecendo dados precisos sobre as condições de campo e cultura, assim reduzindo os custos e aumentando os seus rendimentos (e, em teoria, ganhando um maior lucro de suas operações). O acesso aos dados em tempo real sobre o estado das plantas e os níveis de umidade no solo, diretamente de um smartphone ou navegador, permite aos usuários controlar e monitorar seu sistema de manejo de irrigação ideal.
"WaterBee inteligente modelagem irrigação e sistema de agendamento vai bem além do estado-da-arte, com a sua única Soil Moisture-Modelo para uso otimizado da água, continuamente auto-adaptação à situação e objetivos de negócio de cada usuário, utilizando abordagens de aprendizado de máquina, e sua aberta arquitetura web-enabled facilita a integração futura com todos os dados ambientais em conformidade com a directiva europeia INSPIRE. "- WaterBee
Um protótipo campo operacional da WaterBee sistema está atualmente em uso em 14 locais em toda a Europa, e é dito estar entregando economia de água de 40%, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade das culturas que crescem em cada site.