Pular para o conteúdo principal

Cartão “Mais Sementes” será apresentado na Rural Show


Os produtores rurais que participarem da Rondônia Rural Show – de 21 a 24 de maio, no parque de exposições de Ji-Paraná – terão a oportunidade de se cadastrar para receber o cartão “Mais Sementes”. Com o cartão, os agricultores terão acesso à compra de produtos destinados à lavoura, nas redes de lojas agropecuárias credenciadas. 

O cartão terá um limite pré-aprovado, de acordo com o perfil do produtor, e é mais uma iniciativa do Governo do Estado, que está investindo perto de R$ 1 milhão neste programa destinado especialmente ao produtor. 

“Com o cartão “Mais Sementes”, o pequeno produtor terá acesso a um limite para compras pré-aprovado, que pode chegar a até R$ 10 mil”, explica o diretor do Banco do Povo, Arnaldo Campos. “O produtor terá juros reduzidos, sendo de apenas 1% ao mês para os pagamentos em dia, prazo de pagamento de 36 meses e carência de seis meses para começar a pagar”, diz Arnaldo. 

Os funcionários do Banco do Povo de Rondônia estarão cadastrando os produtores e fornecendo outras orientações sobre o cartão dentro do estande na Rondônia Rural Show. Com o cartão, o produtor poderá comprar insumos agropecuários, como sementes, fertilizantes e outros produtos utilizados na agricultura familiar. Após o cadastro na feira, o produtor poderá retirar seu cartão na agência do Banco do Povo mais próxima de sua casa. 


Rural Show 
Faltando poucos dias para a abertura desta terceira edição, o Governo do Estado e instituições parceiras já definiram as principais atrações da feira, que promete muitas novidades ao produtor rural – alvo principal desse grande encontro. A entrada do público será gratuita. 

Para a abertura oficial do evento, dia 21 de maio, além do governador, está confirmada a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller; da presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), senadora Katia Abreu; e autoridades do estado de Rondônia. E no dia 23 de maio, o evento terá a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto. 

Parcerias 
A Rondônia Rural Show é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambienta (Sedam); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Prefeitura de Ji-Paraná, Associação Rural de Rondônia (ARR) e representantes do comércio agropecuário do Estado. 

Também são apoiadores diversas instituições – Sebrae, Simpi, Simpec, Facer, Fecomércio, Faperon, Sistema Fiero, Prefeituras e associações comerciais, Cresol, Fetagro, Sistema OCB e instituições financeiras – Basa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicoob e Banco do Povo. Conta ainda com o apoio do governo federal, através do Mapa e do MDA. 



Informações no site www.rondoniaruralshow.ro.gov.br 

Texto: Sandro André

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

Fitopatologia na Agronomia: Utilização de Câmara úmida para desenvolvimento de estruturas de patógenos

     Acadêmicos do 3° Ano de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana, nesta terça- feira receberam instruções sobre  preparar a câmara úmida para o desenvolvimento de fitopatógenos na superfície da planta hospedeira e métodos de isolamentos de microrganismos.    A atividade foi realizada para atender à carga horária prática da disciplina de fitopatologia, ministrada pela Professora Wanderléia Rodrigues. SAIBA MAIS  1-Câmara úmida Objetivo: expor o material vegetal a um ambiente úmido para que ocorra o desenvolvimento das estruturas do patógeno na superfície da lesão. Qualquer parte da planta (folha, flores, ramos, etc) pode ser acondicionada em um recipiente (sacos plásticos, caixa plástica, placa de Petri, etc) fechado contendo um algodão ou papel umedecido com água. O interior do recipiente ficará úmido e assim estimulará o crescimento das estruturas do patógeno na lesão do material ...