Pular para o conteúdo principal

Cartão “Mais Sementes” será apresentado na Rural Show


Os produtores rurais que participarem da Rondônia Rural Show – de 21 a 24 de maio, no parque de exposições de Ji-Paraná – terão a oportunidade de se cadastrar para receber o cartão “Mais Sementes”. Com o cartão, os agricultores terão acesso à compra de produtos destinados à lavoura, nas redes de lojas agropecuárias credenciadas. 

O cartão terá um limite pré-aprovado, de acordo com o perfil do produtor, e é mais uma iniciativa do Governo do Estado, que está investindo perto de R$ 1 milhão neste programa destinado especialmente ao produtor. 

“Com o cartão “Mais Sementes”, o pequeno produtor terá acesso a um limite para compras pré-aprovado, que pode chegar a até R$ 10 mil”, explica o diretor do Banco do Povo, Arnaldo Campos. “O produtor terá juros reduzidos, sendo de apenas 1% ao mês para os pagamentos em dia, prazo de pagamento de 36 meses e carência de seis meses para começar a pagar”, diz Arnaldo. 

Os funcionários do Banco do Povo de Rondônia estarão cadastrando os produtores e fornecendo outras orientações sobre o cartão dentro do estande na Rondônia Rural Show. Com o cartão, o produtor poderá comprar insumos agropecuários, como sementes, fertilizantes e outros produtos utilizados na agricultura familiar. Após o cadastro na feira, o produtor poderá retirar seu cartão na agência do Banco do Povo mais próxima de sua casa. 


Rural Show 
Faltando poucos dias para a abertura desta terceira edição, o Governo do Estado e instituições parceiras já definiram as principais atrações da feira, que promete muitas novidades ao produtor rural – alvo principal desse grande encontro. A entrada do público será gratuita. 

Para a abertura oficial do evento, dia 21 de maio, além do governador, está confirmada a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller; da presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), senadora Katia Abreu; e autoridades do estado de Rondônia. E no dia 23 de maio, o evento terá a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Miguel Rossetto. 

Parcerias 
A Rondônia Rural Show é organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambienta (Sedam); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Prefeitura de Ji-Paraná, Associação Rural de Rondônia (ARR) e representantes do comércio agropecuário do Estado. 

Também são apoiadores diversas instituições – Sebrae, Simpi, Simpec, Facer, Fecomércio, Faperon, Sistema Fiero, Prefeituras e associações comerciais, Cresol, Fetagro, Sistema OCB e instituições financeiras – Basa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicoob e Banco do Povo. Conta ainda com o apoio do governo federal, através do Mapa e do MDA. 



Informações no site www.rondoniaruralshow.ro.gov.br 

Texto: Sandro André

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen...

Estádios fenológicos e marcha de absorção de nutrientes da soja.

Autoria:  OLIVEIRA JUNIOR, A. de; CASTRO, C. de Confira neste material:  Estádios fenológicos: fase reprodutiva (crescimento indeterminado e determinado); fase vegetativa. Marcha de absorção de nutrientes da soja: macronutrientes (nitrogênio, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e enxofre) e micronutrientes (Boro, manganês, cobre, zinco). Extração e exportação de macro e micronutrientes em diferentes cultivares de soja: BRS 184, SYN 1059, DM 6563 - Intacta RR2 PRO (tm).

#RELEMBRE HISTÓRIA : Arado de tração animal

             Por volta de 5000 a.C., o ser humano cansou de vagar em busca de terras boas para o cultivo e de depender de minhocas para preparar o solo. Nossos antepassados usavam galhos de árvores para afofar o solo e fazer sulcos onde eram colocadas as sementes, como enxadas primitivas.        Como nessa época o ser humano já havia dominado a metalurgia e a domesticação de animais, inventou um utensílio feito com galhos bifurcados (que depois recebeu uma pedra afiada na ponta) que, puxado por animais, arava a terra.Os sumérios foram os primeiros a utilizarem arados tracionados por animais.         Como o arado comum sempre tomba a terra para um mesmo lado,é impossível ter-se linhas consecutivas trabalhadas em sentidos inversos, que estragariam o terreno. Usam-se então esquemas para dividir a área em glebas, arando umas na ida e outras na volta. É preciso t...