Pular para o conteúdo principal

Pé de soja gigante

Pé de soja gigante bate recorde ao produzir 21 mil vagens em MT

Agricultor de Santa Carmem superou recorde que pertencia a ele mesmo.
Resultado da soja gigante foi homologado pelo RankBrasil.

Leandro J. NascimentoDo G1 MT
Comente agora
Agricultor Nelson Kappes, em MT, recebe certificação de maior quantidade de vagens de soja (Foto: Divulgação/RankBrasil)Agricultor Nelson Kappes comemora novo recorde
(Foto: Divulgação/RankBrasil)
Agricultor no município de Santa Carmem, no médio norte de Mato Grosso, Nelson Kappes voltou a quebrar um recorde instituído por ele mesmo em anos anteriores: produzir o pé de soja com o maior número de vagens no país. Desta vez, a planta com quase três metros de altura rendeu exatas 21.425 vagens. O resultado foi homologado este mês pelo RankBrasil.
A soja gigante não tem valor comercial e é produzida com finalidade única de participar de concursos. De acordo com o produtor, foram cerca de 210 dias entre o plantio e a colheita, com a planta recebendo cuidados diferenciados. “Há uma atenção na hora de produzir essa soja que fica exposta à luz constante por 130 dias”, contou Kappes aoG1

A contagem para conferir o recorde levou mais de cinco horas, segundo o fiscal Luciano Cadari, responsável pela avaliação.

Nos registros do RankBrasil, o primeiro recorde do agricultor é de 2009, quando um pé de soja rendeu 10.908 vagens. Em 2010 a performance melhorou: foram 13.904 vagens. “O segredo é cuidar e se dedicar mais”, disse Nelson Kappes.
Na propriedade rural localizada a quase 500 quilômetros da capital Cuiabá, Kappes cultiva 80 hectares com o grão para fins comerciais. Mas há pelo menos sete anos ele investe no hobby 'soja gigante'. Estas plantas usam as mesmas sementes empregadas nas áreas comerciais, mas se diferenciam pelo fator produtivo. Para se ter uma ideia, a soja ‘normal’ não chega a um metro de altura e produz no máximo 100 vagens.
Pé de soja gigante plantado na propriedade de Nelson Kappes em Mato Grosso (Foto: Arquivo Pessoal/Família Kappes)Do plantio à colheita, pé de soja levou 210 dias
dias para  (Foto: Arquivo Pessoal/Família Kappes)
Cidade da soja gigante
Na própria Santa Carmem, por exemplo, concursos dessa natureza movimentam o município desde 2008. No currículo da família Kappes estão títulos nos anos de 2008 a 2011 e dois vice-campeonatos em 2012 e 2013. No estado, o próprio município já ficou conhecido como a terra do pé de soja gigante.
Em outros estados, há concurso programado já para este mês, como em Laguna Carapã (MS). A competição no próximo dia 27 deve atrair produtores sul-mato-grossenses, de Mato Grosso, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. 
Nas palavras do engenheiro
O engenheiro agrônomo e pesquisador da Fundação Mato Grosso, Claudinei Kappes, explica que o crescimento acima da média da soja está associado à combinação da luminosidade, preparação da cova e adubação.
Claudinei, que também é filho do agricultor Nelson Kappes, diz que a luz, em especial, será fator decisivo para a evolução da planta. “A iluminação à noite engana fisiologicamente a planta porque não a deixa produzir o hormônio para a produção da flor. O fator que determina é a iluminação artificial”, lembra.

Conforme o agrônomo, qualquer lâmpada pode ser utilizada neste sistema, como aquelas residenciais fluorescentes de 25 Megawatts. Por se tratar de um pé de soja, a planta gigante também fica exposta aos fatores climáticos e às doenças.

“Se der muito sol, se a temperatura for elevada e a umidade do ar baixa, o florescimento pode ser prejudicado”, diz.
O pé de soja gigante, que se tornou o xodó da família Kappes, deve ser levado pela família para participar de exposições.
FONTE//;GLOBO

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a