Pular para o conteúdo principal

fazenda histórica

Em GO, fazenda histórica preserva receitas antigas dos tempos coloniais



A Fazenda Babilônia, em Goiás, proporciona uma viagem ao período colonial brasileiro. A principal fonte de renda vem do gado de corte, outra atividade importante é o turismo rural.
A dona da propriedade do século XVIII, Telma Machado, apaixonada por história, mantém vivas receitas antigas de dar água na boca.
Pirenópolis é uma joia do período colonial brasileiro com suas ladeiras, fachadas e igrejas. Fundada em 1727, a cidade passou por vários restauros nos últimos anos e hoje se destaca como um dos pontos turísticos mais badalados do Centro-Oeste do país.
Pirenópolis também preserva velhas tradições culturais como a Cavalhada, uma representação da batalha histórica, entre mouros e cristãos, que ocorre todos os anos pela cidade. No campo, a atividade mais importante é a criação de gado.
A Fazenda Babilônia, famosa pela região, é tombada como Patrimônio Histórico. De acordo com os donos, Antônio e Telma Machado, a fazenda começou a se formar no final do século XVIII e logo se tornou grande produtora de algodão e cana-de-açúcar.
A sede, comprada em 1870, segue o estilo bandeirista, um tipo de arquitetura difundida pelos bandeirantes, quando os exploradores saiam de São Paulo para escravizar indígenas, procurar ouro e outras riquezas.
Ao longo do ano, Telma recebe visitantes de várias partes do Brasil e de outros países, que buscam conhecer um pouco da história e da boa mesa da região. Ela ensina a preparar a matula de galinha e o bolo da senzala, duas receitas típicas da cozinha colonial goiana.
Matula de galinha
Ingredientes

1 galinha caipira (ave velha de preferência)
100 gramas de farinha de milho
50 gramas de banha de porco
1 colher de sopa de alho amassado
1 colher de chá de açafrão da terra, também conhecido como cúrcuma
Pimenta de cheiro e sal a gosto
Palha de milho para embalar
Modo de preparo
Corte a galinha em pedaços. Retire as vísceras e ossos. Leve as partes de carne para um moedor. Passe a farinha de milho em uma peneira para ficar bem fininha. Em uma gamela, misture a carne moída com os outros ingredientes. Misture bem a massa e faça bolinhos. Embale e amarre os bolinhos na palha de milho, que deve passar por uma boa fervura. As matulas prontas são colocadas em uma assadeira e levadas ao forno, onde ficarão por cerca 20 minutos. A receita rende cerca de 40 ou 50 matulinhas.
Bolo da senzala
Ingredientes

1 litro de garapa de cana
½ quilo de fubá de canjica
2 xícaras de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 copo de leite
100 gramas de manteiga
cravo e canela em pau
algumas folhas de bananeira
Modo de preparo
Despeje a garapa em uma panela no fogo baixo. Depois, coloque a manteiga, o açúcar, o leite, a canela em pau quebrada em pedaços menores e um pouco de cravo. Quando o líquido começar a ferver, acrescente a farinha de trigo e o fubá de canjica.
Coloque a massa em uma tábua. Acrescente o fermento e sove bem por uns 10 minutos. Faça pequenos bolinhos com a massa e embale cada um na folha de bananeira. Leve as trouxinhas ao forno por 20 minutos.
No passado colonial, a mesa farta das fazendas tinha também o objetivo de estimular a conversa com os visitantes, que muitas vezes vinham de longe.

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a