Pular para o conteúdo principal

Biotecnologia


A Biotecnologia é uma ciência que abrange todos estes campos do conhecimento:

É definida como uma técnica que usa organismo vivo ou parte dele para fazer ou modificar produtos, melhorar plantas ou animais, desenvolver microrganismos para uso específico.
Existem, atualmente, várias técnicas biotecnológicas utilizadas. 
Vamos aprender um pouco sobre elas?
CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS

Baseia-se na capacidade que a planta tem de dar origem a uma nova planta, a partir de qualquer parte dela, por meio da ativação e da repressão de genes. Isto chama-se totipotência celular.                                                 
É usada quando queremos:
obter plantas livres de doenças;
multiplicar, rapidamente, um grande número de plantas;
obter híbridos que não podem ser obtidos pela polinização natural;
fundir células de origens diferentes;
preservar banco de germoplasma;
obter plantas haploides, ou seja, com metade do número de cromossomos da espécie;
obter variantes somaclonais, que são plantas que sofrem mutações espontâneas, entre outras finalidades.
CLONAGEM

É a produção de indivíduos geneticamente iguais.
Consiste em um processo de reprodução assexuada, que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo - microrganismo, vegetal ou animal.

TRANSGÊNICOS
Os Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) ou transgênicos são aqueles que tiveram genes estranhos, de qualquer outro ser vivo, inseridos em seu código genético. 
O processo consiste na transferência de um ou mais genes responsáveis por determinada característica de um organismo para outro, ao qual se pretende 
CÉLULAS-TRONCO

Células-tronco são as células com capacidade de autorreplicação, isto é, com capacidade de gerar uma cópia idêntica de si mesma e com potencial de diferenciarse em vários tecidos.

TERAPIA GÊNICA OU GENETERAPIA
É a inserção de genes nas células e tecidos de um indivíduo para o tratamento de uma doença, em especial, doenças hereditárias. 
A terapia genética visa a suplementar com alelos funcionais aqueles que são defeituosos. 

MARCADORES MOLECULARES
São quaisquer características, processos bioquímicos ou fragmentos de DNA, os quais permitem a distinção de indivíduos geneticamente diferentes.
O teste de paternidade, utilizando DNA, é um exemplo clássico da aplicação da biologia molecular na biotecnologia.
As técnicas de biologia molecular requerem a utilização de aparelhos específicos para aumentar a quantidade de DNA necessário para verificar diferenças entre indivíduos. Este aparelho é o termociclador, responsável pelas reações de PCR (reação em cadeia da polimerase). É por meio da PCR que se amplifica a quantidade de DNA do material biológico.
Mãe Pai Filho1 Filha 2 Filha 3 Filho 4

Observe as bandas formadas.
Se os filhos possuírem as cores da mãe e do pai, significa que são filhos do casal. 
Nossa!!! Viram a filha 2? Não é filha desse pai... 
E o filho 4? Provavelmente, é filho adotivo do casal...
Os marcadores moleculares podem auxiliar em:
detecção de mutações;
identificação de doenças;
isolamento de genes;
teste de paternidade;
proteção de variedades;
estimativa da distância genética entre os parentais para a predição da heterose;• facilitar a seleção;
análise de caracteres quantitativos;
estudos filogenéticos;
seleção de genitores.
Além dos marcadores moleculares existem os de luminescência (GUS, GFP).
Esses vão produzir cores para visualizar onde está ocorrendo a variação da característica.

Pesquisador que trabalha com Biotecnologia deve estar atento a:
Seguir as normas da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), que regem as condutas de biossegurança num laboratório e área de plantação de OGMs.
Criar uma Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), na instituição, para desenvolver, monitorar e vigiar os trabalhos de Biotecnologia.
Usar equipamentos de proteção individual (EPIs) durante o trabalho, tais como, luvas, máscaras, óculos, avental, sapatos fechados, etc.
Não permitir que qualquer pessoa entre no laboratório de Biotecnologia, que oferece risco biológico às pessoas. Portanto, para utilizá-lo é necessário muito treinamento.
Dedicar-se ao trabalho, pois, a Biotecnologia é uma ciência que oferece à população avanços benéficos, tanto na produção de plantas melhoradas, como  em medicamentos e prevenção de doenças.

O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é essencial!

Postagens mais visitadas deste blog

Depredação do patrimônio público escolar é CRIME e pode causar pena de detenção por até 6 meses

O que é Patrimônio Público segundo a Lei Nº 4.717/65? É o conjunto de bens e direitos de valor econômico, artístico, estético, histórico ou turístico, pertencentes aos entes da administração pública direta e indireta. Segundo a definição da lei, o que caracteriza o patrimônio público é o fato de pertencer ele a um ente público – a União, um Estado, um Município, uma autarquia ou uma empresa pública. O que diz o Código Penal (Lei Nº 2.848/40) sobre Dano ao Patrimônio Público? Art. 163 - Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena - detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Parágrafo único - Se o crime é cometido: I - com violência à pessoa ou grave ameaça; II - com emprego de substância inflamável ou explosiva, se o fato não constitui crime mais grave; III - contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista; IV - por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vítima Pen

5 Apps para uso na área zootécnica

1-$uplementa Certo       Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária lança o $uplementa Certo, primeiro aplicativo para smartphones e tablets, com sistema operacional Android, desenvolvido com o objetivo de ajudar na escolha de produtos e estratégias pertinentes a nutrição de bovinos de corte. https://play.google.com/store/apps/details?id=br.embrapa.cnpgc.bcss 2-C7 Gado Corte - Manejo I O aplicativo C7 Gado Corte I é integrante do CR Campeiro 7 e tem por objetivo o registro de operações de manejo do rebanho bovino de corte em uma propriedade rural.  https://play.google.com/store/apps/details?id=com.campeiro.c7gadoi 3-Sistema Rebanho/Gado Leiteiro Aplicativo destinado a criadores de gado leiteiro e consultores da área, sejam veterinários, zootecnistas, pesadores de leite, e afins. O Rebanho Leiteiro é um aplicativo portátil completo para gerenciar o rebanho leiteiro do criador. Possui a ficha do animal, com

5 Melhores Apps para uso na área Florestal

1- C7 Relação H/D  O Aplicativo C7 Relação H/D – Relação Hipsométrica - opera com os dados de altura e diametro obtidos e registrados no aplicativo de levantamentos de dados I, e procede o ajuste a modelos de regressão  com cálculos de coeficientes da regressão e outros como coeficiente de determinação (R2), erro padrão da estimativa (Sxy).  Estão pré-definidos 12 modelos que comumente são utilizados em tais levantamentos.       A partir da seleção de um modelo ajustado e com a inserção de dados de DAP, o programa calcula a estimativa de alturas de árvores localizadas na área amostral onde foi estabelecida a relação hipsométrica. https://play.google.com/store/apps/details?id=crcampeiro.florestal&feature=search_result 2- Aplicativo C7 LDFP O Aplicativo C7 LDFP - Levantamentos de Dados I – Florestas Plantadas  possibilita: a) Cadastro de Espécies Florestais Exóticas(Plantadas) b) Cadastro de Projetos de Levantamentos Florestais aplicados a